14.3. CDs: Reprodução e ripagem

Existem muitas formas de reproduzir as faixas musicais de sua preferência. Você pode reproduzir um CD ou versões digitalizadas dos CDs. A seção abaixo apresenta alguns aplicativos de leitura de CDs, além de alguns aplicativos que podem ser usados para a ripagem e codificação de CDs de áudio.

[Important]CDDA e reprodução analógica de CDs

Há duas formas diferentes de reproduzir CDs de áudio. Unidades de CD e DVD capazes de realizar a reprodução analógica de CDs lêem os dados de áudio e os enviam ao dispositivo de saída de som. Algumas unidades externas conectadas via PCMCIA, FireWire ou USB precisam usar CDDA (Compact Disk Digital Audio) para primeiro extrair os dados de áudio e depois reproduzi-los como PCM digital. Os leitores apresentados nas seções a seguir não dão suporte ao CDDA. Use o XMMS se precisar de suporte ao CDDA.

14.3.1. KsCD — Leitor de CD de áudio

O KsCD é um leitor de CD de áudio fácil de usar. Ele é integrado na barra de tarefas do KDE e pode ser configurado para iniciar a reprodução automaticamente após a inserção de um CD. Para acessar o menu de configuração, selecione Extras+Configurar KsCD. Busque informações sobre álbuns e faixas de um servidor CDDB na Internet se o KsCD estiver configurado para isso. Você também pode fazer o upload de informações de CDDB para fins de compartilhamento. Use a caixa de diálogo CDDB para a recuperação e upload de informações.

Figura 14.12. Interface do usuário do KsCD

Interface do usuário do KsCD

14.3.2. Leitor de CD do GNOME

Esse é um leitor de CD simples. Quando um CD é inserido, ele automaticamente procura as informações de faixa e álbum se houver uma conexão com a Internet. Você pode mudar as informações recuperadas clicando no ícone do editor de faixas. O ícone de preferências permite a você escolher um tema e configurar a reprodução automática e a ejeção do CD. O leitor de CD do GNOME também integra-se no painel. Clicar o botão direito do mouse no ícone de ferramentas fornece acesso aos controles de reprodução.

Figura 14.13. Leitor de CD do GNOME

Leitor de CD do GNOME

14.3.3. Compactando dados de áudio: ripagem

A compactação de áudio pode ser feita por diversas ferramentas. As seções a seguir apresentam um método de linha de comando para a codificação e reprodução de dados de áudio, bem como alguns aplicativos gráficos capazes de realizar a compactação de áudio.

14.3.3.1. Ferramentas de linha de comando para a codificação e reprodução de dados de áudio

O Ogg Vorbis (pacote vorbis-tools) é um formato gratuito de compactação de áudio que hoje é suportado pela maioria dos leitores de áudio e até por leitores portáteis de MP3. O endereço da página do projeto é http://www.xiph.org/ogg/vorbis.

O SUSE Linux traz diversas ferramentas de suporte ao Ogg Vorbis. O oggenc é uma ferramenta de linha de comando para a codificação de arquivos WAV para o Ogg. Basta executar oggenc meuarquivo.wav para transformar um determinado arquivo .wav em Ogg Vorbis. A opção -h exibe uma visão geral dos outros parâmetros. O Oggenc dá suporte à codificação com uma taxa de bits variável. Desse modo, um grau ainda maior de compactação pode ser alcançado. Em vez da taxa de bits, especifique a qualidade desejada com o parâmetro -q. -b determina a taxa de bits média. -m e -M especificam a taxa de bits mínima e máxima.

O ogg123 é um leitor Ogg de linha de comando. Inicie-o com um comando como ogg123 minhamusica.ogg.

14.3.3.2. Compactando dados de áudio usando o Sound Juicer

O Sound Juicer é um aplicativo de ripagem do GNOME. Após a inserção de um CD, as informações de faixa e álbum são exibidas. Você pode ditar diretamente informações de título, artista e gênero. Para editar informações de faixa, lentamente clique duas vezes em uma faixa (o clique duplo normal reproduz a música). Marque ou desmarque uma faixa para codificação com a caixa de seleção na frente de um título. Clicar em Extract (Extrair) inicia a ripagem de faixas selecionadas. Para configurar o diretório de saída, nomes de arquivos e o codificador, abra a caixa de diálogo de configuração com Edit+Preferences (Editar - Preferências).

Figura 14.14. Ripando CDs de áudio com o Sound Juicer

Ripando CDs de áudio com o Sound Juicer

14.3.3.3. Compactando dados de áudio usando o KAudioCreator

O KAudioCreator é um aplicativo simples de ripagem de CD (consulte a Figura 14.15, “Ripando CDs de áudio com o KAudioCreator” (↑Aplicativos)). Ao ser iniciado, ele lista todas as faixas do CD na guia Faixas do CD. Selecione as faixas para ripagem e codificação. Para editar as informações relativas a faixas, use o Editor de Álbum em Arquivo+Editar Álbum. Do contrário, basta iniciar a ripagem e codificação com Arquivo+Ripar Seleção. Observe o andamento dessas tarefas usando a guia Tarefas. Se configurado para tanto, o KAudioCreator também gera arquivos de lista de reprodução da sua seleção, que podem ser usados por leitores, como amaroK, XMMS ou banshee.

Figura 14.15. Ripando CDs de áudio com o KAudioCreator

Ripando CDs de áudio com o KAudioCreator

14.3.3.4. Compactando CDs de áudio usando o Konqueror

Antes de iniciar o processo de ripagem propriamente dito com o Konqueror, configure o tratamento de CDs de áudio e o codificador Ogg Vorbis no Centro de Controle KDE. Selecione Som & Multimídia+CDs de Áudio. O módulo de configuração é dividido em três guias: Geral, Nomes e Codificador Ogg Vorbis. Normalmente, um dispositivo de CD adequado é detectado automaticamente. Não mude esse padrão, a menos que a detecção automática tenha falhado e você precise ajustar o dispositivo de CD manualmente. A correção de erros e a prioridade do codificador também podem ser definidas aqui. A guia Codificador Ogg Vorbis determina a qualidade da codificação. Para configurar a busca online de informações sobre álbuns, faixas e artistas para a sua ripagem de dados de áudio, selecione Adicionar Informações sobre Faixa.

Para iniciar o processo de ripagem, insira o CD na unidade de CD-ROM e digite audiocd:/ na barra Local. Em seguida, o Konqueror relaciona as faixas do CD e algumas pastas (consulte a Figura 14.16, “Ripando dados de áudio com o Konqueror” (↑Aplicativos)).

Figura 14.16. Ripando dados de áudio com o Konqueror

Ripando dados de áudio com o Konqueror

Para manter dados de áudio descompactados no disco, basta selecionar os arquivos .wav e arrastá-los até outra janela do Konqueror para copiá-los para o destino final. Para iniciar a codificação do Ogg Vorbis, arraste a pasta Ogg Vorbis ou arquivos dessa pasta para outra janela do Konqueror. A codificação começa logo que você solta a pasta Ogg Vorbis em seu destino.