5.3. Componentes da área de trabalho

O ambiente gráfico de área de trabalho não apresenta problemas para usuários do Windows ou Macintosh. Os principais componentes da área de trabalho são os ícones e o painel na parte inferior da tela.

Figura 5.1. Exemplo de área de trabalho do KDE

Exemplo de área de trabalho do KDE

Os ícones da área de trabalho representam arquivos, diretórios, aplicativos, funções e mídia removível, como CDs ou DVDs.

Para obter informações sobre como configurar elementos da área de trabalho, consulte o Capítulo 6, Personalizando a área de trabalho do KDE.

O painel (no KDE, também chamado de “Kicker”) é uma barra, em geral localizada na parte superior ou inferior da tela. Ele foi desenvolvido para fornecer todas as informações necessárias sobre a execução de aplicativos ou do sistema, além de permitir acesso fácil a alguns aplicativos ou funções importantes. Se você mantiver o ponteiro sobre um ícone, será exibida uma descrição resumida.

Figura 5.2. Painel do KDE (Kicker)

Painel do KDE (Kicker)

O painel normalmente consiste nas seguintes áreas:

Ícone do menu principal

Por padrão, a extremidade esquerda do painel tem um ícone que abre o menu principal, semelhante ao botão Iniciar da área de trabalho do MS Windows. O menu principal tem uma estrutura bem ordenada para o acesso aos principais aplicativos. Ele também contém itens de menu para funções importantes, como sair ou procurar aplicativos. Consulte a Seção 5.3.3, “Acessando o menu principal”.

Lançador rápido

Ao lado do ícone do menu principal, está o lançador rápido. Ele mantém alguns ícones das funções ou dos aplicativos mais importantes para que você possa iniciá-los sem passar pelo menu principal. Ele também contém um ícone para o Centro de Ajuda do SUSE, que oferece uma ajuda online para o sistema. Consulte a Capítulo 4, Ajuda e documentação.

Visualizador de áreas de trabalho

Ao lado do lançador rápido, está o visualizador que mostra as diversas áreas de trabalho. Essas áreas de trabalho virtuais permitem que você organize seu trabalho. Se você utiliza muitos programas simultaneamente, convém executar alguns em uma área de trabalho, e outros na outra área de trabalho. Para alternar entre elas, clique no símbolo da área de trabalho no painel.

Barra de tarefas

A barra de tarefas está localizada ao lado do visualizador de áreas de trabalho. Por padrão, todos os aplicativos iniciados são exibidos na barra de tarefas. Assim você pode acessar qualquer aplicativo, independentemente da área de trabalho que estiver ativa. Se você clicar em um título de janela na barra de tarefas, o aplicativo passará para o primeiro plano. Se já estiver em primeiro plano, ele será minimizado.

Bandeja do sistema

A extremidade direita do painel em geral contém o relógio do sistema, o controle de volume e vários outros aplicativos auxiliares.

Para obter informações sobre como configurar o painel, consulte Mudando elementos do painel.

5.3.1. Gerenciando a lixeira

A lixeira é um diretório para arquivos selecionados para serem apagados. Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado para arrastar ícones do gerenciador de arquivos ou da área de trabalho até o ícone da lixeira. Em seguida, solte-os. Outra opção é clicar o botão direito do mouse em um ícone e selecionar Mover para o Lixo no menu. Clique no ícone da lixeira para ver seu conteúdo. Se quiser, você poderá recuperar um item da lixeira.

Arquivos removidos com a opção Excluir não são transferidos para a lixeira, são apagados completamente. Para apagar completamente os arquivos da lixeira, clique o botão direito do mouse no ícone da lixeira e clique em Esvaziar Lixo.

5.3.2. Acessando CD-ROM, DVD-ROM e disquetes

Para acessar dados e mídia removível, clique em Meu Computador na área de trabalho e clique na unidade desejada.

Se você clicar em um ícone quando houver uma mídia disponível, o gerenciador de arquivos será iniciado e exibirá o conteúdo. Clique o botão direito do mouse nos ícones individuais para exibir um menu com várias opções. Também é possível mover um arquivo para outro local, como a área de trabalho ou o seu diretório pessoal. Para isso, basta manter o botão esquerdo do mouse pressionado e arrastar o arquivo até o local apropriado. Você é perguntado se deseja mover ou copiar o arquivo, ou criar um link. Você também pode copiar ou mover arquivos do seu diretório pessoal para um disquete.

5.3.3. Acessando o menu principal

Abra o menu principal clicando no ícone à esquerda do painel. Alternativamente, pressione Alt-F1. O menu principal está subdividido nestas seções: Aplicações Mais Usadas, Todos os Aplicativos (um menu com todos os aplicativos classificados de acordo com categorias) e Ações. Os aplicativos iniciados em geral são exibidos na seção Aplicativos Mais Usados.

Se você sabe o nome de um aplicativo (ou pelo menos parte do nome), mas não tem certeza de como iniciá-lo no menu principal, use a função de pesquisa da seção Todos os Aplicativos.

Figura 5.3. Função de pesquisa do menu principal

Função de pesquisa do menu principal

Basta digitar parte do nome do aplicativo no campo de pesquisa sem pressionar a tecla Enter depois. Se o aplicativo estiver instalado no sistema, a estrutura de menus para acessar o aplicativo aparecerá realçada no menu principal.