1.3. Multimídia

A seção a seguir apresenta os aplicativos de multimídia mais comuns para o Linux. Conheça os leitores de mídia, as soluções para edição de som e as ferramentas de edição de vídeo.

Tabela 1.3. Software multimídia para Windows e Linux

Tarefa

Aplicativo Windows

Aplicativo Linux

Leitor de CD de áudio

CD Player, Winamp, Windows Media Player

KsCD, Grip, Banshee

Gravador de CD

Nero, Roxio Easy CD Creator

K3b

Reprodutor de CD

WMPlayer

Grip, kaudiocreator, Sound Juicer, Banshee

Leitor de áudio

Winamp, Windows Media Player, iTunes

amaroK, XMMS, Rhythmbox, Banshee

Leitor de vídeo

Winamp, Windows Media Player

Kaffeine, MPlayer, Xine, XMMS, Totem

Editor de áudio

SoundForge, Cooledit, Audacity

Audacity

Mixagem de som

sndvol32

alsamixer, Kmix

Notação de música

Finale, SmartScore, Sibelius

LilyPond, MusE, Noteedit, Rosegarden

Criador e editor de vídeo

Windows Movie Maker, Adobe Premiere, Media Studio Pro, MainActor

MainActor, Kino

Viewer de TV

AVerTV, PowerVCR 3.0, CinePlayer DVR

xawtv (analógico), motv (analógico), xawtv4, tvtime, kdetv, zapping, Kaffeine

KsCD

O KsCD é um pequeno e compacto aplicativo leitor de CD para a área de trabalho do KDE. A sua interface de usuário lembra muito as interfaces de hardware dos leitores de CD normais, garantindo facilidade de uso. O KsCD suporta o CDDB, permitindo que você consiga qualquer informação de faixa e álbum da Internet ou do sistema de arquivos local. Encontre mais informações em http://docs.kde.org/en/3.3/kdemultimedia/kscd/.

Grip

O Grip oferece funcionalidades de leitor e reprodutor de CD para a área de trabalho do GNOME. Ele suporta buscas CDDB para informações sobre faixas e álbuns. A ripagem pode ser feita com recursos internos de cdparanoia ou através de reprodutores externos. Encontre mais informações em http://www.nostatic.org/grip/.

Sound Juicer

O Sound Juicer é um reprodutor de CDs compacto para a área de trabalho do GNOME. Encontre mais informações sobre o Sound Juicer em http://www.burtonini.com/blog/computers/sound-juicer.

Banshee

O Banshee é uma jukebox digital muito parecida com o iTunes.

K3b

O K3b é uma ferramenta de criação de mídia com vários recursos. Crie projetos de CD e DVD de dados, áudio ou vídeo com o recurso de arrastar e soltar. Encontre mais informações sobre o K3b em http://www.k3b.org/ ou consulte o Capítulo 16, K3b — Gravando CDs ou DVDs (↑Aplicativos).

Kaffeine

O Kaffeine é um aplicativo de multimídia versátil que suporta uma grande variedade de formatos de áudio e vídeo, incluindo Ogg Vorbis, WMV, MOV e AVI. Importe e edite listas de reprodução de vários tipos, crie capturas de tela e grave streaming de mídia em sua unidade de disco rígido local. Encontre mais informações sobre o Kaffeine em http://kaffeine.sourceforge.net/.

Totem

O Totem é um aplicativo reprodutor de filmes para a área de trabalho do GNOME. Ele suporta Shoutcast, m3u, asx, SMIL e listas de reprodução ra, além de permitir que você use os controles do teclado e reproduza uma grande variedade de formatos de áudio e vídeo. Encontre mais informações sobre o Totem em http://www.gnome.org/projects/totem/.

amaroK

O leitor de mídia amaroK aceita vários formatos de áudio e reproduz transmissões de streaming de áudio de estações de rádio da Internet. O programa usa todos os tipos de arquivos suportados pelo servidor de som, agindo como backend, atualmente aRts ou GStreamer. Encontre mais informações sobre o amaroK emhttp://amarok.kde.org/ ou consulte a Seção 14.2.1, “amaroK” (↑Aplicativos).

XMMS

O XMMS é a escolha tradicional para a reprodução multimídia. Ele é voltado para a reprodução de músicas e oferece suporte para reprodução de CDs e arquivos Ogg Vorbis. Os usuários do Winamp se adaptarão rapidamente ao XMMS devido à semelhança dos dois programas. Encontre mais informações sobre o XMMS em http://www.xmms.org/ ou consulte a Seção 14.2.3, “XMMS” (↑Aplicativos).

Rhythmbox

O Rhythmbox é um leitor de mídia poderoso e com vários recursos para a área de trabalho do GNOME. Ele permite que você organize e pesquise sua coleção de músicas utilizando listas de reprodução e ainda suporta rádio da Internet. Encontre mais informações sobre o Rhythmbox em http://www.gnome.org/projects/rhythmbox/.

Audacity

O Audacity é uma ferramenta eficiente e gratuita de edição de som. Grave, edite e reproduza qualquer arquivo Ogg Vorbis ou WAV. Faça a mixagem de faixas do jeito que quiser, aplique efeitos e exporte o resultado para arquivos WAV ou Ogg Vorbis. Encontre mais informações sobre o Audacity em http://audacity.sourceforge.net/ ou consulte a Seção 14.4, “Gravação no disco rígido com o Audacity” (↑Aplicativos).

LilyPond

O LilyPond é um editor gratuito de partituras. Como o seu formato de entrada é baseado em texto, você pode usar qualquer editor de textos para criar partituras. Os usuários não precisam se preocupar com questões de formatação ou notação, como espaçamento, quebra de linhas ou conflitos polifônicos. Todos esses problemas são resolvidos automaticamente pelo LilyPond. Ele suporta várias notações especiais, como nomes de acordes e tablaturas. O resultado pode ser exportado para PNG, TeX, PDF, PostScript e MIDI. Encontre mais informações sobre o LilyPond em http://lilypond.org/web/.

MusE

O objetivo do MusE é ser um estúdio virtual completo de várias faixas para Linux. Encontre mais informações sobre o MusE em http://www.muse-sequencer.org/index.php.

Noteedit

O Noteedit é um poderoso editor de pontuação para o Linux. Utilize-o para criar folhas de notas e exportar e importar pontuações para vários formatos e a partir destes, como MIDI, MusicXML e LilyPond. Encontre mais informações sobre o Noteedit em http://developer.berlios.de/projects/noteedit/

Rosegarden

O Rosegarden é um ambiente gratuito de composição e edição de música. Ele apresenta um seqüenciador de áudio e MIDI e um editor de pontuação. Encontre mais informações sobre o Rosegarden em http://rosegardenmusic.com/

MainActor

O MainActor é um software de criação de vídeo totalmente ornamentado. Como existe uma versão para Windows desse software, a transição do Windows é fácil. Encontre mais informações sobre o MainActor em http://www.mainactor.com/.

xawtv e motv

O xawtv é um aplicativo de viewer de TV e gravador que suporta TV analógica. O motv é basicamente a mesma coisa que o xawtv, mas com uma interface de usuário um pouco diferente. Encontre mais informações sobre o projeto xawtv em http://linux.bytesex.org/xawtv/.

xawtv4

O xawtv4 é um sucessor do aplicativo xawtv. Ele suporta transmissões de áudio e vídeo digital e analógica. O pacote do xawtv4 contém vários aplicativos úteis além do viewer de TV: pia4 (um reprodutor de filmes controlado por linha de comando para streaming gravado pelo xawtv4), mtt4 (um browser de texto de vídeo), alexplore (um scanner de canal DVB; interno), dvbradio (um reprodutor de rádio DVB; precisa de uma exploração de canal inicial) e dvbrowse (um browser EPG). Para obter mais informações, consulte http://linux.bytesex.org/xawtv/.

tvtime

O tvtime é um viewer de TV compacto que suporta TV analógica. Encontre mais informações sobre o tvtime, incluindo um guia completo de uso, em http://tvtime.sourceforge.net/.

kdetv

Um aplicativo de viewer de TV e gravador para a área de trabalho do KDE que suporta transmissão de TV analógica. Encontre mais informações sobre o kdetv na seção http://www.kdetv.org/.

zapping

Um aplicativo de viewer de TV e gravador para a área de trabalho do GNOME que suporta transmissão de TV analógica. Encontre mais informações sobre o Zapping em http://zapping.sourceforge.net/cgi-bin/view/Main/WebHome.