25.6. Configurando grupos e usuários LDAP no YaST

O registro atual de dados de grupos e usuários difere apenas um pouco do procedimento quando LDAP não está sendo usado. As seguintes instruções breves estão relacionadas à administração dos usuários. O procedimento para administrar grupos é análogo.

  1. Acesse a administração do usuário YaST com Segurança & Usuários+Administração de Usuário.

  2. Use Definir Filtros para limitar a exibição de usuários aos usuários LDAP e insira a senha para DN raiz.

  3. Clique em Adicionar e insira a configuração de um novo usuário. Uma caixa de diálogo com quatro guias é aberta:

    1. Especifique nome de usuário, login e senha na guia Dados do Usuário.

    2. Marque a guia Detalhes para a participação de grupo, shell de login e diretório pessoal do novo usuário. Se necessário, altere o padrão para valores que melhor atendem suas necessidades. Os valores padrão e as configurações de senha podem ser definidos com o procedimento descrito em Seção 25.5.2.2, “Configurando os módulos de administração de usuários e grupos do YaST”.

    3. Modifique ou aceite as Configurações de Senha padrão.

    4. Vá para a guia Plug-Ins, selecione o plug-in do LDAP e clique em Iniciar para configurar atributos LDAP adicionais atribuídos ao novo usuário (consulte a Figura 25.6, “YaST: Configurações LDAP adicionais”).

  4. Clique em Aceitar para aplicar suas configurações e saia da configuração do usuário.

Figura 25.6. YaST: Configurações LDAP adicionais

YaST: Configurações LDAP adicionais

A forma de entrada inicial da administração do usuário oferece Opções do LDAP. Isso fornece a possibilidade de aplicar filtros de busca do LDAP para o conjunto de usuários disponíveis ou ir para o módulo para a configuração de grupos e usuários LDAP selecionando Configuração de Grupos e Usuários LDAP.