14.2. Leitores multimídia

14.2.1. amaroK

O leitor de mídia amaroK aceita vários formatos de áudio e reproduz transmissões de streaming de áudio de estações de rádio da Internet. Os tipos de arquivos suportados dependem do mecanismo usado, atualmente xine ou Helix.

Na primeira inicialização, o amaroK inicia um Assistente de Primeira Execução, que é útil para a configuração do amaroK. Na primeira etapa, configure a aparência do amaroK de sua preferência. Opte pela exibição do leitor e da lista de reprodução em janelas separadas (consulte a Figura 14.4, “Leitor de mídia amaroK” (↑Aplicativos)) ou combine sua funcionalidade em uma única janela (padrão). Na segunda etapa, determine o local em que o amaroK deve buscar sua coleção de música. O amaroK procura mídia reproduzível nessas pastas. Por padrão, o amaroK é configurado para explorar as pastas selecionadas recursivamente (de modo a incluir todos os subdiretórios na busca), monitorar mudanças no conteúdo dos diretórios selecionados e importar as eventuais listas de reprodução encontradas. Para modificar as configurações feitas com o assistente posteriormente, inicie o assistente outra vez em Tools+First-Run Wizard (Ferramentas - Assistente de Primeira Execução).

Figura 14.4. Leitor de mídia amaroK

Leitor de mídia amaroK

14.2.1.1. Inicialização rápida

Na inicialização, o amaroK explora as pastas que fazem parte da sua coleção em busca de arquivos de música. Embora você possa usar o amaroK sem criar uma coleção, é recomendável fazer isso, pois a maioria dos recursos poderosos e avançados está disponível somente com uma coleção existente.

A janela principal do amaroK é dividida em duas partes. Os browsers da barra lateral à esquerda contêm visualizações diferentes da sua coleção de música e listas de reprodução, um browser de arquivos e uma interface para um iPod. Mude o browser clicando em uma guia à extrema esquerda. O canto direito contém a janela de lista de reprodução e abaixo dela, o leitor (se não estiver configurado para ser mostrado em uma janela separada).

Para reproduzir música, primeiro crie uma lista de reprodução. Arraste e solte itens de qualquer um dos browsers da barra lateral para a janela da lista de reprodução. Use Shift ou Ctrl para selecionar vários itens. Clique duas vezes em um item na lista de reprodução para reproduzi-lo. Você pode adicionar ou apagar itens da lista durante a reprodução. Use os ícones no canto inferior direito para Desfazer e Refazer mudanças ou para Limpar toda a lista.

14.2.1.2. Os browsers da barra lateral

Context (Contexto)

Nesta guia, veja informações e estatísticas sobre sua coleção e sobre o artista atual. Alterne para visualizações diferentes usando as guias na parte superior do browser Context (Contexto). A tela Home (Início) oferece estatísticas sobre seus hábitos de audição e relaciona seus álbuns ou suas faixas favoritas, mais recentes e menos reproduzidas. Atual apresenta dados relativos à faixa reproduzida no momento, como a capa do disco data (consulte Seção 14.2.1.3, “Gerenciador de capas” (↑Aplicativos)), as estatísticas de audição referentes à faixa em questão e muito mais. Se disponível, Lyrics (Letra) exibe as letras da faixa atualmente reproduzida. Você precisa estar conectado à Internet para usar esse recurso. Artist (Artista) mostra informações sobre o artista. Essas informações são obtidas da Wikipedia, por isso uma conexão com a Internet também é necessária.

Collection (Coleção)

Use esta tela para gerenciar e exibir sua coleção pessoal de títulos. A barra de ferramentas na parte superior do browser permite a você configurar a forma como a sua coleção é exibida e pesquisar novamente ou reorganizar a coleção. Defina a ordem de exibição dos títulos no browser com Group By (Agrupar Por). Você pode escolher entre critérios predefinidos ou criar seus próprios critérios de classificação usando Primary, Secondary e Tertiary (Primário - Secundário - Terciário). Os dois ícones seguintes permitem a você alternar entre a tela de árvore e a plana. Use o ícone de atualização para pesquisar novamente toda sua coleção quanto a mudanças e adicionar ou apagar pastas para pesquisar clicando no ícone de chave inglesa.

Se você estiver pesquisando um álbum específico, título, gênero ou ano, use Filter here (Filtrar aqui). A seleção no browser é ajustada à medida que você digita. Você só pode pesquisar critérios usados para agrupar a coleção. Se você agrupou sua coleção por Artist / Album (Artista / Álbum), não será possível pesquisar títulos pertencentes a um determinado gênero.

Playlists (Listas de reprodução)

Você pode acessar listas de reprodução diferentes com o browser da lista de reprodução. Playlists (Listas de reprodução) contêm suas listas de reprodução pessoal encontradas nas pastas de coleção. Sempre que uma nova lista de reprodução for criada e salva a partir da janela de lista de reprodução, ela aparecerá aqui. Clique o botão direito do mouse para abrir um menu no qual você pode adicionar manualmente uma nova lista de reprodução ou uma subpasta. Para adicionar novos itens da janela de lista de reprodução a uma lista de reprodução existente, arraste e solte-as na lista de reprodução na janela do browser.

[Important]Compartilhando listas de reprodução com outros leitores

Grave as listas de reprodução no formato m3u ou pls e compartilhe-as depois em outros leitores que usam esses formatos.

Smart Playlists (Listas de Reprodução Inteligentes) oferecem várias telas da sua coleção, como as faixas nunca reproduzidas, faixas mais novas ou faixas por gênero. Clique o botão direito do mouse para adicionar subpastas ou para criar suas próprias listas de reprodução inteligentes.

Radio Streams (Fluxos de Rádio) permitem a você ouvir faixas de rádio ativas da Internet. Uma lista extensa é fornecida com o amaroK. Clique o botão direito do mouse para criar ou adicionar mais subpastas.

Podcasts importam podcasts para o amaroK. Clicar o botão direito do mouse abre um menu no qual é possível adicionar podcasts e subpastas, atualizar todos os podcasts ou definir o intervalo de pesquisa.

Na parte inferior da janela do browser da lista de reprodução, você pode habilitar o modo dinâmico (Enable dynamic mode) e configurá-lo com Show Options (Mostrar Opções). O modo dinâmico é um recurso que permite a você a flexibilidade de selecionar música de toda a coleção e, ao mesmo tempo, manter uma lista de reprodução relativamente pequena fácil de manter. Consulte a documentação online (abra-a com F1) para obter detalhes.

Dispositivo de mídia

Se você tem um iPod, pode usar este browser para reproduzir música dele ou adicionar música de sua coleção para o iPod. Ele deve ser montado em /mnt/ipod antes de iniciar o amaroK. Para ouvir faixas do iPod, arraste e solte-as da tela de lista para a janela de lista de reprodução. Para adicionar faixas da coleção ao iPod, arraste faixas da janela de lista de reprodução para a tela de lista.

Navegador de Arquivos

Essa guia abre um navegador de arquivos. Ela corresponde à caixa de diálogo de seleção de arquivos do KDE padrão com os controles normais para navegar no sistema de arquivos. Digite um URL ou caminho diretamente no campo de entrada de texto. No conteúdo exibido, arraste elementos para a lista de reprodução para incluí-los. Também é possível realizar uma pesquisa recursiva para encontrar um arquivo em um determinado diretório. Para fazer isso, digite uma string de texto para o título ou local onde a pesquisa será feita. Em seguida, selecione Search (Pesquisar) e aguarde os resultados serem exibidos na parte inferior da janela.

14.2.1.3. Gerenciador de capas

Com o amaroK, você pode atribuir uma capa a cada álbum da sua coleção. Com o Cover Manager (Gerenciador de Capas), adicione, apague e recupere facilmente capas de álbuns.

Inicie o gerenciador de capas com Tools+Cover Manager (Ferramentas - Gerenciador de Capas). Uma tela de árvore no lado esquerdo da janela relaciona todos os artistas na sua coleção. A parte principal da janela relaciona as capas de todos os álbuns. Para filtrar as capas exibidas, clique em um artista individual na tela de árvore ou digite um termo no campo de entrada na parte superior da janela. Use View (Visualização) para alternar entre a exibição de todos os álbuns, álbuns com capas ou álbuns sem capas.

Há três métodos diferentes para atribuir capas aos álbuns:

Atribuir capas automaticamente

O amaroK pode buscar automaticamente da Amazon todas as capas ausentes exibidas nas janelas principais. Use Amazon Locale (Local da Amazon) para determinar de qual servidor Web da Amazon as capas devem ser buscadas. Em seguida, clique em Fetch Missing Covers (Buscar Capas Ausentes).

[Important]Marcação adequada necessária

O amaroK busca as capas da Amazon usando a string de consulta Artista - Álbum. Essa informação é extraída das tags dos arquivos de música. Quanto melhor forem marcadas, melhor será a taxa de acertos durante a busca automática de capas.

Escolher manualmente uma capa obtida da Amazon

Se desejar mais controle sobre a imagem a ser usada e qual string de consulta usar para buscar uma capa, clique o botão direito em um álbum na janela principal e escolha Fetch from amazon (Obter da Amazon). Next Cover (Próxima Capa) permite ver todas as imagens disponíveis. Save (Gravar) seleciona a capa atual e a atribui ao álbum selecionado. Se você não estiver satisfeito com as capas exibidas, use New Search (Nova Pesquisa) para refinar a pesquisa. Use Amazon Locale (Local da Amazon) da barra de ferramentas da janela principal para determinar de qual servidor Web da Amazon as capas devem ser obtidas.

Atribuir capas manualmente

Se você já tem suas próprias imagens de capas, pode atribuí-las clicando o botão direito do mouse em um álbum e escolhendo Set Custom Image (Definir Imagem Personalizada).

14.2.1.4. Visualizações

O amaroK é fornecido com inúmeras visualizações que exibem um efeito gráfico para a música reproduzida. As visualização nativas do amaroK são exibidas na janela do leitor. Veja os vários modos de exibição disponíveis clicando na animação.

Além do acima descrito, o amaroK também dá suporte aos plug-ins de visualização do leitor de mídia XMMS. Para usá-los, primeiro instale o pacote xmms-plugins e selecione Tools+Visualizations (Ferramentas - Visualizações) no menu do amaroK. Será exibida a janela com os plug-ins disponíveis. Os plug-ins XMMS são sempre exibidos em janelas separadas. Em alguns casos, existe uma opção para exibi-los no modo de tela cheia. Com alguns plug-ins, talvez você não consiga obter um efeito visual uniforme se não usar uma placa de vídeo de aceleração 3D.

14.2.1.5. Ícone de bandeja do amaroK

Como outros aplicativos do KDE, o amaroK adiciona um ícone à bandeja de sistema do KDE. Você pode usar esse ícone para controlar um grande número de recursos do amaroK. Passar o mouse sobre o ícone exibe informações sobre a faixa atualmente sendo reproduzida. Um único clique do botão esquerdo fecha a janela de aplicativo sem afetar a reprodução. Clique novamente para reabrir a janela. Clicar o botão central do mouse interrompe a reprodução. Clique novamente o botão central para continuar a reprodução. Clicar o botão direito do mouse abre um menu de contexto no qual você pode acessar os controles do leitor e sair do amaroK. Rolar a roda do mouse muda o volume da reprodução.

Usando as teclas Shift e Ctrl junto com o mouse, você tem acesso a recursos mais avançados. Pressionar Shift enquanto estiver rolando a roda do mouse busca a faixa atual. Pressionar Ctrl enquanto estiver rolando a roda do mouse salta as faixas na lista de reprodução.

Você também pode arrastar e soltar itens no ícone de bandeja para adicioná-los à lista de reprodução atual. Um menu pop-up é aberto, perguntando se você deseja acrescentar a faixa à lista de reprodução, acrescentar e reproduzi-la ou colocá-la em fila após a faixa atual.

14.2.2. Banshee

O Banshee é um aplicativo de reprodução e gerenciamento de músicas do GNOME que permite importar CDs, sincronizr a coleção de músicas para um iPod, reproduzir músicas diretamente de um iPod, criar listas de reprodução com músicas da sua biblioteca e criar CDs de áudio e MP3 de subconjuntos da biblioteca. Para acessar o Banshee, selecione Aplicativos+Multimídia+Reprodutor de Áudio+Leitor de Músicas Banshee.

Na primeira vez em que você abre o Banshee, ele o solicita a importar músicas. Clique em Automatic Import (Importação Automática) para pesquisar músicas no seu diretório pessoal e adicioná-las à biblioteca. Clique em Import Folder (Importar Pasta) para informar ao Banshee onde procurar músicas. Após importar com êxito as músicas, a biblioteca será exibida.

Figura 14.5. Biblioteca do Banshee

Biblioteca do Banshee

14.2.2.1. Gerenciando a biblioteca

Você pode usar a biblioteca para várias ações, incluindo a reprodução, organização e importação de músicas. Também é possível ver uma variedade de informações sobre a coleção de músicas, incluindo estatísticas de reprodução (quando uma música foi reproduzida e quantas vezes).

14.2.2.1.1. Reproduzindo músicas

Para reproduzir uma música, selecione-a na biblioteca e clique no botão de reprodução. Durante a reprodução, um ícone é exibido no painel. Clique o botão direito no ícone para obter uma lista de opções disponíveis. Você pode interromper a música atual, repeti-la, reproduzir a música seguinte ou anterior na lista, embaralhar a lista de reprodução ou sair do Banshee. Também é possível usar os botões no canto superior esquerdo para interromper uma música ou reproduzir a música seguinte ou anterior.

O Banshee também possui um leitor de CD integrado. Quando você insere um CD de música, o título do CD aparece no painel esquerdo. Selecione o título e clique no botão Play (Reproduzir) para reproduzir todo o CD.

14.2.2.1.2. Organizando as músicas

Para criar uma nova lista de reprodução, clique em Music+New Playlist (Música - Nova Lista de Reprodução) ou pressione Ctrl-N. Uma nova lista de reprodução será exibida no painel esquerdo. Clique duas vezes em New Playlist (Nova Lista de Reprodução) e digite o nome desejado. Você pode arrastar e soltar músicas de uma lista de reprodução para outra ou usar as opções no menu Edit (Editar) para remover ou apagar músicas e renomear ou apagar a lista de reprodução.

Para ver as propriedades de uma música, selecione-a na biblioteca e clique em Edit+Properties (Editar - Propriedades). Isso mostrará a duração da música, o número de vezes em que foi reproduzida, quando foi reproduzida pela última vez e quando foi importada.

Figura 14.6. Editor de propriedades da faixa

Editor de propriedades da faixa

Você pode editar o artista, o álbum, o título, o número da faixa e a contagem de faixas. Para definir todos os campos para o mesmo valor, selecione várias músicas em uma lista de reprodução e clique em Edit+Properties (Editar - Propriedades).

Figura 14.7. Editor de várias faixas

Editor de várias faixas
14.2.2.1.3. Importando músicas

O Banshee pode importar músicas de um arquivo, uma pasta ou um CD. Clique em Music+Import Folder, (Música - Importar Pasta), Import Files (Importar Arquivos) ou Import CD (Importar CD), em seguida, especifique os arquivos, a pasta ou o CD a importar. Para copiar músicas de um CD para sua coleção de músicas, clique no botão Rip (Ripar) próximo ao canto superior direito.

14.2.2.2. Usando o Banshee com o iPod

Para reproduzir músicas do iPod, ligue o iPod ao sistema. O iPod será exibido no painel esquerdo. Selecione a música desejada e clique no botão Play (Reproduzir).

Figura 14.8. Lista do iPod no Banshee

Lista do iPod no Banshee

Quando o iPod está selecionado no painel esquerdo, as informações sobre o iPod são exibidas no canto inferior esquerdo, incluindo o uso de disco e os botões Sync, Properties e Eject (Sincronizar - Propriedades - Ejetar).

Figura 14.9. Botões do iPod no Banshee

Botões do iPod no Banshee

Há três maneiras para gerenciar as músicas no iPod:

Manualmente

Navegue pelo iPod e arraste as músicas entre a biblioteca e o iPod.

Sincronizar automaticamente

Copia automaticamente tudo na biblioteca para o iPod.

Mesclar automaticamente

Todas as músicas no seu iPod que não estão na biblioteca são descarregadas para a biblioteca e todas as músicas na biblioteca que não estão no iPod são enviadas para o iPod.

Use a caixa de diálogo iPod Properties (Propriedades do iPod) para renomear o iPod e ver estatísticas essenciais.

Figura 14.10. Propriedades do iPod no Banshee

Propriedades do iPod no Banshee

14.2.2.3. Criando CDs de áudio e MP3

Para criar CDs de áudio e MP3, selecione as músicas desejadas e clique no botão Write CD (Gravar CD) no lado superior direito do Banshee.

14.2.2.4. Configurando preferências

Você pode configurar as preferências do Banshee clicando em Edit+Preferences (Editar - Preferências). A caixa de diálogo Preferences (Preferências) contém as seguintes guias:

Library (Biblioteca)

Especifique a localização da pasta de músicas. Essa localização é usada quando você importa músicas.

Encoding (Codificação)

Determine perfis de codificação para ripagem de CD e transcodificação de iPod.

Burning (Gravação)

Especifique opções de gravação de CD. Você pode escolher uma unidade de disco, a velocidade de gravação e o formato de disco (CD de áudio, CD de MP3 ou CD de dados). Também é possível configurar opções avançadas, como ejetar o CD ao terminar.

Advanced (Avançado)

Escolha o mecanismo Helix/RealPlayer ou o mecanismo GStreamer para a reprodução de áudio no Banshee.

14.2.3. XMMS

O XMMS é outro leitor de mídia com recursos completos e suporte avançado para áudio. Portanto, será muito rara a ocorrência de saltos e falhas durante a reprodução. O aplicativo é fácil de usar. O botão para exibir o menu está localizado no canto superior esquerdo da janela do programa. Para aqueles que preferirem uma aparência e funcionamento semelhante ao GNOME, está disponível uma versão GTK2 do XMMS, o Beep Media Player. Basta instalar o pacote bmp. Contudo, nem todos os plug-ins XMMS recebem suporte dessa porta de XMMS. Os applets XMMS para KDE ou GNOME também estão disponíveis.

Figura 14.11. O XMMS com Equalizer, OpenGL Spectrum Analyzer e Infinity Plug-Ins

O XMMS com Equalizer, OpenGL Spectrum Analyzer e Infinity Plug-Ins

Selecione o módulo de plug-in de saída com Opções+Preferências+Plug-ins de E/S de Áudio. Se o pacote xmms-kde estiver instalado, o servidor de som aRts poderá ser configurado aqui.

[Important]Usando o plug-in de gravador de disco

O XMMS redireciona automaticamente sua saída para o Plug-in de Gravador de Disco se ele não for capaz de localizar uma placa de som configurada. Neste caso, os arquivos reproduzidos serão gravados no disco rígido como arquivos WAV. O marcador de tempo é mais rápido na gravação do que na reprodução da saída executada por meio de uma placa de som.

Inicie os diversos plug-ins de visualização com Opções+Preferências+Plug-Ins de Visualização. Se você possui uma placa de vídeo com aceleração 3D, selecione um aplicativo como o analisador de espectro OpenGL. Se o pacote xmms-plugins estiver instalado, tente o plug-in Infinity.

À esquerda, abaixo do botão de menu, há cinco botões com letras diferentes. Esses botões permitem acesso rápido a menus, caixas de diálogo e configurações. Abra a lista de reprodução com PL e o equalizador com EQ.