2.3. Software

2.3.1. Instalando e removendo software

Para instalar, desinstalar e atualizar software na sua máquina, use Gerenciamento de Software. Isso abrirá a caixa de diálogo do gerenciador de pacotes conforme mostrado na Figura 2.2, “Gerenciador de pacotes do YaST”.

Figura 2.2. Gerenciador de pacotes do YaST

Gerenciador de pacotes do YaST

No SUSE Linux, o software fica disponível em forma de pacotes RPM. Normalmente, um pacote contém todos os itens necessários para um programa: o próprio programa, os arquivos de configuração e toda a documentação. Uma lista de pacotes individuais é exibida à direita, na janela de pacotes individuais. O conteúdo desta lista é determinado pelo filtro selecionado no momento. Se, por exemplo, o filtro Seleção for selecionado, a janela de pacotes individuais exibirá todos os pacotes da seleção atual.

No gerenciador de pacotes, cada pacote tem um status que determina o que fazer com o pacote, como “Instalar” ou “Apagar”. Este status é exibido por um símbolo em uma caixa de status no início da linha. Você pode mudar o status clicando ou selecionando o status desejado no menu que é aberto quando se clica o item com o botão direito do mouse. Dependendo da situação atual, alguns dos possíveis flags de status podem estar indisponíveis para seleção. Por exemplo, um pacote que ainda não foi instalado não pode ser definido como “Apagar”. Veja os flags de status disponíveis com Ajuda+Símbolos.

A cor de fonte usada para vários pacotes na janela de pacotes individuais oferece informações adicionais. Os pacotes instalados, para os quais estão disponíveis versões mais novas na mídia de instalação, são exibidos em azul. Os pacotes instalados, cujos números de versão são posteriores àqueles na mídia de instalação, são exibidos em vermelho. Porém, como a numeração de versão dos pacotes nem sempre é linear, as informações podem não ser perfeitas, mas devem ser suficientes para indicar os pacotes com problemas. Se necessário, verifique os números de versão.

[Tip]Lista de todos os pacotes instalados

Para exibir uma lista de todos os pacotes instalados, selecione o filtro Fontes de Instalação, selecione Resumo da Instalação em Filtros Secundários e desative todas as caixas de seleção exceto Manter.

O status do pacote na janela individual de pacote poderá ser mudado normalmente. Porém, o pacote modificado pode não mais satisfazer os critérios de pesquisa. Para remover tais pacotes da lista, atualize-a com a opção Lista de Atualização.

2.3.1.1. Instalando pacotes

Para instalar pacotes, selecione os pacotes para instalação e clique em Aceitar. Pacotes selecionados devem ter o ícone de status Instalar, uma marca de seleção. O gerenciador de pacotes verifica automaticamente as dependências e seleciona quaisquer outros pacotes necessários (resolução de dependências). Para exibir outros pacotes necessários para instalação, antes de clicar em Aceitar, escolha Extras+Mostrar Mudanças Automáticas de Pacotes no menu principal. Após instalar pacotes, continue trabalhando com o gerenciador de pacotes clicando em Instalar Mais ou feche-o clicando em Concluir.

O gerenciador de pacotes fornece grupos pré-selecionados para instalação. Você pode selecionar um grupo inteiro em vez de pacotes únicos. Para exibir esses grupos, use Filtro no quadro esquerdo.

[Tip]Lista de todos os pacotes disponíveis

Para exibir todos os pacotes na sua mídia de instalação, use o filtro Grupos de Pacotes e selecione zzz Todos na parte inferior da árvore. O SUSE Linux contém um grande número de pacotes e pode levar algum tempo para exibir esta lista extensa.

O filtro Seleções agrupa pacotes de programa de acordo com a sua aplicação, como aplicativos de multimídia ou de escritório. Os vários grupos do filtro Seleções estão listados com os pacotes instalados pré-selecionados. Clique na caixa de status no início de uma linha para instalar ou desinstalar essa seleção. Selecione diretamente um status clicando o botão direito do mouse na seleção e usando o menu de contexto. Na visão geral do pacote individual no lado direito, que exibe os pacotes incluídos na seleção atual, selecione e anule a seleção de pacotes individuais.

Para localizar pacotes específicos de idioma, como textos traduzidos para a interface de usuário de programas, documentação e fontes, use o filtro Idioma. Esse filtro mostra uma lista de todos os idiomas suportados pelo SUSE Linux. Se você selecionar um deles, o quadro direito exibirá todos os pacotes disponíveis para este idioma. Entre essas opções, todos os pacotes que se aplicam à sua seleção de software atual serão marcados automaticamente para instalação.

[Note]Nota

Como os pacotes específicos de idiomas podem depender de outros pacotes, o gerenciador de pacotes poderá selecionar pacotes adicionais para instalação.

2.3.1.2. Instalando pacotes de fonte

Um pacote contendo os arquivos de origem do programa normalmente se encontra disponível. As fontes não são necessárias para a execução do programa, mas talvez você queira instalar as fontes para compilar uma versão personalizada do programa.

Para instalar fontes para o programa selecionado, marque a caixa de seleção na coluna Fonte. Se você não puder ver uma caixa de seleção, as fontes de instalação não contêm a fonte do pacote.

2.3.1.3. Gravando a seleção de pacotes

Para instalar os mesmos pacotes em vários computadores, você pode gravar a configuração em um arquivo e usá-lo para outros sistemas Para gravar a seleção de pacotes, escolha Arquivo+Exportar no menu. Para importar uma seleção preparada, use Arquivo+Importar.

2.3.1.4. Removendo pacotes

Para remover pacotes, atribua o status correto aos pacotes a serem removidos e clique em Aceitar. Pacotes selecionados devem ter o status Apagar. Se um pacote necessário para outros pacotes instalados for marcado para ser apagado, o gerenciador de pacotes emitirá um alerta com informações detalhadas e soluções alternativas.

2.3.1.5. Reinstalando pacotes

Se você encontrar arquivos danificados que pertencem ao pacote ou deseja reinstalar a versão original de um pacote da sua mídia de instalação, reinstale o pacote. Para reinstalar pacotes, selecione os pacotes para reinstalação e clique em Aceitar. Pacotes selecionados devem ter o status Atualizar. Se surgirem quaisquer problemas de dependência com pacotes instalados, o gerenciador de pacotes emitirá um alerta com as informações detalhadas e soluções alternativas.

2.3.1.6. Pesquisando pacotes, aplicativos e arquivos

Para encontrar um pacote específico, use o filtro Pesquisar. Digite uma string de pesquisa e clique em Pesquisar. Especificando vários critérios de pesquisa, você pode restringir a pesquisa para exibir poucos ou apenas um pacote. Também é possível definir padrões de pesquisa especiais usando curingas e expressões regulares no Modo de Pesquisa.

[Tip]Procura rápida

Além do filtro de Pesquisa, todas as listas do gerenciador de pacotes dispõem de uma procura rápida. Basta digitar uma letra para mover o cursor para o primeiro pacote da lista cujo nome comece com tal letra. O cursor deve estar na lista (clicando na lista).

Para encontrar um pacote por nome, selecione Nome, digite o nome do pacote a ser encontrado no campo de pesquisa e clique em Pesquisar. Para encontrar um pacote por texto na descrição, selecione Resumo e Descrições, digite uma string de pesquisa e clique em Pesquisar.

Para pesquisar um pacote que contém um determinado arquivo, digite o nome do arquivo, selecione Prove e clique em Pesquisar.

Para encontrar todos os pacotes que dependem de um pacote específico, selecione Requer e clique em Pesquisar.

Se você estiver familiarizado com a estrutura de pacotes do SUSE Linux, use o filtro Grupos de Pacotes para encontrar pacotes por assunto. Este filtro classifica os pacotes de programas por assunto, como aplicativos, desenvolvimento e hardware, em uma estrutura de árvore à esquerda. Quanto mais você expandir as ramificações, mais específica será a seleção. Isso significa que menos pacotes serão exibidos na janela de pacotes individuais.

2.3.1.7. Resumo da instalação

Após selecionar os pacotes para instalação, atualização ou apagamento, exiba o resumo de instalação com Resumo de Instalação. Ela mostra como os pacotes serão afetados quando você clicar em Aceitar. Use as caixas de seleção à esquerda para filtrar os pacotes a serem exibidos na janela de pacotes individuais. Por exemplo, para verificar quais pacotes já estão instalados, desative todas as caixas de seleção, exceto Manter.

O status do pacote na janela individual de pacote poderá ser mudado normalmente. Porém, o pacote respectivo pode não mais satisfazer os critérios de pesquisa. Para remover tais pacotes da lista, atualize-a com a opção Lista de Atualização.

2.3.1.8. Informações sobre pacotes

Obtenha informações sobre o pacote selecionado com as guias no quadro direito inferior. Se outra versão do pacote estiver disponível, você obterá informações sobre ambas as versões.

A guia Descrição com a descrição do pacote selecionado está ativa automaticamente. Para exibir informações sobre tamanho de pacote, versão, mídia de instalação e outros detalhes técnicos, selecione Dados Técnicos. As informações sobre arquivos fornecidos e necessários estão em Dependências. Para exibir versões disponíveis com suas fontes de instalação, clique em Versões.

2.3.1.9. Uso de disco

Durante a seleção do software, a janela de recursos na parte inferior esquerda do módulo exibe o uso esperado de disco de todos os sistemas de arquivos montados. O gráfico de barras coloridas cresce com cada seleção. Enquanto ele permanece verde, há espaço suficiente. A cor das barras muda lentamente para vermelho, à medida que você se aproxima do limite de espaço em disco. Se você selecionar muitos pacotes para instalação, será exibido um alerta.

2.3.1.10. Verificando dependências

Alguns pacotes dependem de outros. Isto significa que o software do pacote funcionará corretamente somente se outro pacote também estiver instalado. Existem alguns pacotes com funcionalidades idênticas ou semelhantes. Se esses pacotes utilizarem o mesmo recurso de sistema, não deverão ser instalados simultaneamente (conflito de pacote).

Quando o gerenciador de pacotes é iniciado, ele examina o sistema e exibe os pacotes instalados. Quando você optar por instalar e remover pacotes, o gerenciador de pacotes verificará automaticamente as dependências e selecionará outros pacotes que se façam necessários (resolução de dependências). Se você selecionar ou anular a seleção de pacotes conflitantes, o gerenciador de pacotes indicará o problema e enviará sugestões para resolvê-lo (resolução de conflitos).

As opções Verificar Dependências e Auto Verificar estão localizadas sob a janela de informações. Se você clicar em Verificar Dependências, o gerenciador de pacotes verificará se a seleção de pacote atual resulta em alguma dependência de pacotes ou conflito não resolvido. No caso de dependências não resolvidas, os pacotes necessários adicionais serão selecionados automaticamente. Para conflitos de pacotes, o gerenciador de pacotes abre uma caixa de diálogo que mostra o conflito e oferece várias opções para resolver o problema.

Se você ativar a opção Auto Verificar, qualquer mudança de um status de pacote acionará uma verificação automática. Esse recurso é útil porque a consistência da seleção de pacote é monitorada permanentemente. Porém, este processo consume recursos e pode retardar o gerenciador de pacotes. Por este motivo, a verificação automática não é ativada por padrão. Em ambos os casos, uma verificação de consistência é realizada quando você confirma a seleção com Aceitar.

Por exemplo, sendmail e postfix não podem ser instalados simultaneamente. A Figura 2.3, “Gerenciamento de conflitos do gerenciador de pacotes” mostra a mensagem de conflito solicitando que você tome uma decisão. postfix já está instalado. Da mesma forma, você pode impedir a instalação de sendmail, remover postfix ou arriscar ignorar o conflito.

[Warning]Tratando conflitos de pacotes

É aconselhável seguir as sugestões do YaST no tratamento de conflitos de pacotes, caso contrário, a estabilidade e a funcionalidade do sistema podem ser colocadas em perigo pelo conflito existente.

Figura 2.3. Gerenciamento de conflitos do gerenciador de pacotes

Gerenciamento de conflitos do gerenciador de pacotes

2.3.1.11. Instalando pacotes -devel

O gerenciador de pacotes fornece funções para a instalação rápida e fácil de pacotes de depuração e devel. Para instalar todos os pacotes devel para o seu sistema instalado, escolha Extras+Instalar todos os Pacotes -devel combinados. Para instalar todos os pacotes de depuração para o seu sistema instalado, escolha Extras+Instalar todos os Pacotes -debuginfo identificados.

2.3.2. Selecionando a fonte de instalação

Você pode usar várias fontes de instalação de diversos tipos. Selecione-as e habilite seu uso para instalação ou atualização usando Fonte de Instalação. Quando iniciado, ele exibe uma lista de todas as fontes registradas anteriormente. Após uma instalação normal de um CD, somente o CD de instalação é listado. Clique em Adicionar para incluir fontes adicionais nesta lista. Fontes podem ser CDs, DVDs ou fontes de rede, como servidores NFS e FTP. Mesmo os diretórios no disco rígido local podem ser selecionados como a mídia de instalação. Consulte a ajuda de texto detalhada do YaST para obter mais detalhes.

Todas as fontes registradas possuem um status de ativação na primeira coluna da lista. Habilite ou desabilite fontes de instalação individuais clicando em Ativar ou Desativar. Durante a instalação de atualizações ou pacotes de software, o YaST seleciona uma entrada adequada da lista de fontes de instalação ativadas. Quando você sai do módulo com a opção Fechar, as configurações atuais são gravadas e aplicadas aos módulos de configuração Gerenciamento de Software e Atualização do Sistema.

2.3.3. Atualizando software online

Instale melhorias e atualizações importantes com o YaST Web updater. Os patches atuais para o seu produto SUSE estão disponíveis nos catálogos do SUSE. Para adicionar ou remover catálogos, clique em Configuração de Catálogo na parte superior.

Em Atualizações Disponíveis, selecione patches para instalação. Após fazer sua seleção, clique em Aplicar Mudanças. Em seguida, é feito download do servidor de todas as atualizações selecionadas que são instaladas em sua máquina. Dependendo da velocidade de conexão e do desempenho do hardware, esta operação pode demorar algum tempo.

Durante o download e a instalação dos patches, você pode monitorar todas as ações em Histórico de Revisão. Após a instalação bem-sucedida de todos os patches, feche o browser da Web.

Outra alternativa para atualizar software é o novo applet atualizador do ZENworks para KDE e GNOME. O atualizador do ZENworks ajuda a monitorar novos patches. Ele também fornece rápida funcionalidade de atualização. Para obter mais informações, consulte a Seção 7.13, “Obtendo atualizações de software”.

Se você precisar de configurações especiais, por exemplo, se o computador estiver atrás de um servidor proxy, use a ferramenta de linha de comando rug. Ela está descrita na Seção 2.12, “Atualização da linha de comando”.

2.3.4. Atualizando de um CD de patch

A Atualização do CD de Patch instala patches do CD e não de um servidor FTP. A vantagem disto é a atualização com CD muito mais rápida. Depois que o CD de patch é inserido, todos os patches apresentados no CD são exibidos na caixa de diálogo. Selecione os pacotes desejados para instalação a partir da lista de patches. O módulo emite uma mensagem de erro se nenhum CD de patch estiver presente. Insira o CD de patch e reinicie o módulo.

2.3.5. Atualizando o sistema

Atualize a versão do SUSE Linux instalada no sistema com Atualização do Sistema. Durante a operação, você pode atualizar somente software aplicativo, e não o sistema base. Para atualizar o sistema base, inicialize o computador de uma mídia de instalação, como um CD. No momento de selecionar o modo de instalação no YaST, selecione a opção Atualizar um Sistema Existente.

O procedimento de atualização do sistema é semelhante a uma nova instalação. Inicialmente, o YaST examina o sistema, determina uma estratégia de atualização adequada e apresenta os resultados em uma caixa de diálogo de sugestões. Clique em Modificar ou nos itens individuais para mudar os detalhes.

2.3.5.1. Opções de Atualização

Defina o método de atualização para o seu sistema. Duas opções estão disponíveis.

Atualizar com Instalação de Novo Software ou Facilidades

Para atualizar todo o sistema para as versões mais recentes do software, selecione uma das opções predefinidas. Essas seleções são as mesmas daquelas oferecidas durante a instalação. Elas asseguram que os pacotes que não existiam anteriormente também sejam instalados.

Somente Atualizar Pacotes Instalados

Esta opção apenas atualiza pacotes que já existem no sistema. Nenhum novo recurso é instalado.

Além disso, você pode usar a opção Remover Pacotes Não Mantidos para remover os pacotes que não existem na nova versão. Por padrão, esta opção é pré-selecionada para evitar que pacotes desatualizados ocupem espaço do disco rígido desnecessariamente.

2.3.5.2. Pacotes

Clique em Pacotes para iniciar o gerenciador de pacotes e selecionar ou anular a seleção de pacotes individuais para atualização. Quaisquer conflitos de pacotes devem ser resolvidos com a verificação de consistência. A utilização do gerenciador de pacotes é detalhada na Seção 2.3.1, “Instalando e removendo software”.

2.3.5.3. Backup

Durante a atualização, os arquivos de configuração de alguns pacotes podem ser substituídos por arquivos da nova versão. Como você pode ter modificado alguns dos arquivos em seu sistema atual, o gerenciador de pacotes normalmente faz cópias de backup dos arquivos substituídos. Com esta caixa de diálogo, determine o escopo desses backups.

[Important]Escopo do backup

Este backup não inclui o software. Ele contém somente arquivos de configuração.

2.3.5.4. Idioma

O idioma principal e os outros idiomas instalados atualmente no sistema estão listados aqui. Mude-os clicando em Idioma na configuração exibida ou com Mudar+Idioma. Você pode optar por adaptar o layout do teclado e o fuso horário para a região onde o idioma principal é falado. Mais informações sobre a seleção do idioma podem ser encontradas na Seção 2.9.11, “Idioma”.

2.3.5.5. Informações importantes sobre atualizações

A atualização do sistema é um procedimento muito complexo. Para cada pacote de programa, o YaST deve verificar primeiro qual versão está instalada no computador e, em seguida, determinar o que precisa ser feito para substituir corretamente a versão antiga pela versão mais nova. O YaST também tenta adotar as configurações pessoais dos pacotes instalados. Algumas configurações podem causar problemas porque a configuração antiga não é capaz de lidar com a nova versão do programa como esperado ou porque podem surgir inconsistências inesperadas entre as várias configurações.

Quanto mais velha for a versão existente e quanto mais a configuração dos pacotes a serem atualizados diferir do padrão, mais problemática será a atualização. Às vezes, a configuração antiga não pode ser adotada corretamente. Neste caso, reconfigure. Antes de iniciar a atualização, grave a configuração existente.

2.3.6. Instalando em um diretório para o Xen

Instale pacotes em um diretório para o Xen com Instalação no Diretório para Xen. O Xen é um monitor de máquina virtual (VMM) para computadores compatíveis com x86 que possibilita que você execute mais de uma máquina virtual, cada qual com seu próprio sistema operacional, em um único sistema físico e com excelente desempenho. Após selecionar este módulo, o YaST determina as configurações do sistema e lista o diretório padrão, as instruções de instalação e o software a ser instalado. Edite os padrões clicando em Mudar. Confirme todas as modificações clicando em Aceitar. Após a conclusão das mudanças, clique em Próximo até que seja informado que a instalação está concluída. Clique em Concluir para sair da caixa de diálogo. Encontre informações detalhadas sobre o Xen no Capítulo 17, Virtualização com o Xen (↑Referência).

2.3.7. Verificação de mídia

Se você encontrar problemas ao usar a mídia de instalação do SUSE Linux, poderá verificar os CDs ou DVDs com a Verificação de Mídia. Problemas de mídia são mais prováveis de ocorrer com mídia que você mesmo grava. Para verificar se um CD ou DVD do SUSE Linux está livre de erros, insira a mídia na unidade e execute este módulo. Clique em Iniciar para que o YaST verifique o checksum MD5 da mídia. Isso pode levar alguns minutos. Se forem detectados erros, você não deverá usar esta mídia para instalação.