12.3. Realização de chamada

Depois que o Linphone estiver configurado corretamente, será muito fácil fazer uma chamada. Dependendo do tipo de chamada (consulte a Seção 12.1.2, “Determinação do tipo de conexão” (↑Aplicativos) para obter referências), os procedimentos de chamada são um pouco diferentes.

  1. Inicie o Linphone utilizando o menu ou uma linha de comando.

  2. Digite o endereço SIP da outra parte no prompt SIP address (Endereço SIP). O endereço deve ser parecido com sip:nome_usuário@nome_domínio ou nome_usuário@nome_host, para chamadas diretas locais, ou nome_usuário@servidor_sip ou id_usuário@servidor_sip, para chamadas em proxy ou chamadas que utilizam os serviços de um provedor SIP.

  3. Se estiver utilizando um provedor de serviço SIP ou um proxy, selecione o proxy ou provedor apropriado em Proxy to use (Proxy a ser utilizado) e forneça a data de autenticação solicitada por este proxy.

  4. Clique em Call or Answer (Ligar ou Atender) e espere que a outra parte atenda ao telefone.

  5. Assim que terminar ou quiser terminar a chamada, clique em Release or Refuse (Liberar ou Recusar) e saia do Linphone.

Se precisar ajustar os parâmetros de som durante a chamada, clique em Show more (Mais informações) para exibir quatro guias contendo mais opções. A primeira contém as opções Sound (Som) para o Playback level (Nível de reprodução) e Recording level (Nível de gravação). Use os controles deslizantes para ajustar os volumes de acordo com a sua necessidade.

A guia Presence (Presença) permite que você defina o seu status online. Essas informações podem ser retransmitidas para qualquer pessoa que tentar contatá-lo. Se você está fora permanentemente e deseja informar isso à pessoa que ligar, apenas marque a opção Away (Ausente). Se você está apenas ocupado, mas deseja que a outra parte ligue novamente, marque a opção Busy, I'll be back in ... min (Ocupado, estarei de volta em ... min) e especifique por quanto tempo não poderá ser contatado. Quando estiver disponível novamente, retorne o status para o padrão, Reachable (Disponível). A Subscribe Policy (Política de Inscrição), definida no bloco de endereços, como descrito na Seção 12.5, “O Bloco de Endereços” (↑Aplicativos), determina se a outra parte pode verificar o seu status online. Se alguma pessoa relacionada em seu bloco de endereços publicar o status online dela, você poderá monitorá-la utilizando a guia My online friends (Meus amigos online).

A guia DTMF pode ser usada para informar os códigos DTMF para verificação de correio de voz. Para verificar o seu correio de voz, informe o endereço SIP adequado e use o teclado na guia DTMF para digitar o código do correio de voz. Finalmente, clique em Call or Answer (Ligar ou Atender) como se fosse fazer uma ligação normal.