4.5. Trabalhando com o KPilot

É fácil sincronizar os dados dos aplicativos do KDE com os dados do computador portátil. Basta iniciar o KPilot e, em seguida, pressionar o botão HotSync no encaixe ou cabo para iniciar a operação de sincronização.

Figura 4.4. Janela principal do KPilot

Janela principal do KPilot

4.5.1. Fazendo backup de dados do dispositivo portátil

Para fazer um backup completo, selecione Arquivo+Backup. O backup é realizado durante a próxima operação de sincronização. Depois disso, para alternar para o estado anterior, selecione Arquivo+HotSync no menu. Do contrário, o demorado backup completo será realizado novamente durante a próxima operação de sincronização.

Após um backup completo, todas as cópias dos programas e bancos de dados do computador portátil serão encontradas em ~/.kde/share/apps/kpilot/DBBackup/USERNAME, em que USERNAME é o nome do usuário registrado no dispositivo da mapa.

Os dois visualizadores do KPilot embutidos podem ser usados para uma rápida consulta a endereços e memorandos, porém não foram projetados para fazer o gerenciamento de fato desses dados. Os aplicativos do KDE citados acima são bem mais adequados a essas tarefas.

4.5.2. Instalando programas no dispositivo portátil

O módulo Instalador de Arquivos é uma ferramenta interessante e útil para a instalação de programas portáteis. Esses programas normalmente possuem a extensão .prc e estão prontos para iniciar imediatamente após seu upload no dispositivo. Antes de usar esses programas de expansão, leia as respectivas licenças e também as instruções.