4.8. Usenet

Criada em 1979, antes da ascensão Internet, a Usenet é uma das mais antigas redes de computadores ainda em franca utilização. O formato e a transmissão de artigos da Usenet é bastante semelhante ao e-mail, mas é desenvolvido para a comunicação entre diversas pessoas.

A Usenet está organizada em sete categorias de tópicos: comp.* para discussões relacionadas a computador, misc.* para tópicos diversos, news.* para questões relacionadas a grupos de discussão, rec.* para entretenimento e recreação, sci.* para discussões científicas, soc.* para discussões sociais e talk.* para vários tópicos controversos. Os níveis superiores estão divididos em subgrupos. Por exemplo, comp.os.linux.hardware é um grupo de discussão para questões de hardware específicas do Linux.

Antes de publicar um artigo, faça com que o seu cliente conecte-se a um servidor de notícias e inscreva-se em um grupo de discussão específico. Clientes de notícias incluem Knode ou Evolution. Cada servidor de notícias comunica-se com outros servidores de notícias e troca artigos com eles. Nem todos os grupos de discussão estão disponíveis no seu servidor de notícias.

Grupos de notícias interessantes para usuários do Linux são comp.os.linux.apps, comp.os.linux.questions e comp.os.linux.hardware. Se você não puder encontrar um grupo de notícias específico, vá para http://www.linux.org/docs/usenetlinux.html. Siga as regras gerais da Usenet disponíveis online em http://www.faqs.org/faqs/usenet/posting-rules/part1/.