22.3. Exportando sistemas de arquivos com o YaST

Com o YaST, transforme um host de sua rede em um servidor NFS — um servidor que exporta diretórios e arquivos para todos os hosts aos quais ele concede acesso. Isso poderia ser feito para fornecer aplicativos a todos os membros de um grupo, sem instalá-los localmente em cada um dos hosts. Para instalar um servidor como esse, inicie o YaST e selecione Serviços de Rede+Servidor NFS. Uma caixa de diálogo como a da Figura 22.2, “Ferramenta de configuração do servidor NFS” é exibida.

Figura 22.2. Ferramenta de configuração do servidor NFS

Ferramenta de configuração do servidor NFS

Em seguida, ative Iniciar Servidor NFS e clique em Próximo. No campo de texto superior, digite os diretórios a serem exportados. Abaixo, digite os hosts que devem ter acesso a eles. Essa caixa de diálogo é mostrada na Figura 22.3, “Configurando um servidor NFS com o YaST”. Há quatro opções que podem ser configuradas para cada host: host único, grupos de rede, curingas e redes IP. Uma explicação mais detalhada dessas opções é fornecida por man exports. Sair conclui a configuração.

Figura 22.3. Configurando um servidor NFS com o YaST

Configurando um servidor NFS com o YaST
[Important]Configuração automática de firewall

Se um firewall estiver ativo no seu sistema (SuSEfirewall2), o YaST adaptará sua configuração para o servidor NFS habilitando o serviço nfs quando Abrir Portas no Firewall for selecionado.