2.4. Hardware

Os novos dispositivos de hardware devem primeiro ser instalados ou conectados de acordo com as especificações do fornecedor. Ligue os dispositivos externos, como impressora ou modem, e inicie o módulo apropriado do YaST. A maioria dos dispositivos é detectada automaticamente pelo YaST e os dados técnicos são exibidos. Se a detecção automática falhar, o YaST apresentará uma lista de dispositivos (modelo, fornecedor etc.) da qual você deve selecionar o dispositivo adequado. Consulte a documentação fornecida com o hardware para obter mais informações.

[Important]Designação de modelos

Se o seu modelo não estiver incluído na lista de dispositivos, experimente um modelo com designação semelhante. No entanto, em alguns casos, o modelo deve ter correspondência exata, visto que designações semelhantes nem sempre indicam compatibilidade.

2.4.1. Bluetooth

Configure dispositivos Bluetooth com Bluetooth. Clique em Habilitar Serviços Bluetooth para iniciar a configuração. A configuração de Bluetooth é descrita com detalhes na Seção 34.2.2.1, “Configurando o Bluetooth com YaST” (↑Referência).

2.4.2. Dispositivo infravermelho

Configure um dispositivo infravermelho com Dispositivo Infravermelho. Clique em Iniciar IrDa para iniciar a configuração. Encontre informações sobre dispositivos infravermelhos na Seção 34.3, “Transmissão de dados infravermelhos” (↑Referência).

2.4.3. Unidades de CD-ROM e DVD

Durante a instalação, todas as unidades de CD-ROM são integradas no sistema instalado com entradas em /etc/fstab. Os subdiretórios para cada dispositivo são criados em /media. Use Unidades de CD-ROM para integrar unidades adicionais ao sistema.

Quando o módulo é iniciado, é exibida uma lista com todas as unidades detectadas. Selecione o dispositivo a ser integrado e clique em Adicionar. Apague um dispositivo com Remover.

2.4.4. Placa de vídeo e monitor

Configure monitores e placas gráficas com Placa Gráfica e Monitor. Ele usa a interface do SaX2, descrita na Seção 2.13, “SaX2”.

2.4.5. Impressora

Configure uma impressora com Impressora. Se uma impressora estiver corretamente conectada ao sistema, deverá ser detectada automaticamente. Encontre instruções detalhadas sobre como configurar impressoras com o YaST na Seção 11.4, “Configuração da impressora” (↑Referência).

2.4.6. Controlador de disco rígido

Normalmente, o controlador de disco rígido de seu sistema é configurado durante a instalação. Se você adicionar controladores, integre-os ao sistema com o Controlador de Disco. Também é possível modificar as configurações existentes, mas isso normalmente é desnecessário.

A caixa de diálogo apresenta uma lista com os controladores de disco rígido detectados e possibilita a atribuição do módulo de kernel adequado com os parâmetros específicos. Use a opção Testar Carregamento do Módulo para verificar se as configurações atuais funcionam antes que sejam gravadas permanentemente no sistema.

[Warning]Configuração do controlador de disco rígido

Esta é uma ferramenta de especialista. O seu sistema pode não ser inicializado novamente se você fizer as configurações erradas. Se fizer mudanças, use a opção de teste.

2.4.7. Informações sobre hardware

Exiba hardware detectado e dados técnicos usando Informações de Hardware. Clique em qualquer nó da árvore para obter mais informações sobre um dispositivo. Este módulo é especialmente útil, por exemplo, se você deseja enviar uma solicitação de suporte para a qual precisa de informações sobre hardware.

Grave as informações de hardware exibidas no arquivo clicando em Salvar em Arquivo. Selecione o nome de arquivo e diretório desejados e clique em Salvar para criar o arquivo.

2.4.8. Modo DMA do IDE

Ative e desative o modo DMA dos seus discos rígidos IDE e suas unidades de CD e DVD IDE no sistema instalado com o Modo DMA do IDE. Este módulo não tem efeito sobre os dispositivos SCSI. Os modos DMA podem aumentar substancialmente o desempenho e a velocidade de transferência de dados em seu sistema.

Durante a instalação, o kernel atual do SUSE Linux ativa automaticamente o DMA para discos rígidos, mas não para unidades de CD, porque a ativação padrão do DMA para todas as unidades pode, muitas vezes, causar problemas com unidades de CD. Use o módulo DMA para ativar o DMA para as suas unidades. Se a unidade suportar o modo DMA sem problemas, a taxa de transferência de dados de sua unidade poderá ser aumentada pela ativação do DMA.

[Note]Nota

O DMA (direct memory access) significa que os dados podem ser transferidos diretamente para a RAM, desviando-se do controle do processador.

2.4.9. Joystick

Configure um joystick conectado à placa de som com Joystick. Selecione o tipo de joystick na lista fornecida. Se o seu joystick não estiver listado, selecione a opção Joystick Analógico Genérico. Após a seleção do joystick, verifique se ele está conectado e clique em Teste para testar a funcionalidade. Clique em Continuar e o YaST instalará os arquivos necessários. Depois que a janela Teste de Joystick for exibida, teste o joystick movendo-o para todas as direções e pressionando todos os botões. Todos os movimentos devem ser exibidos na janela. Se você estiver satisfeito com as configurações, clique em OK para voltar para o módulo e em Concluir para completar a configuração.

Se você tiver um dispositivo USB, essa configuração não será necessária. Conecte o joystick e comece a usá-lo.

2.4.10. Layout do teclado

Para configurar o teclado para o console, execute o YaST no modo de texto e use Layout do Teclado. Quando você clica no módulo, o layout atual é exibido. Para escolher outro layout do teclado, selecione o layout desejado da lista fornecida. Teste o layout em Teste pressionando teclas no teclado.

É possível ajustar as configurações clicando em Configurações de Especialista. É possível ajustar a taxa de repetição e atraso de teclas e configurar o estado de início selecionando as configurações desejadas em Estados de Início. Para a opção Dispositivos com Lock, digite uma lista separada por espaços dos dispositivos aos quais serão aplicadas as configurações de Scroll Lock, Num Lock e Caps Lock. Clique em OK para concluir o ajuste. Finalmente, depois que todas as seleções forem concluídas, clique em Aceitar para que as mudanças tenham efeito.

Para configurar o teclado para o ambiente gráfico, execute o YaST gráfico e selecione Layout do Teclado. Encontre informações sobre a configuração gráfica na Seção 2.13.3, “Propriedades do Teclado”.

2.4.11. Modelo do Mouse

Ao configurar o mouse no ambiente gráfico, clique em Modelo do Mouse para acessar a configuração do mouse do SaX2. Consulte a Seção 2.13.2, “Propriedades do Mouse” para obter detalhes.

Para configurar o mouse para o ambiente de texto, use o YaST no modo de texto. Após entrar no modo de texto e selecionar Hardware+Modelo do Mouse, use as teclas de seta do teclado para escolher o seu mouse na lista fornecida. Em seguida, clique em Aceitar para gravar as configurações e sair do módulo.

2.4.12. Scanner

Conecte e ligue o seu scanner e selecione Scanner para configurá-lo. A maioria dos scanners suportados é detectada automaticamente. Selecione o scanner a ser configurado e clique em Editar. Se o scanner não estiver listado, clique em Adicionar para abrir a caixa de diálogo de configuração do manual. Selecione o fornecedor e o modelo adequados na lista e clique em Próximo para continuar com a instalação. Para modificar um scanner configurado, selecione-o e clique em Editar.

Depois que o scanner for determinado pela detecção automática ou pela seleção do usuário, a instalação é realizada. Clique em Concluir para completar a instalação. Se a instalação for bem-sucedida, uma mensagem correspondente será exibida. Para testar o scanner após a instalação, coloque um documento no scanner e clique em Outro+Teste.

2.4.12.1. Scanner não detectado

Apenas os scanners suportados podem ser detectados automaticamente. Os scanners conectados a outro host de rede não podem ser detectados. A configuração manual diferencia três tipos de scanners: scanners USB, scanners SCSI e scanners de rede.

Scanner USB

Após a seleção do scanner, o YaST tenta carregar os módulos USB. Se o seu scanner for muito novo, talvez os módulos não sejam carregados automaticamente. Neste caso, continue automaticamente para a caixa de diálogo na qual deseja carregar o módulo USB manualmente. Consulte o texto de ajuda do YaST para obter mais informações.

Scanner SCSI

Dispositivos SCSI são detectados normalmente. Especifique o dispositivo, como /dev/sg0. Se surgirem problemas, consulte o texto de ajuda do YaST. Lembre-se de sempre encerrar o sistema antes de conectar ou desconectar um scanner SCSI.

Scanner de rede

Digite o endereço IP ou o nome de host. Para configurar um scanner de rede, consulte o artigo do Banco de Dados Scanning in Linux (Digitalizando com o Linux) (http://portal.suse.com/sdb/en/index.html, palavra-chave scanner).

Se o seu scanner não for detectado, o dispositivo provavelmente não é suportado. Porém, às vezes mesmo os scanners suportados não são detectados. Se este for o caso, continue com a seleção manual do scanner. Se você puder identificar um scanner na lista de fornecedores e modelos, selecione-o. Caso contrário, selecione Cancelar. Informações sobre scanners que funcionam com o Linux são fornecidas em http://cdb.suse.de/ e http://www.sane-project.org/.

[Warning]Atribuindo um scanner manualmente

Atribua o scanner manualmente apenas se estiver absolutamente certo. Uma seleção incorreta pode danificar o hardware.

2.4.12.2. Solução de problemas

O seu scanner pode não ter sido detectado por um dos seguintes motivos:

  • O scanner não é suportado. Verifique o site http://cdb.suse.de/ para obter uma lista dos dispositivos compatíveis com Linux.

  • O controlador SCSI não foi instalado corretamente.

  • Ocorreram problemas de finalização com a porta SCSI.

  • O cabo SCSI é muito comprido.

  • O scanner tem um controlador de luz SCSI que não é suportado pelo Linux.

  • O scanner está com defeito.

[Warning]Atenção

Os scanners SCSI não devem ser conectados ou desconectados enquanto o sistema estiver em execução. Primeiro encerre o sistema.

2.4.13. Som

Use Som para configurar uma placa de som. A maioria das placas de som é detectada automaticamente e listada. Selecione uma a ser configurada ou modificada e clique em Editar. Use Apagar para remover uma placa de som. Isso desativará entradas existentes de placas de som configuradas em /etc/modprobe.d/sound.

Clique em Outros para abrir uma caixa de diálogo na qual será possível personalizar as opções de módulo de som manualmente. Com a opção Adicionar, configure as placas de som adicionais. Se o YaST detectar outra placa de som, selecione-a e use Editar.

O volume e a configuração de todas as placas de som instaladas são gravados quando você clica em Concluir. As configurações do mixer são gravadas no arquivo /etc/asound.conf e os dados de configuração do ALSA são anexados no final dos arquivos /etc/modprobe.d/sound e /etc/sysconfig/hardware.

Se o YaST não for capaz de detectar sua placa de som automaticamente, proceda da seguinte maneira:

  1. Clique em Adicionar para abrir a caixa de diálogo na qual deverá selecionar um modelo e um fornecedor de placa de som. Consulte a documentação da sua placa de som para obter as informações necessárias. Uma lista de referência de placas de som suportadas pelo ALSA com seus módulos de som correspondentes está disponível em /usr/share/doc/packages/alsa/cards.txt e no site http://www.alsa-project.org/~goemon/. Após fazer sua seleção, clique em Próximo.

  2. Na Caixa de diálogo Configuração, escolha o nível de configuração na primeira tela de configuração. Com a opção Configuração Rápida Automática, você não precisa passar por mais etapas de configuração e nenhum teste de som é realizado. A placa de som é configurada automaticamente. Com a opção Configuração Normal, você pode ajustar o volume da saída e reproduzir um som de teste. A opção Configuração avançada com possibilidade de mudar opções permite que você personalize opções de placas de som manualmente.

    Nesta caixa de diálogo, também existe um atalho para a configuração de joystick. Clique nela e selecione o tipo de joystick na caixa de diálogo seguinte. Clique em Próximo para continuar.

  3. Em Volume da Placa de Som, teste sua configuração de som e faça ajustes ao volume. Você deve começar com aproximadamente dez por cento para evitar danos em seus alto-falantes ou ouvidos. Um teste de som deve ficar audível quando você clica a opção Teste. Se você não ouvir nada, aumente o volume. Pressione Continuar para concluir a configuração de som. A configuração de volume é, então, gravada.

Se você usa uma placa de som Creative Soundblaster Live ou AWE, copie as fontes de som SF2 em seu disco rígido do CD-ROM original de driver Soundblaster com a opção Install Sound Fonts (Instalar Fontes de Som). As fontes de som são gravadas no diretório /usr/share/sfbank/creative/.

Para reprodução de arquivos MIDI, selecione Iniciar Sequencer. Deste modo, os módulos para suporte ao sequencer são carregados junto com os módulos de som.

2.4.14. Placas de TV e Rádio

Configure placas de TV e rádio com Placa de TV. Se a sua placa for detectada automaticamente, ela será exibida na lista. Neste caso, selecione a placa e clique em Editar. Se a sua placa não foi detectada, clique em Adicionar. Se você já configurou placas de TV ou rádio, selecione uma placa para modificar e clique em Editar.

Durante a detecção de hardware automática, o YaST tenta designar o sintonizador correto à sua placa. Se você não tiver certeza, mantenha a configuração Padrão (reconhecida) e verifique se funciona. Se você não puder definir todos os canais, clique em Selecionar Sintonizador e selecione o tipo de sintonizador correto na lista.

Se estiver familiarizado com os detalhes técnicos, use a caixa de diálogo de especialista para definir as configurações para uma placa de TV ou rádio. Selecione um módulo de kernel e seus parâmetros nesta caixa de diálogo. Marque também todos os parâmetros do seu driver de placa de TV. Para fazer isso, selecione os respectivos parâmetros e digite o novo valor na linha de parâmetro. Confirme os novos valores com a opção Aplicar ou restaure os valores padrão com a opção Reinicializar.

Configure definições de áudio se a sua placa de TV ou rádio estiver conectada à placa de som instalada. Faça a conexão com um cabo da saída da placa de rádio ou TV à entrada de áudio externa da placa de som. Se você ainda não configurou a placa de som, selecione a opção Configurar Placa de Som para configurá-la conforme descrito na Seção 2.4.13, “Som”.

Se a placa de TV ou rádio tiver conectores de alto-falantes, também será possível conectar os alto-falantes diretamente, sem usar a placa de som. Também existem placas de TV sem qualquer função de som, o que não exige uma configuração de áudio, como aquelas para câmeras CCD.

Ao editar a configuração, também é possível configurar as estações de TV clicando em Canal de TV. Configure o Padrão de TV e a Tabela de Freqüência apropriados para a sua área e clique em Pesquisar os Canais. Uma lista de estações é exibida. Depois que a pesquisa for concluída, clique em OK para voltar para a caixa de diálogo de configuração.