1.6. Desenvolvimento de software

Esta seção apresenta IDEs do Linux, kits de ferramentas, ferramentas de desenvolvimento e 
sistemas de controle de versão para desenvolvimento de software profissional.

Tabela 1.6. Desenvolvimento de software para Windows e Linux

Tarefa

Aplicativo Windows

Aplicativo Linux

Ambientes de desenvolvimento integrados

Borland C++, Delphi, Visual Studio, .NET

KDevelop, Eric, Eclipse, MonoDevelop, Anjuta

Kits de ferramenta

MFC, Qt, GTK

Qt, GTK

Compiladores

VisualStudio

GCC

Ferramentas de depuração

Visual Studio

GDB, valgrind

Designer de GUI

Visual Basic, Visual C++

Glade, Qt Designer

Sistemas de controle de versão

Clearcase, Perforce, SourceSafe

CVS, Subversion

KDevelop

O KDevelop permite que você grave programas para linguagens diferentes (C/C++, Python, Perl etc.). Ele inclui um browser de documentação, um editor de código-fonte com realce de sintaxe, uma GUI para o compilador e muito mais. Encontre mais informações em http://www.kdevelop.org.

Eclipse

A Plataforma Eclipse foi desenvolvida para construir ambientes de desenvolvimento integrados que podem ser estendidos com plug-ins personalizados. A distribuição base também contém um ambiente de desenvolvimento Java completo. Encontre mais informações em http://www.eclipse.org.

MonoDevelop

O Mono Project é uma iniciativa de desenvolvimento aberto que trabalha para desenvolver uma versão Unix de código-fonte aberto da plataforma de desenvolvimento .NET. O seu objetivo é possibilitar que os desenvolvedores Unix construam e distribuam aplicativos .NET compatíveis com várias plataformas. O MonoDevelop complementa o desenvolvimento do Mono com um IDE. Encontre mais informações sobre o MonoDevelop em http://www.monodevelop.com/.

Anjuta

O Anjuta é um IDE usado para o desenvolvimento de aplicativo GNOME/GTK. Ele inclui um editor com formatação automática, complementação e realce de código. Além do GTK, ele suporta desenvolvimento Perl, Pascal e Java. Um depurador baseado em GDB também está incluído. Encontre mais informações sobre o Anjuta em http://anjuta.sourceforge.net.

Eric

O Eric é um IDE otimizado para desenvolvimento Python e Python-Qt. Encontre mais informações sobre o Eric em http://www.die-offenbachs.de/detlev/eric3.html.

Qt

O Qt é uma biblioteca de programa usada para o desenvolvimento de aplicativos com interfaces gráficas de usuário. Ele possibilita que você desenvolva programas profissionais rapidamente. Além do Linux, a biblioteca do Qt está disponível para vários sistemas Unix e até mesmo para Windows e Macintosh. Além disso, é possível gravar programas que podem ser facilmente adaptados para essas plataformas. Encontre mais informações em http://www.trolltech.com. Vinculações de linguagem para o desenvolvimento do Qt estão resumidas em http://developer.kde.org/language-bindings/.

GTK

O GTK é um kit de ferramentas multiplataforma destinado à criação de interfaces gráficas de usuário. Ele é usado para todos os aplicativos GNOME, The GIMP e muitos outros. O GTK foi desenvolvido para suportar diversas linguagens além do C/C++. Originalmente, ele foi escrito para o GIMP, por isso o nome “GIMP Toolkit.” Encontre mais informações em http://www.gtk.org. Vinculações de linguagem para o GTK estão resumidas em http://www.gtk.org/bindings.html.

GCC

O GCC é uma coleção de compiladores com front ends para várias linguagens de programação. Veja uma lista completa de recursos e uma documentação abrangente em http://gcc.gnu.org.

GDB

O GDB é uma ferramenta de depuração para programas escritos em várias linguagens de programação. Encontre mais informações sobre o GDB em http://www.gnu.org/software/gdb/gdb.html.

Valgrind

O Valgrind é uma suíte de programas para depuração e criação de perfis de aplicativos x86. Encontre mais informações sobre o Valgrind em http://valgrind.org/info/.

Glade

O Glade é um construtor de interfaces de usuário para desenvolvimento de ambientes GNOME e GTK. Assim como o suporte ao GTK, ele oferece suporte a C, C++, C#, Perl, Python, Java e outros. Encontre mais informações sobre o Glade em http://glade.gnome.org/.

Qt Designer

O Qt Designer é um construtor de interfaces de usuário e formatos para o desenvolvimento de ambientes Qt e KDE. Ele pode ser executado como parte do KDevelop IDE ou no modo independente. O QtDesigner pode ser executado no Windows e até mesmo ser integrado à suíte de desenvolvimento do Visual Studio. Encontre mais informações sobre o Qt Designer em http://www.trolltech.com/products/qt/designer.html.

CVS

O CVS (Concurrent Versions System - Sistema de Versões Simultâneas) é um dos mais importantes sistemas de controle de versão para código-fonte aberto. Ele é um front end para o RCS (Revision Control System - Sistema de Controle de Revisão) incluído nas distribuições padrão do Linux. Leia mais sobre o CVS na Referência. Encontre mais informações na home page http://www.cvshome.org/.

Subversion

O Subversion funciona da mesma forma que o CVS, porém, com mais aprimoramentos, como movimentação, renomeação e anexação de meta-informações em arquivos e diretórios. Leia mais informações sobre o Subversion na Referência ou consulte a home page http://subversion.tigris.org/.