11.5. Configuração de aplicativos

Os aplicativos, assim como as ferramentas da linha de comando, dependem das filas de impressora existentes. Geralmente, não é necessário reconfigurar a impressora de um aplicativo específico porque provavelmente você conseguirá imprimir usando as filas disponíveis.

Para imprimir da linha de comando, digite lp-d nome da fila nome do arquivo, substituindo os nomes correspondentes do nome da fila e nome do arquivo.

Alguns aplicativos dependem do comando lp para imprimir. Nesse caso, digite o comando correto na caixa de diálogo do aplicativo, geralmente sem especificar nome do arquivo, por exemplo lp -dnome da fila. Para que isso funcione com programas KDE, habilite Impressão através de programa externo. Caso contrário, você não poderá digitar o comando de impressão.

Ferramentas como o xpp e o programa kprinter do KDE oferecem uma interface gráfica que permite escolher filas e definir opções padrão do CUPS e específicas da impressora disponibilizadas por meio do arquivo PPD. Você pode usar o kprinter como interface de impressão padrão de aplicativos não KDE especificando kprinter ou kprinter--stdin como comando de impressão nas caixas de diálogo desses aplicativos. O comportamento do aplicativo determinará o comando a ser escolhido. Se configurado corretamente, o aplicativo deverá chamar a caixa de diálogo kprinter sempre que uma tarefa de impressão for emitida. Por isso, você pode usar a caixa de diálogo para selecionar uma fila e definir outras opções de impressão. Isso requer que a configuração de impressão do próprio aplicativo não conflite com a do kprinter, e que as opções de impressão somente sejam modificadas por meio de kprinter depois que este seja habilitado.