30.3. Telefones celulares e PDAs

Tanto um sistema de desktop como um laptop podem se comunicar com um telefone celular via Bluetooth ou IrDA. Alguns modelos dão suporte aos dois protocolos; outros, somente a um dos dois. As áreas de uso dos dois protocolos e a documentação ampliada correspondente já foram citadas em Seção 30.1.3.3, “Comunicação sem fio”. A configuração desses protocolos nos telefones celulares é descrita nos respectivos manuais. A configuração do componente Linux é descrita na Seção 34.2, “Bluetooth” e Seção 34.3, “Transmissão de dados infravermelhos”.

O suporte à sincronização com dispositivos portáteis fabricados pela Palm, Inc., já vem incorporado ao Evolution e ao Kontact. Nos dois casos, a conexão inicial com o dispositivo é facilmente realizada com um assistente. Após a configuração do suporte para Palm Pilots, é necessário determinar que tipo de dados deve ser sincronizado (endereços, compromissos etc.). Ambos os aplicativos de groupware são descritos em Aplicativos.

O programa KPilot, conforme integração no Kontact, também está disponível como um utilitário independente. É descrito em Aplicativos. O programa KitchenSync também está disponível para a sincronização de dados de endereços.