24.3. Configurando um relógio de referência local

O pacote de software xntp contém drivers para conectar relógios de referência local. Uma lista de relógios suportados está disponível no pacote xntp-doc no arquivo /usr/share/doc/packages/xntp-doc/html/refclock.htm. Cada driver está associado a um número. No xntp, a configuração real ocorre através de pseudo IPs. Os relógios são inseridos no arquivo /etc/ntp.conf como se existissem na rede. Para este propósito, endereços IP especiais são atribuídos a eles na forma 127.127.t.u. Aqui, t representa o tipo de relógio e determina o driver a ser usado e u para unidade, que determina a interface usada.

Normalmente, os drivers individuais têm parâmetros especiais que descrevem detalhes de configuração. O arquivo /usr/share/doc/packages/xntp-doc/html/driverNN.htm (onde NN é o número do driver) fornece informações sobre o tipo específico de relógio. Por exemplo, o relógio “type 8” (relógio controlado por rádio na interface serial) exige um modo adicional que especifica o relógio de forma mais precisa. O módulo de recebimento Conrad DCF77, por exemplo, tem o modo 5. Para usar este relógio como referência preferida, especifique a palavra-chave prefer. A linha do servidor completa para um módulo de recebimento Conrad DCF77 seria:

server 127.127.8.0 mode 5 prefer

Outros relógios seguem o mesmo padrão. Seguindo a instalação do pacote xntp-doc, a documentação para o xntp está disponível no diretório /usr/share/doc/packages/xntp-doc/html. O arquivo /usr/share/doc/packages/xntp-doc/html/refclock.htm fornece links para as páginas do driver descrevendo os parâmetros do driver.