24.2. Configurando o xntp na rede

A forma mais fácil de usar um servidor de horário na rede é definir parâmetros de servidor. Por exemplo, se um servidor de horário chamado ntp.example.com for alcançável a partir da rede, adicione seu nome ao arquivo /etc/ntp.conf adicionando a linha server ntp.example.com. Para adicionar mais servidores de horário, insira linhas adicionais com o servidor de palavras-chave. Após inicializar o xntpd com o comando rcntpd start, leva aproximadamente uma hora até que o horário esteja estabilizado e o arquivo de registro para corrigir o relógio do computador local seja criado. Com o arquivo de registro, o erro sistemático do relógio do hardware pode ser computado assim que o computador for ligado. A correção é usada imediatamente, resultando em uma estabilidade maior do horário do sistema.

Há duas maneiras possíveis de usar o mecanismo NTP como um cliente: Primeiro, o cliente pode consultar o horário a partir de um servidor conhecido em intervalos regulares. Com vários clientes, esta abordagem pode causar uma carga alta no servidor. Segundo, o cliente pode esperar por transmissões de NTP enviadas por servidores de horário de transmissão na rede. Esta abordagem tem a desvantagem de que a qualidade do servidor é desconhecida e um servidor transmitindo a informação errada pode causar problemas graves.

Se o horário for obtido através de uma transmissão, você não precisará do nome do servidor. Neste caso, insira a linha broadcastclient no arquivo de configuração /etc/ntp.conf. Para usar um ou mais servidores de horário conhecidos exclusivamente, insira seus nomes na linha iniciando com servers.