2.12. Atualização da linha de comando

O SUSE Linux vem com uma nova ferramenta de linha de comando para instalar e atualizar pacotes, rug. Ela funciona com o daemon rcd para instalar, atualizar e remover software de acordo com os comandos fornecidos. Ela classifica software em canais (também conhecidos como catálogos), grupos de software semelhante. Por exemplo, um canal pode conter software de um servidor de atualização, e outro, software de um fornecedor de software de terceiros. Inscreva-se em canais individuais para controlar a exibição de pacotes disponíveis e evitar a instalação acidental de software não desejado. Operações são normalmente executadas somente em software de canais nos quais você está inscrito.

O comando mais comumente usado é rug update, que faz o download e instala patches em canais nos quais você está inscrito. Se você deseja somente atualizar software, esse é o único comando necessário. Para obter uma lista de todos os pacotes de um canal, use rug pa channelname. Substitua channelname pelo nome do seu canal. Para listar todos os serviços disponíveis, use rug sl. Alguns outros comandos do rug e suas funções são mostrados na Tabela 2.1, “Comandos do rug”.

Tabela 2.1. Comandos do rug

Comando

Função

ca

Listar os catálogos

sa

Adicionar um serviço

reg

Registrar um serviço

sub

Efetuar inscrição em um catálogo ou canal

refresh

Atualizar a lista de patches

2.12.1. Configurando o rug

O rug vem com várias preferências para fornecer a funcionalidade de atualização em diferentes configurações de rede. Para listar as preferências que podem ser definidas, use rug get. Para definir uma variável de preferência, digite rug set. Por exemplo, ajuste configurações se você precisar atualizar o seu sistema, mas o computador estiver atrás de um servidor proxy. Antes de fazer o download de atualizações, envie o seu nome de usuário e senha ao servidor proxy. Para fazer isso, use os comandos:

rug set proxy-url url_path
rug set proxy-username name
rug set proxy-password password
   

Substitua url_path pelo nome do seu servidor proxy. Substitua name pelo seu nome de usuário. Substitua password pela sua senha.

2.12.2. Agendando atualizações

Utilizando a ferramenta de linha de comando rug, o sistema poderá ser atualizado automaticamente, por exemplo, com scripts. O exemplo mais simples é a atualização totalmente automática. Para fazer isso, como root configure uma tarefa cron que execute rug up -y. A opção up -y faz o download e instala os patches dos seus canais sem confirmação.

Porém, talvez você não queira que os patches sejam instalados automaticamente. Em vez disso, talvez convenha recuperá-los e selecioná-los posteriormente para instalação. Para fazer o download somente de patches, use o comando rug up -dy. A opção up -dy faz o download dos patches dos canais sem confirmação e os grava no cache do rug. A localização padrão do cache do rug é /var/cache/redcarpet.

2.12.3. Mais informações

Para obter mais informações sobre como atualizar da linha de comando, digite rug --help ou consulte a página do manual rug(1). A opção --help também está disponível para todos os comandos do rug. Se, por exemplo, você desejar ler a ajuda para rug update, digite rug update --help.