30.2. Hardware móvel

O SUSE Linux dá suporte à detecção automática de dispositivos de armazenamento móveis no Firewire (IEEE 1394) ou USB. O termo dispositivo de armazenamento móvel se aplica a qualquer tipo de disco rígido Firewire ou USB, unidade flash USB ou câmera digital. Esses dispositivos são automaticamente detectados e configurados por meio do sistema hotplug logo que são conectados ao sistema pela interface correspondente. O subfs e o submount asseguram a montagem dos dispositivos nos locais correspondentes no sistema de arquivos. O usuário é totalmente poupado da montagem e desmontagem manuais encontradas em versões anteriores do SUSE Linux. Um dispositivo pode ser simplesmente desconectado quando não houver nenhum programa acessando-o.

Discos rígidos externos (USB e Firewire)

Logo após o correto reconhecimento de um disco rígido externo pelo sistema, seu ícone aparece em Meu Computador (KDE) ou em Computador (GNOME), na lista de unidades montadas. Clique no ícone para exibir o conteúdo da unidade. É possível criar pastas e arquivos aqui, além de editá-los ou apagá-los. Para mudar o nome que um disco rígido recebeu do sistema, clique o botão direito do mouse no ícone e selecione o item correspondente no menu. Essa mudança de nome é limitada à exibição no gerenciador de arquivos. O descritor através do qual o dispositivo é montado em /media permanece não afetado por isso.

Unidades flash USB

Esses dispositivos são tratados pelo sistema como discos rígidos externos. Também nesses dispositivos é possível renomear as entradas do gerenciador de arquivos.

Câmeras digitais (USB e Firewire)

As câmeras digitais reconhecidas pelo sistema também aparecem como unidades externas na visão geral do gerenciador de arquivos. O KDE permite a leitura e o acesso às imagens no URL camera:/. Essas imagens podem ser processadas com o Digikam ou o GIMP. Ao usar o GNOME, o Nautilus exibe as imagens em sua própria pasta. Um utilitário simples de processamento e gerenciamento de imagens é o f-spot. O processamento avançado de fotos é feito com o GIMP. Para obter mais detalhes sobre câmeras digitais e sobre o gerenciamento de imagens, consulte Capítulo 18, Câmeras digitais e Linux (↑Aplicativos).