3.3. Contatos

O componente de contatos usa o KAddressBook. Configure-o com Configurações+Configurar KAddressBook. Para pesquisar um determinado contato, use a barra de pesquisa. Com Filtro, faça uma seleção para exibir somente os contatos de uma determinada categoria. Clique o botão direito do mouse para abrir um menu no qual você seleciona uma variedade de opções, como o envio de informações de contato em um e-mail.

Figura 3.3. O bloco de endereços do Kontact

O bloco de endereços do Kontact

3.3.1. Adicionando contatos

Para que você, a partir de um e-mail, possa adicionar um contato com o nome e endereço de e-mail, clique o botão direito do mouse no endereço no componente de e-mail e selecione Abrir no Bloco de Endereços. Para adicionar um novo contato sem usar um e-mail, selecione Arquivo+Novo Contato no componente de endereço. Os dois métodos abrem uma caixa de diálogo na qual você digita as informações sobre o contato.

Na guia Geral, digite as informações básicas do contato, como nome, endereço de e-mail e números de telefone. As categorias podem ser usadas para classificar os endereços. Detalhes contém mais informações específicas, como aniversário e nome do esposo.

Se o seu contato usar um programa de mensagem instantânea, você poderá adicionar essas identidades em Endereço IM. Se você fizer isso e o Kopete ou outro programa de bate-papo do KDE estiver sendo executado simultaneamente com o Kontact, exiba informações de status sobre essas identidades no Kontact. Em Configurações de Criptografia, digite os dados de criptografia do contato, como a chave pública.

Misc possui informações adicionais, como uma fotografia e o local das informações do tipo Livre/Ocupado do usuário. Use Campos Personalizados para adicionar suas próprias informações ao contato ou ao bloco de endereços.

Os contatos também podem ser importados em uma variedade de formatos. Use Arquivo+Importar e selecione o formato desejado. Em seguida, selecione o arquivo a ser importado.

3.3.2. Criando uma lista de distribuição

Se você envia mensagens de e-mail com freqüência para o mesmo grupo de pessoas, uma lista de distribuição permite que você armazene vários endereços de e-mail como o item de um único contato de forma que você não tenha que digitar cada nome individualmente em cada e-mail que envia para esse grupo. Primeiro, clique em Configurações+Mostrar Barra de Extensão+Editor de Lista de Distribuição. Na nova seção que aparece, clique em Nova Lista. Digite um nome para a lista e clique em OK. Adicione contatos à lista arrastando-os da lista de endereços e soltando-os na janela da lista de distribuição. Use essa lista como faria com um contato individual ao criar um e-mail.

3.3.3. Adicionando blocos de endereços

[Important]Blocos de endereços de groupware

A melhor maneira de adicionar recursos de groupware é através do Assistente Groupware, uma ferramenta separada. Para usá-lo, feche o Kontact e, em seguida, execute groupwarewizard na linha de comando ou no grupo Office do menu do KDE. Selecione o tipo de servidor (como SLOX, GroupWise ou Exchange) na lista oferecida e, em seguida, digite os dados do endereço e da autenticação. Em seguida, o assistente adiciona os recursos disponíveis ao Kontact.

O Kontact pode acessar vários blocos de endereços, como alguns que estejam compartilhados e sejam oferecidos pelo Novell GroupWise ou por um servidor LDAP. Selecione Configurações+Mostrar Barra de Extensão+Blocos de Endereços para exibir os blocos de endereços atuais. Pressione Adicionar para adicionar um endereço e, em seguida, selecione o tipo e digite as informações necessárias.

As caixas de seleção em frente aos blocos mostram o status de ativação de cada bloco de endereço. Para impedir a exibição de um bloco sem apagá-lo, anule sua seleção. Remover apaga o bloco selecionado da lista.