33.6. O módulo Gerenciamento de energia YaST

O módulo de gerenciamento de energia YaST pode definir todas as configurações de gerenciamento de energia já descritas. Quando iniciado no Centro de Controle do YaST com Sistema+Gerenciamento de Energia, a primeira caixa de diálogo do módulo se abre (consulte a Figura 33.1, “Seleção de Esquema”).

Figura 33.1. Seleção de Esquema

Seleção de Esquema

Nesta caixa de diálogo, selecione os esquemas a usar na operação a bateria e na operação de CA. Para adicionar ou modificar os esquemas, clique em Editar Esquemas, que abre uma visão geral dos esquemas existentes como a da Figura 33.2, “Visão geral dos esquemas existentes”.

Figura 33.2. Visão geral dos esquemas existentes

Visão geral dos esquemas existentes

Na visão geral dos esquemas, selecione o esquema a modificar e clique em Editar. Para criar um novo esquema, clique em Adicionar. A caixa de diálogo que abre é a mesma nos dois casos e é mostrada na Figura 33.3, “Configurando um esquema”.

Figura 33.3. Configurando um esquema

Configurando um esquema

Primeiro, digite um nome adequado e uma descrição para o esquema novo ou editado. Determine se e como o desempenho da CPU deve ser controlado para este esquema. Decida se e em que medida o dimensionamento de freqüência e o throttling devem ser usados. Na caixa de diálogo seguinte para o disco rígido, defina uma Política de Standby para desempenho máximo ou para economia de energia. A Política de Acústica controla o nível de ruído do disco rígido (suportado por poucos discos rígidos). A Política de Resfriamento determina o método de resfriamento a ser usado. Infelizmente, este tipo de controle térmico raras vezes é suportado pelo BIOS. Leia /usr/share/doc/packages/powersave/powersave_manual.html#Thermal para aprender como usar o ventilador e métodos de resfriamento passivos.

As configurações globais de gerenciamento de energia também podem ser feitas da caixa de diálogo inicial usando Alerta de Bateria, Configurações ACPI ou Habilitar Suspend. Clique em Alerta de Bateria para acessar a caixa de diálogo do nível de carga de bateria, mostrada na Figura 33.4, “Nível de carga de bateria”.

Figura 33.4. Nível de carga de bateria

Nível de carga de bateria

O BIOS do seu sistema notifica o sistema operacional sempre que o nível de carga cai abaixo de certos limites configuráveis. Nesta caixa de diálogo, defina três limites: Alerta de Capacidade, Capacidade Baixa e Capacidade Crítica. Ações específicas são acionadas quando o nível de carga cai abaixo desses limites. Normalmente, os dois primeiros estados apenas acionam uma notificação para o usuário. O terceiro nível crítico aciona um shutdown, porque a energia restante não é suficiente para operação continuada do sistema. Selecione os níveis de carga adequados e as ações desejadas e clique em OK para retornar à caixa de diálogo de inicialização.

Figura 33.5. Configurações ACPI

Configurações ACPI

Acesse a caixa de diálogo para configurar os botões de ACPI usando Configurações ACPI. Isso é mostrado na Figura 33.5, “Configurações ACPI”. As configurações dos botões de ACPI determinam como o sistema deve responder a certos switches. Configure a resposta do sistema ao pressionar o botão de energia e o botão sleep e ao fechar a tampa do laptop. Clique em OK para concluir a configuração e retornar à caixa de diálogo inicial.

Clique em Habilitar Suspensão para inserir uma caixa de diálogo na qual determinar se e como os usuários deste sistema podem usar a funcionalidade suspender ou aguardar. Clique em OK para retornar à caixa de diálogo principal. Clique em OK novamente para sair do módulo e confirmar as suas configurações de gerenciamento de energia.