9.7. Suporte para o SUSE Linux

As informações de suporte úteis para o SUSE Linux estão disponíveis em várias fontes. Se você encontrar problemas com a instalação ou o uso do SUSE Linux que não for capaz de resolver, nossa equipe de suporte experiente poderá oferecer assistência prática com o suporte de instalação grátis de produtos registrados e com o suporte baseado em incidentes por telefone ou na Web. Quase todos os problemas comuns de clientes podem ser eliminados com rapidez e competência.

9.7.1. Suporte de instalação grátis

Nosso suporte de instalação grátis é fornecido por um período de 90 dias após a ativação do seu código de registro (começando no máximo com o lançamento de uma nova versão). Se você não encontrar uma resposta à sua pergunta em nenhuma das fontes de informações disponíveis, nós ofereceremos assistência para as seguintes questões com prazer:

  • Instalação em uma estação de trabalho privada típica ou laptop equipado com um processador único, pelo menos 256 MB de RAM e 3 GB de espaço em disco rígido livre;

  • Redimensionamento de uma partição do Windows que ocupa o disco rígido inteiro;

  • Instalação de um CD do ATAPI ou unidade de DVD;

  • Instalação no primeiro ou segundo disco rígido em um sistema somente IDE (/dev/hda ou /dev/hdb) ou sistema S-ATA suportado, excluindo o RAID;

  • Integração de um teclado e mouse padrão;

  • Configuração da interface gráfica do usuário (sem o recurso de aceleração de hardware da placa de vídeo);

  • Instalação do gerenciador de boot no MBR do primeiro disco rígido ou em um disquete sem modificar o mapeamento do BIOS;

  • Configuração do acesso à Internet com uma placa ISDN PCI ou modem serial externo suportado (não USB). Alternativamente, a configuração de DSL baseada em PPPoE com um NIC suportado;

  • Configuração básica de uma placa de som PCI suportada por ALSA;

  • Configuração básica de uma impressora anexada localmente compatível com o YaST;

  • Configuração básica de um gravador de CDs IDE para uso com k3b (aplicativo para gravação de CDs) sem alterar a configuração de jumper;

  • Configuração de uma placa Ethernet PCI suportada para acesso por LAN com DHCP (cliente) ou IP estático. Isso não inclui a configuração da LAN ou de outros computadores ou componentes de rede. Também não abrange a configuração do computador como um roteador. A análise de falhas está limitada à verificação do carregamento adequado do módulo de kernel e das configurações de rede locais corretas;

  • Configuração de um cliente de e-mail (somente Evolution e KMail) para coletar mensagens de uma conta POP3. A análise de falhas está limitada à verificação de configurações adequadas no cliente de e-mail;

  • Suporte ao Sistema Padrão de seleção de pacotes;

  • Atualização da versão anterior do produto;

  • Atualizações de Kernel (somente RPMs de atualização oficiais do SUSE Linux);

  • Instalação de correções de erros e atualizações de segurança do ftp.suse.com ou um espelho de FTP do SUSE por meio de atualização online ou do método manual.

Para obter uma lista detalhada dos assuntos cobertos pelo suporte de instalação grátis, verifique http://www.novell.com/usersupport.

9.7.1.1. Informações de contato para o suporte de instalação grátis

Acesse a equipe de suporte nos links e números de telefone a seguir. Todos os preços listados são custos de chamada, e não de suporte.

  • http://support.novell.com/eService

  • Alemanha: Telefone: 0900 111 2.777 (12 centavos/minuto) (De segunda a sexta das 13:00 às 17:00 CET)

  • Áustria: Telefone: 0820 500 781 (14,5 centavos/minuto) (De segunda a sexta das 13:00 às 17:00 CET)

  • Suíça: Telefone: 0848 860 847 (o custo depende do provedor) (De segunda a sexta das 13:00 às 17:00 CET)

  • RU: Telefone: +44-1344-326-666 (De segunda a sexta das 13:00 às 17:00 GMT)

  • Estados Unidos e Canadá: Telefone: +1-800-796-3700 (Segunda a sexta das 12:00 às 18:00 EST ou das 09:00 às 15:00 PST)

  • França: Telefone: +33 1 55 62 50 50 (Segunda a sexta das 13:00 às 17:00 CET)

  • Espanha: Telefone: +34 (0)91 375 3057 (Segunda a sexta das 13:00 às 17:00 CET)

  • Itália: Telefone: +39 02 2629 5555, suporte disponível em italiano (Segunda a sexta das 13:00 às 17:00 CET)

  • República Tcheca: E-mail: support@suse.cz (De segunda a sexta)

  • Todos os outros países: Suporte disponível apenas em inglês. Telefone: +44-1344-326-666 (De segunda a sexta das 12:00:00 às 18:00:00 CET)

Para obter informações de contato mais recentes, consulte http://www.novell.com/support/products/suselinux/contacts.html.

9.7.1.2. Notas importantes

  1. Somente os clientes que possuem um código de registro ativado válido têm direito ao suporte grátis. Você pode ativar seu código de registro em http://www.novell.com/usersupport.

  2. O código de registro não pode ser transferido para outra pessoa.

  3. O suporte grátis abrange somente a instalação inicial em um computador. Consulte o nosso site na Web para obter mais informações.

  4. Nós podemos oferecer suporte somente para hardware suportado pelo SUSE Linux. Consulte nosso Banco de Dados de Componentes em www.novell.com/usersupport/hardware para obter informações sobre componentes de hardware suportados.

9.7.1.3. Recomendações de contato

Comandos, links ou nomes de diretórios incorretamente digitados geralmente causam problemas frustrantes e são muito comuns durante conversas telefônicas. Para evitar este problema, envie-nos uma breve descrição da questão ou do problema por meio de uma solicitação de serviço em http://support.novell.com/eService. Você receberá uma resposta logo depois oferecendo uma solução prática.

9.7.2. Suporte avançado

Há suporte qualificado disponível por taxas transparentes. Se seu problema não for coberto pela variedade de serviços grátis ou se você não tem uma reivindicação de suporte válida, aproveite o nosso Programa de Suporte Avançado. Entre em contato conosco por telefone:

  • Alemanha: 0190-86 28 00 (1,86 €/minuto)

  • Áustria: 0190-47 10 00 (1,80 €/minuto)

  • Suíça: 0900-70 07 10 (3,13 SFr/minuto)

  • Resto da Europa: Telefone: +44-1344-326-666, preço: € 46 incluindo VAT. Segunda a sexta das 12:00 às 18:00 CET

  • Estados Unidos e Canadá: Telefone: +1-800-796-3700. Preço: $39 incluindo impostos. Segunda a sexta das 09:00 às 18:00 EST ou das 06:00 às 15:00 PST.

  • Todos os outros países: Telefone: +44-1344-326-666, preço: € 46 incluindo VAT, Segunda a sexta, das 12:00 às 18:00 CET

Um incidente cobre até vinte minutos de assistência de nossa equipe de suporte experiente. O pagamento é feito por cartão de crédito. Visa, Eurocard e Mastercard são aceitos. As transações financeiras podem ser tratadas pelo nosso parceiro de serviços, Stream / ECE EMEA Ltd.

Lembre-se de que os números de telefone podem mudar durante o ciclo de vendas do SUSE Linux 10,1. Os números atuais e uma lista detalhada dos assuntos abrangidos pelo Serviço de Suporte Avançado podem ser encontrados em http://www.novell.com/usersupport.

[Note]Nota

Enquanto nossa equipe especializada faz o melhor para oferecer suporte de alta qualidade, nós não podemos garantir uma solução.

Nós nos empenhamos a ajudá-lo da forma mais rápida e precisa possível. O esforço e tempo necessários serão consideravelmente reduzidos se a pergunta for formulada claramente. Tenha as respostas às seguintes perguntas prontas antes de entrar em contato conosco:

  1. Que programa e versão você está usando? Durante que processo o problema ocorre?

  2. Qual é exatamente o problema? Tente descrever o erro da forma mais precisa possível, usando frases com palavras como quando (por exemplo, “Quando X é pressionado, este erro aparece”).

  3. Que hardware você usa (placa de vídeo, monitor, impressora, placa ISDN, etc.)?

Documentação detalhada pode ser encontrada em manuais, na ajuda online e no Banco de Dados de Suporte. Na maioria dos casos, até os problemas que parecem mais difíceis a serem resolvidos são abrangidos na documentação incluída com o SUSE Linux. O Centro de Ajuda do SUSE na sua área de trabalho fornece informações adicionais sobre pacotes instalados, os HOWTOs (Como Fazer) vitais e páginas de informações.

Você pode acessar os artigos do Banco de Dados de Suporte mais recente online em http://www.novell.com/usersupport. Através do Banco de Dados de Suporte, que é um dos bancos de dados usados com mais freqüência no mundo do Linux, nós oferecemos aos nossos clientes um grande volume de abordagens de análises e soluções. Você pode recuperar soluções testadas usando a pesquisa de teclado, função de histórico ou pesquisa dependente de versão.