29.6. cachemgr.cgi

O gerenciador de cache (cachemgr.cgi) é um utilitário CGI para exibição de estatísticas sobre o uso da memória de um processo Squid em execução. É também uma maneira mais prática de gerenciar o cache e ver estatísticas sem efetuar login no servidor.

29.6.1. Configuração

Primeiro, é necessário um servidor da Web em execução no sistema. Configure o Apache como descrito no Capítulo 26, Servidor HTTP Apache. Para verificar se o Apache já está em execução, como root, digite o comando rcapache status. Se aparecer uma mensagem como a seguinte:

Checking for service httpd: OK 
Server uptime: 1 day 18 hours 29 minutes 39 seconds   

O Apache estará em execução na máquina. Caso contrário, digite rcapache iniciar para iniciar o Apache com as configurações padrão do SUSE Linux. A última etapa a configurar é copiar o arquivo cachemgr.cgi para o diretório Apache cgi-bin:

cp /usr/share/doc/packages/squid/scripts/cachemgr.cgi /srv/www/cgi-bin/

29.6.2. ACLs do gerenciador de cache em /etc/squid/squid.conf

Há algumas configurações padrão no arquivo original que são necessárias para o gerenciador de cache. Primeiro, duas ACLs são definidas e depois as opções http_access usam estas ACLs para fornecer acesso do script CGI ao Squid. A primeira ACL é a mais importante, porque o gerenciador de cache tenta se comunicar com o Squid pelo protocolo cache_object.

acl manager proto cache_object
acl localhost src 127.0.0.1/255.255.255.255

As regras a seguir dão os direitos de acesso do Apache para o Squid:

http_access allow manager localhost
http_access deny manager

Estas regras consideram que o servidor da Web e o Squid estão em execução na mesma máquina. Se a comunicação entre o gerenciador do cache e o Squid tiver origem em um servidor da Web em outro computador, incluir uma ACL extra como no Exemplo 29.2, “Regras de acesso”.

Exemplo 29.2. Regras de acesso

acl manager proto cache_object
acl localhost src 127.0.0.1/255.255.255.255
acl webserver src 192.168.1.7/255.255.255.255 # webserver IP

Em seguida, adicionar as regras do Exemplo 29.3, “Regras de acesso” para permitir acesso do servidor da Web.

Exemplo 29.3. Regras de acesso

http_access allow manager localhost
http_access allow manager webserver
http_access deny manager

Configure uma senha para que o gerenciador acesse mais opções, como fechar o cache remotamente ou mostrar mais informações sobre o cache. Para isto, configure a entrada cachemgr_passwd com uma senha para o gerenciador e a lista de opções a ser exibida. Esta lista aparece como parte dos comentários de entrada em /etc/squid/squid.conf.

Reinicie o Squid toda vez que mudar o arquivo de configuração. Faça isto facilmente com rcsquid reload.

29.6.3. Exibindo estatísticas

Vá para o site da Web correspondente — http://webserver.example.org/cgi-bin/cachemgr.cgi. Pressione continue e pesquise as diversas estatísticas. Mais detalhes de cada entrada mostrada pelo gerenciador de cache são encontrados no FAQ do Squid em http://www.squid-cache.org/Doc/FAQ/FAQ-9.html.