9.3. Problemas de inicialização

Problemas de inicialização são situações em que o seu sistema não inicializa de forma adequada (isto é, não inicializa no nível de execução e na tela de login esperados).

9.3.1. A máquina carrega o BIOS de forma adequada mas falha ao carregar o carregador de boot do GRUB

Se o hardware está funcionando de forma adequada, é possível que o carregador de boot tenha corrompido e que o Linux não possa iniciar na máquina. Nesse caso, é necessário reinstalar o carregador de boot.

Para reinstalar o carregador de boot, proceda da seguinte maneira:

  1. Insira a mídia de instalação na unidade.

  2. Reinicialize a máquina.

  3. Selecione Instalação no menu de inicialização.

  4. Selecione um idioma.

  5. Aceite o contrato de licença.

  6. Na tela Modo de Instalação, selecione Outro e defina o modo de instalação como Reparar o Sistema Instalado.

  7. Quando estiver no módulo YaST Reparo do Sistema, selecione Ferramentas Especialista e selecione Instalar Novo Bootloader.

  8. Restaure as configurações originais e reinstale o carregador de boot.

  9. Saia de YaST Reparo do Sistema e reinicialize o sistema.

Outros motivos para a máquina não inicializar podem estar relacionadas ao BIOS:

Configurações do BIOS

Verifique o BIOS para obter referências para o disco rígido. O GRUB talvez não seja iniciado se o próprio disco rígido não puder se encontrado com as configurações atuais do BIOS.

Ordem de inicialização do BIOS

Verifique se a ordem de inicialização do sistema inclui o disco rígido. Se a opção do disco rígido não tiver sido habilitada, o sistema talvez não seja instalado de forma adequada, mas falhe na inicialização quando o acesso ao disco rígido for necessário.

9.3.2. Máquina carrega o GRUB corretamente, mas não inicializa em um login gráfico

Se a máquina ligar, mas não inicializar no gerenciador de login gráfico, evite problemas com a escolha do nível de execução padrão ou a configuração do sistema X Window. Para verificar a configuração do nível de execução, efetue login como o usuário root e verifique se a máquina está configurada para inicializar no nível de execução 5 (área de trabalho gráfica). Uma maneira rápida de verificar isso é examinar o conteúdo de /etc/inittab, da seguinte maneira:

nld-machine:~ # grep "id:" /etc/inittab 
id:5:initdefault:
nld-machine:~ #

A linha retornada indica que o nível de execução padrão da máquina (initdefault) está definido como 5 e que ela deve inicializar na área de trabalho gráfica. Se o nível de execução estiver definido como qualquer outro número, use o módulo YaST Editor de Níveis de Execução para defini-lo como 5.

[Important]Importante

Não edite a configuração do nível de execução manualmente. Caso contrário, o SuSEconfig (executado pelo YaST) sobrescreverá essas mudanças na próxima execução. Se você precisa fazer mudanças manuais aqui, desabilite mudanças futuras de SuSEconfig definindo CHECK_INITTAB em /etc/sysconfig/suseconfig como no.

Se o nível de execução estiver definido como 5, você talvez tenha problemas de corrupção em sua área de trabalho ou no software do X Windows. Examine os arquivos de registro em /var/log/Xorg.*.log para obter mensagens detalhadas do servidor X enquanto ele tenta iniciar. Se a área de trabalho falhar durante a inicialização, talvez ela registre mensagens de erro para /var/log/messages. Se essas mensagens de erro sugerirem um problema de configuração no servidor X, tente corrigi-lo. Se o sistema gráfico ainda não aparecer, reinstale a área de trabalho gráfica. Para obter mais informações sobre a configuração do servidor X, consulte o Capítulo 14, O sistema X Window (↑Referência).

Um teste rápido: o comando startx deve forçar o sistema X Window a iniciar com os padrões configurados se o usuário estiver atualmente registrado no console. Se isso não funcionar, ele deve registrar erros no console. Para obter mais informações sobre a configuração do sistema X Window, consulte o Capítulo 14, O sistema X Window (↑Referência).