32.5. Solução de problemas

Esta seção abrange problemas freqüentes encontrados com o SCPM. Aprenda como eles podem ocorrer e como você pode resolvê-los.

32.5.1. O SCPM e o NetworkManager

O NetworkManager e o SCPM compartilham funcionalidade. Ambos integram a máquina em uma rede existente, ocultando essa transação do usuário. O NetworkManager trabalha dinamicamente e adapta-se a qualquer novo ambiente. O SCPM é usado para restaurar configurações de sistema definidas.

Usar o NetworkManager e o SCPM em paralelo não funciona de forma correta, pois o NetworkManager não fornece configurações que possam ser restauradas pelo SCPM. O SCPM funciona de forma excelente para qualquer pessoa que precisa de configurações reproduzíveis. Qualquer usuário privado que alterna constantemente entre redes (sem fio) deve considerar o uso do NetworkManager se a configuração de rede for o único componente que precise de ajuste.

Para usar o SCPM para o gerenciamento de configuração de rede, desabilite o NetworkManager.

32.5.2. Encerramento durante o processo de alternação

Às vezes, o SCPM pára de funcionar durante um procedimento de alternação. Isso pode ser causado por algum efeito externo, como uma interrupção do usuário, uma falha de energia ou mesmo um erro no próprio SCPM. Se isso ocorrer, uma mensagem de erro que declara que o SCPM está bloqueado será exibida na próxima vez que você iniciar o SCPM. Isso é para a segurança do sistema, pois os dados armazenados no seu banco de dados talvez sejam diferentes do estado do sistema. Para resolver essa questão, execute scpm recover. O SCPM executa todas as operações ausentes da execução anterior. Você também pode executar scpm recover -b, que tenta desfazer todas as operações já executadas da execução anterior. Se estiver usando o gerenciador de perfis do YaST, obtenha uma caixa de diálogo de recuperação na inicialização que oferece a execução dos comandos descritos acima.