1.2. A tela de inicialização

A tela de inicialização exibe várias opções para o procedimento de instalação. Inicializar do Disco Rígido inicializa o sistema instalado. Esse item é selecionado por padrão, pois o CD é geralmente deixado na unidade. Para instalar o sistema, selecione uma das opções de instalação com as teclas de seta. As opções relevantes são:

Instalação

O modo de instalação normal. Todas as funções de hardware moderno estão habilitadas.

Instalação — ACPI desabilitado

Se a instalação normal falhar, pode ser que o hardware do sistema não suporte a ACPI (Advanced Configuration and Power Interface – Interface de Energia e Configuração Avançada). Se for esse o caso, use essa opção para instalação sem suporte a ACPI.

Instalação — Configurações seguras

Inicializa o sistema com o modo DMA (para unidades de CD-ROM) e as funções de gerenciamento de energia desabilitadas. Os especialistas também podem usar a linha de comando para digitar ou mudar parâmetros do kernel.

Use as teclas de função indicadas na barra, na parte inferior da tela, para mudar várias configurações de instalação.

F1

Ajuda sensível ao contexto para o elemento ativo da tela de inicialização.

F2

Selecione o idioma de exibição para a instalação.

F3

Veja outras opções que podem ser definidas para a instalação.

Após pressionar F3, você pode definir outras opções:

F3

Seleção de vários modos de exibição gráfica para a instalação. O modo de texto pode ser selecionado se a instalação gráfica causar problemas.

F4

Normalmente, a instalação é realizada a partir da mídia de instalação inserida. Outras fontes, como servidores FTP ou NFS, podem ser selecionadas aqui. Se a instalação for conduzida em uma rede com um servidor SLP, uma das fontes de instalação disponíveis no servidor pode ser selecionada com esta opção. Há informações sobre SLP disponíveis no Capítulo 19, Serviços SLP na rede (↑Referência).

F5

Use esta tecla para informar ao sistema que há um disco opcional com uma atualização de driver para SUSE Linux. Você será solicitado a inserir o disco de atualização no ponto adequado do processo instalação.

Alguns segundos após o início da instalação, o SUSE Linux carrega um sistema Linux mínimo para a execução do procedimento de instalação. Se você deseja saber o que ocorre durante o processo de inicialização, pressione ESC para ver a rolagem de mensagens e informações de copyright. No fim do processo de carregamento, o programa de instalação do YaST é iniciado. Após mais alguns segundos, a tela deverá exibir o instalador gráfico.

A instalação real do SUSE Linux inicia neste ponto. Todas as telas do YaST possuem um layout comum. Todos os botões, campos de entrada e listas podem ser acessados com o mouse ou o teclado. Se o ponteiro do mouse não se mover, isso indica que o mouse não foi detectado automaticamente. Nesse caso, use o teclado por enquanto. A navegação com o teclado é semelhante à descrita na Seção 2.11.1, “Navegação em módulos”.