1.4. Gráficos

A seção a seguir apresenta algumas das soluções de software Linux para trabalhos gráficos. Entre elas estão aplicativos simples de desenho, assim como ferramentas de edição de imagem com vários recursos e eficientes programas de renderização e animação.

Tabela 1.4. Software gráfico para Windows e Linux

Tarefa

Aplicativo Windows

Aplicativo Linux

Edição gráfica simples

MS Paint

The GIMP, Krita

Edição gráfica profissional

Adobe Photoshop, Paint Shop Pro, Corel PhotoPaint, The GIMP

The GIMP, Krita

Criação de gráficos vetoriais

Adobe Illustrator, CorelDraw, OpenOffice.org Draw, Freehand

OpenOffice.org Draw, Inkscape, Dia

Edição SVG

WebDraw, Freehand, Adobe Illustrator

Inkscape, Dia, Karbon14, Kivio

Criação de gráficos 3D

3D Studio MAX, Maya, POV-Ray, Blender

POV-Ray, Blender, KPovmodeler

Gerenciamento de fotografias digitais

Software fornecido pelo fabricante da câmera

Digikam, F-Spot

Digitalização

Vuescan

Vuescan, The GIMP

Visualização de imagens

ACDSee

gwenview, gThumb, Eye of Gnome

O GIMP

O GIMP é a alternativa de código-fonte aberto para o Adobe Photoshop. A sua lista de recursos concorre com a lista do Photoshop; portanto, ele é adequado para a manipulação profissional de imagens. Existe até uma versão do GIMP disponível para Windows. Encontre mais informações em http://www.gimp.org/ ou consulte o Capítulo 19, Manipulando gráficos com o GIMP (↑Aplicativos).

Krita

O Krita é a resposta do KOffice para o Adobe Photoshop e The GIMP. Ele pode ser usado para criação e edição de imagens com base em pixel. Suas soluções incluem vários recursos avançados de edição de imagem que você normalmente esperaria do Adobe Photoshop ou The GIMP. Encontre mais informações em http://www.koffice.org/krita.

Dia

O Dia é um aplicativo que pretende ser o equivalente Linux do Visio. Ele suporta vários tipos de diagramas especiais, como gráficos de rede ou UML. Os formatos de exportação incluem SVG, PNG e EPS. Para suportar os seus próprios tipos de diagramas personalizados, forneça as novas formas em um formato XML especial. Encontre mais informações sobre o Dia em http://www.gnome.org/projects/dia/.

Inkscape

O Inkscape é um editor SVG gratuito. Os usuários do Adobe Illustrator, Corel Draw e Visio podem encontrar uma variedade semelhante de recursos e uma interface de usuário familiar no Inkscape. Entre seus recursos estão exportação SVG para PNG, layering, transformação, gradientes, agrupamento de objetos e mais. Encontre mais informações sobre o Inkscape em http://www.inkscape.org/.

Karbon14

O Karbon14 é um aplicativo de gráfico vetorial integrado ao KOffice. Encontre mais informações em http://www.koffice.org/karbon/.

Kivio

O Kivio é um aplicativo de criação de fluxogramas que integra a suíte do KOffice. Os antigos usuários do Visio se sentirão familiarizados com a aparência e o funcionamento do Kivio. Encontre mais informações sobre o Kivio em http://www.koffice.org/kivio/.

POV-Ray

O Persistence do Vision Raytracer cria imagens tridimensionais e foto-realísticas utilizando uma técnica de renderização chamada traçamento de raio. Como existe uma versão para Windows do POV-Ray, não vai demorar muito até que os usuários do Windows mudem para a versão Linux desse aplicativo. Encontre mais informações sobre o POV-Ray em http://www.povray.org/.

Blender

O Blender é uma poderosa ferramenta de renderização e animação disponível em várias plataformas, incluindo Windows, MacOS e Linux. Encontre mais informações sobre o Blender em http://www.blender3d.com/.

KPovmodeler

O KPovmodeler é um aplicativo front end do POV-Ray que se integra à área de trabalho do KDE. Com o KPovmodeler, os usuários não precisam ter um conhecimento detalhado de scripts POV-Ray, pois o aplicativo traduz a linguagem POV-Ray de uma maneira simples para um bom entendimento da visualização em forma de árvore. Scripts POV-Ray nativos também podem ser importados para o KPovmodeler. Encontre mais informações em http://www.kpovmodeler.org.

Digikam

O Digikam é uma ferramenta inteligente de gerenciamento de fotos digitais para a área de trabalho do KDE. A importação e organização de suas imagens digitais é agora uma questão de poucos cliques. Crie álbuns e adicione marcadores para evitar que você copie imagens para subdiretórios diferentes e, eventualmente, as exporte para o seu site na Web. Encontre mais informações sobre o Digikam em http://digikam.sourceforge.net/Digikam-SPIP/ e na Seção 18.4, “Usando o Digikam” (↑Aplicativos).

f-spot

O f-spot é uma ferramenta flexível de gerenciamento de fotos digitais para a área de trabalho do GNOME. Ele permite que você crie e gerencie álbuns, suporta várias opções de exportação, como páginas HTML, ou a gravação de arquivos de imagens em CD. Encontre mais informações sobre o f-spot em http://www.gnome.org/projects/f-spot/ e no Capítulo 17, Usando o f-spot (↑Aplicativos).

Gwenview

O Gwenview é um viewer de imagens simples para o KDE. Ele apresenta uma janela de árvore de pastas e uma janela de lista de arquivos que permite navegação fácil pela hierarquia de arquivos. Encontre mais informações em http://gwenview.sourceforge.net/home/.

gThumb

O gThumb é um viewer de imagem, browser e organizador para a área de trabalho do GNOME. Ele suporta a importação de suas imagens digitais via gphoto2, possibilitando que você realize transformações e modificações básicas e permitindo que marque suas imagens para criar álbuns correspondentes a determinadas categorias. Encontre mais informações sobre o gThumb em http://gthumb.sourceforge.net/.

Eye of Gnome (eog)

O Eye of Gnome é um aplicativo viewer de imagens que faz parte da suíte do GNOME Office. Encontre mais informações em http://www.gnome.org/gnome-office/eog.shtml.