4.4. Gerenciando itens de afazeres e eventos

Na área de trabalho do KDE, pendências (tarefas) e eventos (compromissos) são gerenciados com o KOrganizer. Inicie o aplicativo no menu principal, com o comando korganizer ou como parte do Kontact. Após habilitar o calendário e o conduíte de afazeres do KPilot, defina algumas opções de configuração antes de usá-las.

Figura 4.2. Configuração do KPilot

Configuração do KPilot

O KOrganizer armazena seus arquivos no diretório ~/.kde/share/apps/korganizer. Entretanto, tendo em vista que o diretório .kde começa com um ponto, ele pode não ser exibido pela caixa de diálogo de seleção de arquivos. Nesse caso, digite o caminho completo ou alterne explicitamente a exibição de arquivos ocultos (arquivos com ponto) na caixa de diálogo de seleção. O atalho padrão para isso é F8.

Após abrir o diretório ~/.kde/share/apps/korganizer, selecione um arquivo que possa ser usado como arquivo de calendário pelo KOrganizer. Nesse exemplo, trata-se do arquivo palm.ics. No caso de um usuário chamado tux, o caminho e nome de arquivo completos seriam /home/tux/.kde/share/apps/korganizer/palm.ics, conforme mostra a Figura 4.3, “Caixa de diálogo mostrando o caminho para um arquivo de calendário do KOrganizer” (↑Aplicativos).

Figura 4.3. Caixa de diálogo mostrando o caminho para um arquivo de calendário do KOrganizer

Caixa de diálogo mostrando o caminho para um arquivo de calendário do KOrganizer

O KOrganizer não deve estar em execução durante a troca de dados com o dispositivo portátil. Do contrário, o KPilot não consegue realizar a operação de sincronização.