3.2. Correio

O Kontact usa o KMail como seu componente de e-mail. Para configurá-lo, abra o componente de e-mail e, em seguida, selecione Configurações+Configurar KMail. O KMail é um cliente de e-mail com uma variedade de recursos que suporta diversos protocolos. Ferramentas contém várias ferramentas úteis para gerenciar e-mails indesejados. Use Localizar para realizar uma pesquisa detalhada nas mensagens. O Assistente para Antispam pode ajudá-lo a gerenciar ferramentas para filtrar e-mails comerciais indesejados. O Assistente para Antivírus ajuda a gerenciar scanners de vírus de e-mail. Esses dois assistentes funcionam com software externo de spam e vírus. Se as opções estiverem desabilitadas, instale pacotes adicionais para a proteção contra spam e vírus.

Figura 3.2. O componente de e-mail do Kontact

O componente de e-mail do Kontact

3.2.1. Configurando identidades e contas

O Kontact pode gerenciar várias contas de e-mail, como seus endereços de e-mail particular e comercial. Ao redigir um e-mail, selecione uma das identidades definidas previamente, clicando em Ver+Identidade. Para criar o perfil de uma nova identidade, selecione Configurações+Configurar KMail e, em seguida, Identidades+Adicionar. Na caixa de diálogo que é aberta, atribua um nome à nova identidade como “particular” ou “escritório”. Clique em OK para abrir uma caixa de diálogo na qual você digitará informações adicionais. Você também pode atribuir uma identidade a uma pasta de forma que, ao responder a uma mensagem dessa pasta, a identidade atribuída seja selecionada.

Em Geral, digite seu nome, organização e endereço de e-mail. Em Criptografia, selecione as teclas para enviar mensagens assinadas digitalmente ou criptografadas. Para que os recursos de criptografia funcionem, crie primeiro uma chave com KGpg, como descrito no Capítulo 13, Criptografia com KGpg (↑Aplicativos).

Em Avançado, você pode digitar uma resposta padrão e um endereço de cópia oculta padrão, escolher um dicionário, selecionar as pastas para os rascunhos e as mensagens enviadas, e definir como as mensagens devem ser enviadas. Em Assinatura, decida se cada uma das suas mensagens deve ser assinada e a forma como devem ser assinadas com um bloco de texto extra no final. Por exemplo, você pode assinar cada e-mail com suas informações de contato. Para ativar essa opção, selecione Habilitar Assinatura e decida se quer obter a assinatura a partir de um arquivo, de um campo de entrada ou da saída de um comando. Com Figura, você pode especificar o caminho para um pequeno ícone monocromático (48x48 pixel) para ser exibido em todas as suas mensagens se o software do destinatário suportar esse recurso. Após concluir todas as suas configurações de identidade, confirme com OK.

As configurações em Contas decidem como o Kontact recebe e envia e-mail. Existem duas guias: uma para o envio e outra para o recebimento de mensagens. Muitas configurações variam de acordo com o sistema e a rede em que seu servidor de mensagens está localizado. Se você não tiver certeza sobre as configurações ou os itens a serem selecionados, consulte seu Provedor de Serviços de Internet ou o administrador do sistema.

Para criar caixas de saída de mensagens na guia Envio, clique em Adicionar. Escolha entre os tipos de transporte SMTP e sendmail. SMTP é a opção correta na maioria dos casos. Após essa seleção, será exibida uma janela na qual você pode digitar os dados do servidor SMTP. Forneça um nome e digite o endereço do servidor (como fornecido por seu Provedor de Serviços de Internet). Se o servidor requer que você se autentique, habilite Servidor requer autenticação. As configurações de segurança estão na guia Segurança, que é o local no qual você especifica o método de criptografia de sua preferência.

Selecione as configurações para o recebimento de e-mail na guia Recebendo. Use Adicionar para criar uma conta nova. Escolha um dos diferentes métodos de recuperação de e-mail, como local (armazenado em formato Mbox ou Maildir), POP3 ou IMAP. Torne as configurações adequadas para o seu servidor.

3.2.2. Importando e-mail de outros programas de mensagens

Para importar um e-mail de outros aplicativos, selecione Ferramentas+Importar Mensagens na tela de mensagens do Kontact. Ele contém filtros de importação para Outlook Express, formato mbox, formato de texto de e-mail, Pegasus Mail, Opera, Evolution, além de outros. O utilitário de importação também pode ser iniciado separadamente com o comando kmailcvt.

Selecione o aplicativo correspondente e confirme com Continuar. Um arquivo ou pasta deve ser especificado, dependendo do tipo selecionado. Em seguida, o Kontact conclui o processo.

3.2.3. Criando mensagens

Para criar novas mensagens, selecione Mensagem+Nova Mensagem ou clique no ícone correspondente na barra de ferramentas. Para enviar mensagens de diferentes contas de e-mail, selecione uma das identidades conforme descrito na Seção 3.2.1, “Configurando identidades e contas” (↑Aplicativos). Em Para, digite um endereço de e-mail ou parte de um nome ou endereço no bloco de endereços. Se o Kontact puder fazer a correspondência entre aquilo que você digita e algo que esteja no bloco de endereços, será aberta uma lista de seleção. Clique no contato desejado ou complete a sua entrada se nenhuma delas corresponder. Para selecionar diretamente do bloco de endereços, clique no botão ..., ao lado do campo Endereço.

Para anexar arquivos à sua mensagem, clique no ícone em forma de clipe de papel e selecione o arquivo a ser anexado. Você também pode arrastar o arquivo da área de trabalho ou de outra pasta e soltá-lo na janela Nova Mensagem ou selecionar uma das opções do menu Anexar. Normalmente, o formato de um arquivo é reconhecido corretamente. Se o formato não for reconhecido, clique o botão direito do mouse no ícone. No menu que aparece, selecione Propriedades. Defina o formato e o nome do arquivo na próxima caixa de diálogo e adicione uma descrição. Além disso, decida se o arquivo anexado deve ser assinado ou criptografado.

Ao terminar de redigir sua mensagem, envie-a imediatamente com Mensagem+Enviar ou mova a mensagem para a caixa de saída com Mensagem+Fila. Se você enviar o e-mail, a mensagem será copiada para sent-mail depois de ser enviada com sucesso. As mensagens movidas para outbox podem ser editadas ou apagadas.

3.2.4. E-mail criptografado e assinaturas

Para criptografar seus e-mails, primeiro gere um par de chaves como descrito no Capítulo 13, Criptografia com KGpg (↑Aplicativos). Para configurar os detalhes do procedimento de criptografia, selecione Configurações+Configurar KMail+Identidades para especificar a identidade sob a qual enviará mensagens criptografadas e assinadas. Em seguida, pressione Modificar. Após confirmar com OK, a chave deverá ser exibida no campo correspondente. Feche a caixa de diálogo de configuração com OK.

3.2.5. Pastas

Pastas de mensagens ajudam a organizar as suas mensagens. Por padrão, elas estão localizadas no diretório ~/.kde/share/apps/kmail/mail. Na primeira vez em que iniciar o KMail, o programa criará várias pastas. inbox é o local em que novas mensagens recebidas de um servidor são inicialmente armazenadas. outbox é usada para o armazenamento temporário de mensagens que estão na fila para serem enviadas. sent-mail é para cópias de mensagens enviadas. trash contém cópias de todos os e-mails apagados com Del ou Editar+Apagar. drafts é o local em que você pode gravar mensagens que não estão concluídas. Se você estiver usando IMAP, as pastas do IMAP serão relacionadas abaixo das pastas locais. Cada servidor de mensagens recebidas, por exemplo local ou IMAP, possui suas pastas na Lista de pastas.

Se você deseja organizar suas mensagens em pastas adicionais, crie novas pastas selecionando Pasta+Nova Pasta. Esse procedimento abre uma janela na qual você especifica o nome e o formato da nova pasta.

Clique o botão direito do mouse na pasta para acessar um menu de contexto que oferece várias operações da pasta. Clique em Expirar para especificar a data de vencimento de mensagens lidas ou não lidas, o que deve acontecer com elas após o vencimento e se as mensagens expiradas devem ser apagadas ou movidas para uma pasta. Se você pretende usar a pasta para armazenar mensagens de uma lista de discussão, defina as opções necessárias em Pasta+Gerenciamento de Lista de Discussão.

Para mover uma ou várias mensagens de uma pasta para outra, arraste-as da janela superior e solte-as na pasta apropriada na janela esquerda. Mensagens também podem ser movidas realçando-as e em seguida, pressionando M ou selecionando Mensagem+Mover para. Na lista de pastas exibida, selecione a pasta na qual você quer incluir as mensagens.

3.2.6. Filtros

Os filtros são um método conveniente de processar mensagens recebidas automaticamente. Eles usam aspectos da mensagem, como o remetente ou o tamanho, para mover a mensagem para determinadas pastas, para apagar mensagens indesejadas, retornar mensagens para o remetente ou realizar diversas outras ações.

3.2.6.1. Configurando um filtro

Para criar um filtro a partir do zero, selecione Configurações+Configurar Filtros. Para criar um filtro baseado em uma mensagem existente, clique o botão direito na mensagem e selecione Criar Filtro e os critérios de filtragem desejados.

Selecione o método de correspondência para os critérios do filtro (todo ou qualquer). Em seguida, selecione os critérios que se aplicam somente às mensagens desejadas. Em Ações de Filtro, defina o que o filtro deve fazer com as mensagens que coincidirem com os critérios. Opções Avançadas oferece um controle de quando o filtro é aplicado e se filtros adicionais devem ser considerados para essas mensagens.

3.2.6.2. Aplicando filtros

Os filtros são aplicados na ordem relacionada na caixa de diálogo acessada com Configurações+Configurar Filtros. Mude a ordem, selecionando um filtro e clicando nos botões de seta. Os filtros são aplicados somente em novas mensagens recebidas ou enviadas, como especificado nas opções avançadas do filtro. Para aplicar filtros a mensagens existentes, clique o botão direito nas mensagens desejadas e escolha Aplicar Filtro e o filtro desejado.

Caso os seus filtros não atuem conforme o esperado, monitore-os com Ferramentas+Visualizador de Registro do Filtro. Quando o registro estiver habilitado nessa caixa de diálogo, ela mostrará como as mensagens são processadas por seus filtros e podem ajudar a localizar o problema.