5.9. Movendo texto entre aplicativos

Para copiar texto para a área de transferência e inseri-lo novamente, antigos usuários do MS Windows automaticamente tentam as teclas de atalho Ctrl-C e Ctrl-V, que em geral funcionam também no Linux. Contudo, o processo de copiar e inserir texto é ainda mais fácil no Linux: para copiar um texto para a área de transferência, selecione-o com o mouse e mova o cursor do mouse até a posição onde o texto será copiado. Clique no botão central do mouse para inserir o texto (em um mouse de dois botões, pressione os dois botões simultaneamente).

Com alguns aplicativos, se o texto já estiver selecionado no aplicativo no qual ele será inserido, esse método não funcionará porque parte do texto da área de transferência será substituída pelo outro texto selecionado. Nesses casos, o aplicativo Klipper do KDE é muito útil. O Klipper “memoriza” as últimas entradas movidas para a área de transferência. Por padrão, o Klipper se inicia quando o KDE é carregado, e aparece como um ícone de área de transferência no painel. Para ver o conteúdo da área de transferência, clique no ícone do Klipper. A entrada mais recente ativa é listada na parte superior com uma marca de seleção preta. Se um texto extenso foi copiado para o Klipper, apenas a primeira linha do texto é exibida.

Para copiar um fragmento de texto mais antigo do Klipper para um aplicativo, clique no fragmento para selecioná-lo, mova o ponteiro do mouse até o aplicativo de destino e clique o botão central do mouse. Para obter mais informações sobre o Klipper, consulte a ajuda online do Klipper.