28.4. Configurando clientes

Os clientes somente podem acessar o servidor Samba via TCP/IP. O NetBEUI e o NetBIOS via IPX não podem ser usados com o Samba.

28.4.1. Configurando um cliente Samba com o YaST

Configure um cliente Samba para acessar recursos (arquivos ou impressoras) no servidor Samba. Digite o domínio ou grupo de trabalho na caixa de diálogo Grupo de Trabalho Samba. Clique em Pesquisar para exibir todos os grupos ou domínios disponíveis, que podem ser selecionados com o mouse. Se você ativar Usar também informações SMB para a Autenticação de Linux, a autenticação do usuário será executada no servidor Samba. Após concluir todas as configurações, clique em Concluir para finalizar a configuração.

28.4.2. Windows 9x e ME

O Windows 9x e ME já vêm com suporte para TCP/IP. Entretanto, esse suporte não é instalado como o padrão. Para adicionar TCP/IP, vá até Painel de Controle+Sistema e escolha Adicionar+Protocolos+TCP/IP da Microsoft. Após reinicializar sua máquina com o Windows, procure o servidor Samba clicando duas vezes no ícone de área de trabalho do ambiente de rede.

[Tip]Dica

Para usar uma impressora no servidor Samba, instale a unidade da impressora padrão Apple-PostScript na versão correspondente do Windows. É melhor vincular essa unidade à fila de impressão do Linux, que aceita o Postscript como um formato de entrada.