1.2. Processamento de texto com o Writer

Figura 1.1. OpenOffice.org Writer

OpenOffice.org Writer

Há duas maneiras de criar um documento. Para criar um documento totalmente novo, use Arquivo+Novo+Documento de texto. Para utilizar um formato padrão e elementos predefinidos em seus documentos, use um assistente. Os assistentes são pequenos utilitários que permitem tomar algumas decisões básicas e criar um documento “pronto para o uso” a partir de um modelo. Por exemplo, para criar uma carta comercial, selecione Arquivo+Assistentes+Carta. Usando as caixas de diálogo do assistente, crie um documento básico com facilidade usando um formato padrão. Uma caixa de diálogo de assistente é mostrada na Figura 1.2, “Um assistente do OpenOffice.org” (↑Aplicativos).

Figura 1.2. Um assistente do OpenOffice.org

Um assistente do OpenOffice.org

Digite texto na janela do documento de acordo com sua preferência. Use a barra de ferramentas Formatação ou o menu Formato para ajustar a aparência do documento. Use o menu Arquivo ou os botões pertinentes da barra de ferramentas para imprimir e gravar o documento. Com as opções de Inserir, adicione itens extras ao documento, como uma tabela, uma imagem ou um gráfico.

1.2.1. Selecionando texto

Para selecionar texto, clique no início da seleção desejada e, com o botão do mouse pressionado, mova o cursor até o fim da seleção (que pode ser caracteres, linhas ou parágrafos inteiros). Solte o botão quando todo o texto desejado estiver selecionado. Enquanto estiver selecionado, o texto será exibido com as cores invertidas. Clique o botão direito do mouse na seleção para abrir um menu de contexto. Use o menu de contexto para mudar a fonte, o estilo e outras propriedades do texto.

O texto selecionado pode ser cortado ou copiado para a área de transferência. O texto cortado ou copiado pode ser colado de volta em outro local do documento. Use o menu de contexto, Editar, ou os ícones da barra de ferramentas pertinentes para acessar essas funções.

1.2.2. Navegando em documentos grandes

O Navegador exibe informações sobre o conteúdo dos documentos. Ele também permite que você acesse rapidamente os diversos elementos incluídos. Por exemplo, use o Navegador para ter uma visão geral de todos os capítulos ou para ver uma lista das imagens incluídas no documento. Para abri-lo, selecione Editar+Navegador ou pressione F5. A Figura 1.3, “Navegador no Writer” (↑Aplicativos) mostra o Navegador em ação. Os elementos relacionados no Navegador variam de acordo com o documento carregado no Writer.

Figura 1.3. Navegador no Writer

Navegador no Writer

1.2.3. Formatando com estilos

A caixa de diálogo que se abre com Formato+Estilos e formatação pode ajudá-lo a formatar o texto de inúmeras maneiras. Se você definir Automático na lista suspensa na parte inferior dessa caixa de diálogo, o OpenOffice.org oferecerá uma seleção de estilos adaptados à tarefa em questão. Se você selecionar Todos os Estilos, o Estilista oferecerá todos os estilos do grupo ativo. Selecione os grupos com os botões da parte superior.

Quando você usa esse método para formatar seu texto, chamado formatação automática, o texto não é formatado diretamente. Em vez disso, um estilo é aplicado. O estilo pode ser modificado com facilidade, automaticamente resultando em uma mudança de formatação de todo o texto ao qual ele está atribuído.

Para atribuir um estilo a um parágrafo, selecione o estilo a ser usado e clique no ícone em forma de lata de tinta em Estilos e formatação. Clique nos parágrafos aos quais o estilo será atribuído. Para interromper a atribuição de estilo, pressione a tecla Esc ou clique no ícone de tinta novamente.

Crie com facilidade seus próprios estilos formatando um parágrafo ou caractere como desejar, usando o menu Formatar ou a barra de ferramentas. Selecione o item formatado do qual o estilo deve ser copiado. Em seguida, clique e mantenha pressionado o botão à direita da lata de tinta em Estilos e formatação e selecione Novo estilo a partir da seleção no menu que é aberto. Digite um nome para o estilo e clique em OK. Esse estilo pode então ser aplicado a outros textos.

Para mudar detalhes de um estilo, selecione o estilo na lista, clique o botão direito do mouse nele e selecione Modificar no menu. Será aberta uma caixa de diálogo com todas as possíveis propriedades de formatação disponíveis para modificação.