4.2. Páginas de manual

Páginas de manual são uma parte essencial de qualquer sistema Linux. Elas explicam o uso de um comando e todos os parâmetros e opções disponíveis. Páginas de manual são classificadas em categorias, como mostrado na Tabela 4.1, “Páginas de manual — Categorias e descrições” (extraída da página de manual do próprio comando man).

Tabela 4.1. Páginas de manual — Categorias e descrições

Número

Descrição

1

Programas executáveis ou comandos de shell

2

Chamadas do sistema (funções fornecidas pelo kernel)

3

Chamadas de biblioteca (funções em bibliotecas de programas)

4

Arquivos especiais (geralmente encontrados em /dev)

5

Convenções e formatos de arquivos (/etc/fstab)

6

Jogos

7

Diversos (incluindo convenções e pacotes de macro); por exemplo, man(7), groff(7)

8

Comandos da administração de sistema (geralmente apenas para root)

9

Rotinas de kernel (não padrão)

Em geral, páginas de manual são disponibilizadas com o comando associado. Elas podem ser pesquisadas no centro de ajuda ou diretamente em um shell. Para exibir uma página de manual em um shell, use o comando man. Por exemplo, para exibir a página de manual de ls, digite man ls. Cada página de manual consiste em várias partes rotuladas NAME, SYNOPSIS, DESCRIPTION, SEE ALSO, LICENSING e AUTHOR. Pode haver seções adicionais disponíveis, dependendo do tipo de comando. Com Q, saia do visualizador de páginas de manual.

Outra possibilidade para exibir uma página de manual é usar o Konqueror. Inicie o Konqueror e digite, por exemplo, man:/ls. Se houver categorias diferentes para um comando, o Konqueror as exibe como links.