9.2. Problemas de instalação

Problemas de instalação são situações que ocorrem quando a máquina falha na instalação. Ela pode falhar inteiramente ou talvez não consiga iniciar o instalador gráfico. Esta seção destaca alguns dos problemas típicos que você pode encontrar e oferece soluções possíveis para esses tipos de situações.

9.2.1. Nenhuma unidade de CD-ROM inicializável disponível

Se o seu computador não contém uma unidade de CD ou DVD-ROM inicializável ou se a que você tem não é suportada pelo Linux, há várias opções para instalar sua máquina sem a necessidade de uma unidade de DVD ou CD interna:

Inicializando de um disquete

Crie um disquete de inicialização e inicialize do disquete em vez de inicializar do CD ou DVD.

Usando um dispositivo de inicialização externo

Se ele é suportado pelo BIOS da máquina e o kernel de instalação, inicialize para a instalação de unidades de CD ou DVD externas.

Inicialização de rede via PXE

Se uma máquina não possui uma unidade de CD ou DVD, mas possibilita uma conexão de ethernet funcional, execute uma instalação completamente baseada na rede. Consulte a Seção 1.1.3, “Instalação remota por VNC: inicialização PXE e Wake on LAN” (↑Referência) e a Seção 1.1.6, “Instalação remota por SSH: inicialização PXE e Wake on LAN” (↑Referência) para obter detalhes.

9.2.1.1. Inicializando de um disquete (SYSLINUX)

Em alguns computadores mais antigos, não há unidade de CD-ROM inicializável disponível, mas uma unidade de disquete. Para instalar em tal sistema, crie discos de inicialização e inicialize seu sistema com eles. Consulte a Seção 2.9.3, “Discos de boot e de recuperação” para obter instruções sobre como criar discos de inicialização com o YaST.

Os disquetes de inicialização incluem o carregador SYSLINUX e o programa linuxrc. O SYSLINUX permite a seleção de um kernel durante o procedimento de inicialização e a especificação de quaisquer parâmetros necessários para o hardware usado. O programa linuxrc suporta o carregamento de módulos de kernel para o seu hardware e inicia subseqüentemente a instalação.

Quando a inicialização é feita de um disquete de inicialização, o procedimento é iniciado pelo carregador de boot do SYSLINUX (pacote syslinux). Quando o sistema é inicializado, o SYSLINUX executa uma detecção mínima de hardware que consiste principalmente nas seguintes etapas:

  1. O programa verifica se o BIOS fornece suporte de framebuffer compatível com VESA 2.0 e se inicializa o kernel de acordo.

  2. Os dados do monitor (informações de DDC) são lidos.

  3. O primeiro bloco do primeiro disco rígido (MBR) é lido para mapear IDs de BIOS para nomes de dispositivos do Linux durante a configuração do carregador de boot. O programa tenta ler o bloco através das funções lba32 do BIOS para determinar se o BIOS suporta essas funções.

Se você mantiver Shift pressionado quando o SYSLINUX iniciar, todas essas etapas podem ser ignoradas. Para fins de solução de problemas, insira a linha

verbose 1

em syslinux.cfg para o carregador de boot exibir qual ação está sendo executada atualmente.

Se a máquina não inicializar do disquete, você talvez precise mudar a seqüência de inicialização no BIOS para A,C,CDROM.

9.2.1.2. Dispositivos de inicialização externos

A maioria das unidades de CD-ROM é suportada. Se ocorrerem problemas durante a inicialização na unidade de CD-ROM, tente inicializar o CD 2 do conjunto de CDs.

Se o sistema não tiver um CD-ROM ou disquete, ainda será possível que um CD-ROM externo, conectado a USB, FireWire ou SCSI, possa ser usado para inicializar o sistema. Isso depende muito da interação entre o BIOS e o hardware usado. Algumas vezes uma atualização do BIOS pode ajudar se você tiver problemas.

9.2.2. Falha na instalação ou a máquina não inicializa da mídia de instalação

Há dois motivos possíveis para que a máquina não inicialize para instalação:

A unidade de CD ou DVD-ROM não consegue ler a imagem de inicialização

A sua unidade de CD-ROM talvez não seja capaz de ler a imagem de inicialização no CD 1. Nesse caso, use o CD 2 para inicializar o sistema. O CD 2 contém uma imagem de inicialização de 2,88 MB que pode ser lida mesmo por unidades sem suporte e permite executar a instalação na rede conforme descrito no Capítulo 1, Instalação remota (↑Referência).

Seqüência de inicialização incorreta no BIOS

A seqüência de inicialização do BIOS deve ter o CD-ROM definido como a primeira entrada para inicialização. De outra forma, a máquina tentaria inicializar de outro meio, normalmente o disco rígido. Diretrizes para mudar a seqüência de inicialização do BIOS podem ser encontradas na documentação fornecida com a placa-mãe ou nos parágrafos seguintes.

O BIOS é o software que habilita as funções mais básicas de um computador. Fabricantes de placas-mãe fornecem um BIOS especificamente fabricado para o hardware. Normalmente, a configuração do BIOS só pode ser acessada em um momento específico: quando a máquina está inicializando. Durante a fase de inicialização, a máquina executa vários testes de diagnóstico de hardware. Um deles é uma verificação de memória, indicado por um contador de memória. Quando o contador aparecer, procure uma linha, geralmente abaixo dele ou em algum local na parte inferior, mencionando a tecla a ser pressionada para acessar a configuração do BIOS. Geralmente, a chave a ser pressionada é Del, F1 ou Esc. Pressione esta tecla até que a tela de configuração do BIOS seja exibida.

Procedimento 9.1. Mudando a seqüência de inicialização do BIOS

  1. Digite o BIOS usando a tecla apropriada conforme anunciada pelas rotinas de inicialização e espere até que a tela do BIOS seja exibida.

  2. Para mudar a seqüência de inicialização em um AWARD BIOS, procure a entrada BIOS FEATURES SETUP. Outros fabricantes talvez tenham um nome diferente para isso, como ADVANCED CMOS SETUP. Quando encontrar a entrada, selecione-a e confirme com Enter.

  3. Na tela exibida, procure a subentrada chamada BOOT SEQUENCE. A seqüência de inicialização é geralmente definida para algo semelhante a C,A ou A,C. Nesse caso, a máquina primeiro pesquisa o disco rígido (C) e, em seguida, o disquete (A) para encontrar um meio inicializável. Modifique as configurações pressionando PgUp ou PgDown até que a seqüência seja A,CDROM,C.

  4. Saia da tela de configuração do BIOS pressionando Esc. Para gravar as mudanças, selecione SAVE & EXIT SETUP ou pressione F10. Para confirmar que as configurações devem ser gravadas, pressione Y.

Procedimento 9.2. Mudando a seqüência de inicialização em um SCSI BIOS (Adaptador de Host Adaptec)

  1. Abra a configuração pressionando Ctrl-A.

  2. Selecione Utilitários de Disco, que exibe os componentes de hardware conectados.

    Anote o ID do SCSI da sua unidade de CD-ROM.

  3. Saia do menu com Esc.

  4. Abra Definir Configurações do Adaptador. Em Opções Adicionais, selecione Opções do Dispositivo de Inicialização e pressione Enter.

  5. Insira o ID da unidade de CD-ROM e pressione Enter novamente.

  6. Pressione Esc duas vezes para retornar à tela de inicialização do BIOS do SCSI.

  7. Saia dessa tela e confirme com Sim para inicializar o computador.

Independentemente do idioma e do layout do teclado que a instalação final usará, a maioria das configurações do BIOS usa o layout de teclado dos EUA conforme mostrado na figura a seguir:

Figura 9.1. Layout do teclado dos EUA

Layout do teclado dos EUA

9.2.3. Falha na instalação e falha na inicialização da máquina

Alguns tipos de hardware, principalmente muito antigos ou recentes, falham na instalação. Em muitos casos, isso pode ocorrer devido à ausência de suporte para esse tipo de hardware no kernel de instalação ou devido a determinadas funcionalidades incluídas nesse kernel, como a ACPI, que ainda causa problemas em alguns hardwares.

Se o seu sistema falhar na instalação usando o modo de instalação padrão da primeira tela de inicialização da instalação, tente o seguinte:

  1. Com o primeiro CD ou DVD ainda na unidade de CD-ROM, reinicialize a máquina com Ctrl-Alt-Del ou usando o botão de reinicialização do hardware.

  2. Quando a tela de inicialização for exibida, use as teclas de seta do teclado para navegar até Instalação--ACPI Desabilitada e pressione Enter para iniciar o processo de instalação e inicialização. Essa opção desabilita o suporte para as técnicas de gerenciamento de energia da ACPI.

  3. Prossiga com a instalação conforme descrito no Capítulo 1, Instalação com o YaST.

Se isso falhar, proceda como acima, mas escolha Instalação--Configurações Seguras. Essa opção desabilita o suporte de ACPI e DMA. A maioria dos hardwares deve inicializar com essa opção.

Se ambas as opções falharem, use o prompt das opções de inicialização para transmitir quaisquer parâmetros adicionais necessários para suportar esse tipo de hardware no kernel de instalação. Para obter mais informações sobre os parâmetros disponíveis como opções de inicialização, consulte a documentação do kernel localizada em /usr/src/linux/Documentation/kernel-parameters.txt.

[Tip]Obtendo documentação do kernel

Instale o pacote kernel-source para verificar a documentação do kernel.

Há vários outros parâmetros de kernel relacionados à ACPI que podem ser digitados no prompt de inicialização antes da inicialização para a instalação:

acpi=off

Esse parâmetro desabilita o subsistema completo da ACPI no seu computador. Isso poderá ser útil se o computador não puder lidar com a ACPI de modo algum ou se você achar que a ACPI no computador causa problemas.

acpi=force

Sempre habilite a ACPI mesmo que o computador tenha um BIOS antigo anterior ao ano 2000. Esse parâmetro também habilitará a ACPI se ele estiver definido além de acpi=off.

acpi=noirq

Não use a ACPI para roteamento de IRQ.

acpi=ht

Execute somente ACPI o suficiente para habilitar hyper-threading.

acpi=strict

Tenha menos tolerância com plataformas que não sejam estritamente compatíveis com a especificação ACPI.

pci=noacpi

Desabilita o roteamento de IRQ de PCI do novo sistema da ACPI.

Para obter mais informações sobre essas questões, pesquise artigos do Banco de Dados de Suporte com a palavra-chave “acpi” em https://portal.suse.com.

Após determinar a combinação correta de parâmetros, o YaST os grava automaticamente na configuração do carregador de boot para verificar se o sistema inicializará de forma correta na próxima vez.

Se erros inexplicáveis ocorrerem quando o kernel estiver carregado ou durante a instalação, selecione Teste de Memória no menu de inicialização para verificar a memória. Se Teste de Memória retornar um erro, geralmente será um erro de hardware.

9.2.4. Falha na máquina para iniciar o instalador gráfico

Depois que você insere o primeiro CD ou DVD na unidade e reinicializa a máquina, a tela de instalação é exibida, mas depois que Instalação é selecionado, o instalador gráfico não inicializa.

Há várias maneiras de lidar com essa situação:

  • Tente selecionar outra resolução de tela para as caixas de diálogo de instalação.

  • Selecione Modo de Texto para a instalação.

  • Faça uma instalação remota através de VNC usando o instalador gráfico.

Para alternar para outra resolução de tela de instalação, proceda da seguinte maneira:

  1. Inicialize para a instalação.

  2. Pressione F3 duas vezes para abrir um menu no qual poderá selecionar uma resolução mais baixa para fins de instalação.

  3. Selecione Instalação e prossiga com a instalação conforme descrito no Capítulo 1, Instalação com o YaST.

Para executar uma instalação no modo de texto, proceda da seguinte maneira:

  1. Inicialize para a instalação.

  2. Pressione F3 duas vezes e selecione Modo de Texto.

  3. Selecione Instalação e prossiga com a instalação conforme descrito no Capítulo 1, Instalação com o YaST.

Para executar uma instalação VCN, proceda da seguinte maneira:

  1. Inicialize para a instalação.

  2. Insira o texto a seguir no prompt de opções de inicialização:

    vnc=1 vncpassword=senha

    Substitua senha pela senha a ser usada para instalação.

  3. Selecione Instalação e pressione Enter para iniciar a instalação.

    Em vez de iniciar com a rotina de instalação gráfica, o sistema continua a ser executado no modo de texto, depois é interrompido, e exibe uma mensagem que contém o endereço IP e o número de porta com o qual o instalador pode ser acessado através de uma interface de browser ou um aplicativo de visualizador VNC.

  4. Se estiver usando um navegador para acessar o instalador, inicie o navegador e insira as informações de endereço fornecidas pelas rotinas de instalação na futura máquina SUSE Linux e pressione Enter:

    http://endereço_ip_da_máquina:5801

    Uma caixa de diálogo é aberta na janela do browser solicitando a senha VNC. Insira-a e continue com a instalação conforme descrito no Capítulo 1, Instalação com o YaST.

    [Important]Importante

    A instalação através de VNC funciona com qualquer navegador em qualquer sistema operacional, desde que o suporte Java esteja habilitado.

    Se você usar qualquer tipo de visualizador VNC no seu sistema operacional preferido, insira a senha e o endereço IP quando solicitado. Uma janela é aberta, exibindo as caixas de diálogo de instalação. Prossiga com a instalação como de costume.

9.2.5. A máquina inicializa mas abre uma tela de inicialização simples

Você inseriu o primeiro CD ou DVD na unidade, as rotinas do BIOS estão encerradas, mas o sistema não inicia com a tela de inicialização gráfica. Em vez disso, ele inicia uma interface baseada em texto bastante simples. Isso pode acontecer em qualquer máquina que não forneça memória gráfica suficiente para exibir uma tela de inicialização gráfica.

Embora a tela de inicialização de texto tenha aparência simples, ela fornece praticamente a mesma funcionalidade que a gráfica:

Opções de inicialização

Diferentemente da interface gráfica, as diversas opções de inicialização não podem ser selecionadas usando as teclas de cursor do teclado. O menu de inicialização da tela de inicialização em modo de texto oferece algumas palavras-chave no prompt de inicialização. Essas palavras-chave são mapeadas para as opções oferecidas na versão gráfica. Insira sua escolha e pressione Enter para iniciar o processo de boot.

Opções de inicialização personalizadas

Após selecionar uma opção de inicialização, insira a palavra-chave apropriada no prompt de inicialização ou insira algumas opções de inicialização personalizadas conforme descrito na Seção 9.2.3, “Falha na instalação e falha na inicialização da máquina”. Para iniciar o processo de instalação, pressione Enter.

Resoluções de tela

Use as teclas F para determinar a resolução de tela para a instalação. Se você precisa inicializar no modo de texto, escolha F3.