21.2. Configurando clientes NIS

Use o módulo Cliente NIS para configurar uma estação de trabalho para usar o NIS. Selecione se o host possui um endereço IP estático ou se recebe um emitido pelo DHCP. O DHCP também pode fornecer o domínio NIS e o servidor NIS. Para obter mais informações sobre o DHCP, consulte o Capítulo 23, DHCP. Se um endereço IP estático for usado, especifique o domínio NIS e o servidor NIS manualmente. Consulte a Figura 21.6, “Definindo o domínio e o endereço de um servidor NIS”. Procurar faz o YaST procurar um servidor NIS ativo em toda a rede. Dependendo do tamanho da rede local, esse pode ser um processo demorado. Broadcast solicita um servidor na rede local quando não há resposta dos servidores especificados.

Você também pode especificar vários servidores, digitando seus endereços em Endereços IP dos servidores NIS e separando-os com espaços.

Dependendo da instalação local, você também poderá ativar o automounter. Essa opção também instala softwares adicionais, se necessário.

Nas configurações avançadas, desabilite a opção Responder aos Hosts Remotos para que outros hosts não possam consultar o servidor usado pelo seu cliente. Ao marcar a opção Servidor Estragado, o cliente poderá receber respostas de um servidor que se comunica por uma porta sem privilégio. Para obter mais informações, consulte man ypbind.

Ao terminar suas configurações, clique em Concluir para gravá-las e retornar ao centro de controle do YaST.

Figura 21.6. Definindo o domínio e o endereço de um servidor NIS

Definindo o domínio e o endereço de um servidor NIS