6.2. Configurando a área de trabalho com o Centro de Controle

Com o KDE, você pode personalizar detalhes da sua área de trabalho. Você pode mudar diversas configurações, como o segundo plano da área de trabalho, protetor de tela, fontes, configuração de teclado e mouse, e sons. Ajuste essas configurações com os módulos do Centro de Controle do KDE. Inicie o Centro de Controle no menu principal ou pressione Alt-F2 e digite kcontrol.

A barra lateral oferece várias categorias com um subconjunto de configurações em cada uma. Basta clicar no ícone de uma categoria e pesquisar as possibilidades existentes. Você sempre pode retornar à categoria de nível mais alto. Para isso, clique em Voltar. Para obter uma visão geral de todas as categorias, alterne para uma tela em árvore. Para mudar a tela, selecione Exibir +Modo+Visão de Árvore.

Quando você clica em um item, as configurações correspondentes aparecem à direita. Mude as configurações da forma que desejar. Nenhuma mudança funcionará até você clicar em Aplicar. Se você alterou uma opção e depois mudou de idéia, clique em Reinicializar para descartar as mudanças. Clique em Padrão para redefinir todos os itens da página com seus valores padrão. A mudança de algumas configurações pode exigir permissões de usuário root. Efetue login como root se for solicitado.

As seções a seguir apresentam as principais categorias e contêm procedimentos sobre algumas mudanças comuns que podem ser aplicadas à sua área de trabalho do KDE. Há informações detalhadas sobre as configurações de cada categoria no botão Ajuda de cada página de configurações ou no centro de ajuda.

6.2.1. Aparência e Temas

Esta categoria permite mudar a aparência da área de trabalho e dos aplicativos do KDE. Você pode acessar inúmeras configurações.

Segundo Plano contém opções para o segundo plano da área de trabalho, como cores, imagens ou apresentações de slide. Se você configurou várias áreas de trabalho virtuais, poderá definir diferentes opções para cada uma. Consulte a Seção 6.2.2, “Ambiente de trabalho”.

Cores permite que você gerencie e edite esquemas de cores para a área de trabalho. Há diversos esquemas de cores instalados por padrão, mas você pode usar um esquema predefinido como ponto de partida para criar o seu próprio.

Com Fontes, todas as fontes e todos os seus atributos usados na área de trabalho do KDE podem ser configurados. Você também pode modificar as configurações de antialising. Por padrão, o recurso de anti-aliasing é ativado para todas as fontes. Antialising é uma técnica de software para suavizar bordas. Apesar de reduzir a aparência das linhas recortadas, elas ficam menos precisas. Para desativar ou personalizar esse recurso, selecione as opções correspondentes.

Na seção Ícones, controle o estilo do ícone de toda a área de trabalho do KDE. Ícones são usados em áreas de trabalho, painéis e barras de ferramentas de aplicativos. Você pode escolher temas de ícone, ajustar tamanhos de ícone, atribuir efeitos aos ícones (por exemplo, colocá-los semitransparentes ou coloridos) e definir configurações para cada um dos diversos ícones de local usados.

Retorno do Lançamento permite que você modifique o tipo de retorno do cursor e da barra de tarefas para iniciar aplicativos. Por exemplo, em vez de um cursor oscilante para indicar que um aplicativo está em processo de carregamento, você pode definir um cursor que pisca.

Se você não usar o computador por um tempo específico, será automaticamente exibido um protetor de tela. Na seção Protetor de tela, mude o protetor de tela ou configure o tempo de espera antes que ele comece.

Na seção Tela de Apresentação, você pode mudar a tela de abertura exibida na inicialização do KDE.

Estilo contém opções para elementos da interface do usuário (chamados widgets), como botões, menus e barras de rolagem, do KDE. Você poderá escolher um certo estilo e visualizá-lo.

Com o Gerenciador de Temas, escolha, instale ou modifique conjuntos (temas) de configuração da área de trabalho do KDE.

Decorações de Janela contém opções para a barra de título das janelas e o estilo das bordas das janelas.

6.2.2. Ambiente de trabalho

As configurações de Desktop definem a aparência e o comportamento da área de trabalho do KDE.

Em Comportamento, configure opções como a de mostrar ou ocultar ícones da área de trabalho, mostrar dicas de ferramenta e layout de ícones. Você também pode especificar se deseja visualizar determinados tipos de arquivo na área de trabalho e os dispositivos que deverão ter ícones.

Em Múltiplas Áreas de Trabalho, aumente ou diminua o número de áreas de trabalho virtuais a serem usadas e especifique um nome para cada área de trabalho. Por padrão, duas áreas de trabalho virtuais são configuradas no sistema. Você pode alternar entre elas com o visualizador no painel ou com o mouse.

Painéis controla opções do painel como tamanho, posição, comprimento e exibição. Você também pode mudar a aparência do painel com transparência, imagens de segundo plano e zoom em ícones. Como o menu principal integra o painel, configure também várias opções de menu, inclusive os aplicativos exibidos no menu principal.

Na seção Barra de Tarefas, configure opções diversas; por exemplo, se as janelas de todas as áreas de trabalho serão exibidas na barra de tarefas, o agrupamento de tarefas semelhantes, e que ação da barra de tarefas será acionada pelo mouse.

Comportamento da Janela personalize o gerenciador de janelas do KDE padrão, o kwin. Controle o que acontece quando janelas são movidas, clicadas ou redimensionadas. Você pode vincular ações a certas teclas e eventos do mouse.

Configurações Específicas da Janela permite personalizar configurações que se aplicam somente a algumas janelas. Isso só entra em vigor se você usar o KWin como seu gerenciador de janelas.

6.2.3. Internet & Rede

A categoria Internet e Rede ajuda a configurar opções de Internet e rede.

Duas seções tratam de como gerenciar serviços e dispositivos Bluetooth: Dispositivos Bluetooth Emparelhados e Serviços Bluetooth. Na seção Configurações de Conexão, o KDE permite que você mude os valores de tempo de espera para diversas conexões.

Compartilhamento do Ambiente de Trabalho é útil se você deseja convidar outras pessoas para suas áreas de trabalho. Permita somente usuários confiáveis a compartilharem na sua sessão.

Compartilhamento de Arquivos permite que você configure o compartilhamento de arquivos Samba (Windows) e NFS (UNIX). As configurações só podem ser mudadas se você for um administrador. Se você se conectou como root, poderá adicionar, mudar ou remover pastas para compartilhar com outros.

Use Navegação em Rede Local se deseja navegar em uma rede local. É similar a “Ambiente de Rede”. Leve em consideração que você talvez precise de software adicional, especialmente o daemon LISa (consulte o pacote kdenetwork3-lisa).

Em Proxy, você pode personalizar os servidores proxy e SOCKS. Normalmente, se o administrador não informar que você deve usar isso, provavelmente não é útil.

As configurações do Samba só devem ser configuradas com o YaST.

Navegador Web oferece configurações para o browser padrão do KDE, o Konqueror. Por exemplo, você pode personalizar fontes, gerenciar cookies e determinar o comportamento na Web, com atalhos da Web, por exemplo. Para obter mais informações sobre como usar atalhos da Web, consulte a Seção 7.5.2, “Usando atalhos da Web” (↑Aplicativos).

6.2.4. Componentes do KDE

Esta categoria contém opções avançadas do KDE, como o aplicativo padrão a ser aberto quando se clica em um link.

O módulo Seletor de Componentes trata de tarefas básicas. Você pode mudar o padrão de cliente de e-mail, editor de texto, mensageiro, terminal e browser da Web. Sempre que um aplicativo do KDE precisar iniciar um aplicativo desse tipo, ele chamará o conjunto de componentes padrão.

O KDE usa Associações de Arquivos para identificar um tipo de arquivo e iniciar o aplicativo apropriado. Você também pode verificar qual ícone representa cada tipo de arquivo e se os arquivos de determinado tipo deverão aparecer em um visualizador embutido ou separado.

O módulo Gerenciador de Arquivos configura o comportamento do Konqueror como um gerenciador de arquivos. Defina as fontes e os tamanhos de fonte que serão usados, o caminho do seu diretório pessoal, se serão aceitas visualizações e se ações de copiar e mover rapidamente serão permitidas.

Em Performance do KDE, você pode otimizar o desempenho da área de trabalho do KDE.

Uma visão geral de todos os plug-ins do daemon KDE é mostrada em Gerenciador de Serviços. Este módulo mostra dois tipos diferentes: serviços chamados na inicialização e serviços chamados sob demanda. Normalmente não altere as configurações deste módulo, pois são vitais para o KDE.

Em Gerenciador de Sessão, defina como o KDE gerencia o login e o encerramento das sessões. Por padrão, o KDE memoriza sua sessão anterior e, no próximo login, restaura os aplicativos que estavam em uso. Você pode definir diversas opções, como excluir aplicativos individuais de serem restaurados.

Verificação Ortográfica permite que você modifique o verificador ortográfico a ser usado, os tipos de erros que serão procurados e o dicionário padrão a ser utilizado. O sistema de verificação ortográfica do KDE (KSpell) oferece suporte a vários utilitários de verificação ortográfica: os mais usados são ASpell e ISpell.

6.2.5. Periféricos

Esta categoria contém configurações para vários dispositivos que podem ser conectados ao computador, como câmera digital, monitor, teclado e mouse.

Câmera Digital permite que você configure o suporte à câmera digital. Você pode adicionar o seu modelo de câmera e definir o tipo de porta com que ela se conecta ao computador.

Com Tela, modifique as opções de exibição, como tamanho da tela e controle de potência, caso tenham suporte do seu monitor.

Joystick ajuda a verificar se o joystick funciona corretamente. A calibração pode ser ajustada.

A seção Teclado permite modificar configurações básicas de teclado, como atraso de repetição.

Obviamente, você também pode ajustar muitas configurações de Mouse, como as ações disparadas por um clique único ou duplo, temas de cursor, intervalos de clique duplo.

Com Dispositivo OBEX, configure as conexões OBEX dos seus dispositivos, como PDAs.

Controles Remotos permite que você configure ligações entre os controles remotos e os aplicativos KDE.

6.2.6. Controle de Energia

Esta categoria é útil somente para laptops. Bateria do Laptop monitora suas baterias. O software de gerenciamento de energia deve estar instalado.

6.2.7. Regional & Acessibilidade

Esta categoria contém configurações regionais, bem como opções para portadores de deficiência física.

Em Acessibilidade, configure funções que podem ajudar portadores de dificuldades auditivas ou motoras. Estão incluídas certas opções de som e teclado.

A seção País/Região e Idioma permite que você configure opções específicas à sua localização, como idioma, moeda e formato de número e data.

Em Ações de Entrada, configure movimentos do mouse e atalhos de teclado para iniciar aplicativos e executar comandos.

Na seção Layout do Teclado, encontre os vários layouts para idiomas diferentes. Se a opção Habilitar Layouts de Teclado estiver selecionada, você poderá adicionar e ativar diversos layouts de teclado, como Inglês e Alemão, e alternar entre eles. Ajuste-os na guia Opções Xkb.

Na seção Atalhos do Teclado, você pode definir atalhos globais do KDE. Para obter uma visão geral dos atalhos ativos, consulte a lista de Atalhos Globais. Você também pode escolher um esquema de atalho predefinido e diferente, como um esquema do Windows ou Mac.

6.2.8. Segurança e Privacidade

Esta categoria contém configurações para certificados de segurança pessoais, KWallet, tratamento de senhas e configurações de privacidade.

Para tornar o KDE mais seguro, a Criptografia permite configurar o SSL (secure socket layer). Isso é usado na maioria dos aplicativos do KDE, bem como em outros. Também há a possibilidade de gerenciar certificados pessoais.

Carteira do KDE permite que você configure o sistema de Carteira do KDE, o KWallet. Ele grava informações confidenciais, como senhas e dados de formulário, para vários aplicativos em um arquivo fortemente criptografado, protegido com uma senha mestre que você define. Para obter informações sobre como usar o KWallet, consulte a Seção 5.10.2, “Gerenciando senhas com o KWallet Manager”.

Para mudar suas configurações pessoais, vá para Senha & Conta do Usuário. Defina aqui um novo nome, organização, endereço de e-mail, servidor SMTP ou senha.

O módulo Privacidade gerencia dados de navegação pessoal da Web. Por exemplo, use-o para limpar o cache, excluir o histórico de sites da Web visitados ou remover cookies indesejados.

6.2.9. Som e Multimídia

Use esta categoria para executar todas as configurações para a reprodução de CDs de áudio e para o sistema de som.

Em CDs de Áudio, defina configurações de codificação e dispositivos.

Com Sistema de Som, configure aRts, o servidor de som do KDE. Dessa forma, você pode ouvir o som do sistema e um CD de música simultaneamente.

Com Campainha do Sistema, alterne de notificações do sistema (padrão) para uma campainha do sistema e especifique volume, intensidade e duração da campainha.

A seção Notificações do Sistema define como o sistema deve informá-lo sobre a ocorrência de um problema, a realização de uma tarefa ou a ocorrência de algum evento que exija atenção imediata. Na parte superior da caixa de diálogo, selecione o aplicativo para o qual serão configuradas as notificações do sistema. Quando você selecionar um programa, todos os eventos que o aplicativo pode enviar ao usuário serão listados na janela inferior. Determine o tipo para cada notificação na caixa de diálogo Ações.

A tela padrão da caixa de diálogo de notificação do sistema permite apenas Reproduzir um som para notificações audíveis. Clique em Mais Opções para acessar outros modos de ação. É possível registrar a notificação em um arquivo, executar um programa ou mostrar a mensagem em uma janela popup. Na parte inferior da caixa de diálogo, em Controles Rápidos, ative ou desative globalmente as ações para todos os programas.

6.2.10. Administração do Sistema

Esta categoria oferece opções para tarefas centrais do sistema. A maioria das seções exigem permissão de usuário root para a realização de mudanças.

Com o Instalador de Fontes, você pode instalar fontes pessoais e de todo o sistema. Para mudar fontes do sistema, clique em Modo Administrador.

Gerenciador de Login configura o gerenciador de login do KDE, o KDM. Você pode mudar a aparência, as fontes usadas, o segundo plano exibido, o comportamento de desligamento, os usuários exibidos no momento do login e algumas conveniências para a tela de login.

A seção Caminho define os caminhos para alguns diretórios importantes que contêm seus dados: desktop, autostart e documents.

6.2.11. Módulos do YaST2

A categoria Módulos do YaST2 integra opções de configuração do Centro de Controle do YaST ao Centro de Controle do KDE. Essas seções exigem a senha de root para a realização de mudanças. Elas incluem configurações para a maioria dos componentes do sistema, inclusive grande parte do hardware, interface gráfica de usuário, acesso à Internet, configurações de segurança, administração de usuário, instalação de software, atualizações e informações do sistema. Para acessar o Centro de Controle do YaST diretamente, inicie o YaST no menu principal ou pressione Alt-F2 e digite yast.