18.7. smpppd como Assistente de Discagem

A maioria dos usuários domésticos não possui uma linha dedicada de conexão à Internet. Em vez disso, usam conexões por discagem. Dependendo da forma de discagem (ISDN ou DSL), a conexão é controlada por ipppd ou pppd. Basicamente, tudo que precisa ser feito para estabelecer a conexão é iniciar esses programas corretamente.

Se você tiver uma conexão com tarifa fixa que não gere custos adicionais para a conexão por discagem, basta iniciar o respectivo daemon. Controle a conexão por discagem com um applet KDE ou uma interface de linha de comando. Se o portal de Internet não for o host que você estiver usando, você poderá controlar a conexão por discagem por intermédio de um host de rede.

É aí que entra o smpppd. Ele oferece uma interface uniforme para programas auxiliares e funciona nas duas direções. Primeiro, ele programa o pppd ou ipppd necessário e controla suas propriedades de discagem. Em segundo lugar, disponibiliza diversos provedores aos programas do usuário e transmite informações sobre o atual status da conexão. Já que o smpppd também pode ser controlado por meio da rede, é adequado para controlar conexões por discagem à Internet a partir de uma estação de trabalho de uma sub-rede privada.

18.7.1. Configurando o smpppd

As conexões fornecidas pelo smpppd são automaticamente configuradas pelo YaST. Os programas por discagem KInternet e cinternet propriamente ditos também são pré-configurados. Configurações manuais somente são necessárias para configurar recursos adicionais do smpppd, como o controle remoto.

O arquivo de configuração do smpppd é o /etc/smpppd.conf. Por padrão, ele não habilita o controle remoto. As opções mais importantes desse arquivo de configuração são:

open-inet-socket = yes|no

Para controlar o smpppd por meio da rede, essa opção precisa ser definida como yes. A porta em que o smpppd realiza a escuta é a 3185. Se esse parâmetro for definido como yes, os parâmetros bind-address, host-range e password deverão ser definidos da mesma forma.

bind-address = ip

Se um host tiver diversos endereços IP, use esse parâmetro para determinar o endereço IP em que o smpppd deve aceitar conexões.

host-range = min ip max ip

O parâmetro host-range define uma faixa de rede. Os hosts cujos endereços IP se situam dentro dessa faixa recebem acesso ao smpppd. O acesso é recusado a todos os hosts localizados fora dessa faixa.

password = senha

Ao atribuir uma senha, limite os clientes a hosts autorizados. Como se trata de uma senha de texto simples, não é recomendável superestimar a segurança por oferecida. Se nenhuma senha for atribuída, todos os clientes terão permissão para acessar o smpppd.

slp-register = yes|no

Com esse parâmetro, o serviço smpppd pode ser anunciado na rede por meio do SLP.

Mais informações sobre o smpppd estão disponíveis nas páginas do manual smpppd(8) e smpppd.conf(5).

18.7.2. Configurando KInternet, cinternet e qinternet para Uso Remoto

KInternet, cinternet e qinternet podem ser usados para controlar um smpppd local ou remoto. O cinternet é o equivalente da linha de comando do KInternet gráfico. Em linhas gerais, como o qinternet é idêntico ao KInternet, mas não usa as bibliotecas do KDE, pode ser usado sem o KDE e deve ser instalado separadamente. Para preparar esses utilitários para uso com um smpppd remoto, edite o arquivo de configuração /etc/smpppd-c.conf manualmente ou com o KInternet. Esse arquivo usa três opções apenas:

sites = lista de sites

Indique aos front ends onde procurar o smpppd. Os front ends testam as opções na ordem especificada. A opção local ordena o estabelecimento de uma conexão ao smpppd local. O gateway aponta para um smpppd no gateway. A conexão deve ser estabelecida conforme especificações contidas em server, em config-file. O slp ordena aos front ends que se conectem a um smpppd encontrado por meio do SLP.

server = servidor

Especifique o host em que o smpppd deve ser executado.

password = senha

Insira a senha selecionada para o smpppd.

Se o smpppd estiver ativo, será possível acessá-lo, por exemplo, com cinternet --verbose --interface-list. Se você tiver dificuldades nesse ponto, consulte as páginas do manual smpppd-c.conf(5) e cinternet(8).