9.7. Solução de problemas

Essa seção lista alguns dos problemas freqüentemente encontrados na hora de inicializar com o GRUB e uma breve descrição das possíveis soluções. Alguns desses problemas são analisados em artigos do Banco de Dados de Suporte, em http://portal.suse.de/sdb/en/index.html. Se o seu problema específico não estiver incluído nesta lista, use a caixa de diálogo de pesquisa do Banco de Dados de Suporte, no endereço https://portal.suse.com/PM/page/search.pm, para pesquisar palavras-chave como GRUB, boot e carregador de boot.

GRUB e XFS

O XFS não deixa espaço para o stage1 no bloco de boot da partição. Portanto, não especifique uma partição XFS como local do carregador de boot. Esse problema pode ser resolvido com a criação de uma partição separada de boot que não é formatada com o XFS.

GRUB e JFS

Embora tecnicamente possível, a combinação do GRUB com o JFS é problemática. Nesse caso, crie uma partição separada de boot (/boot) e formate-a com o Ext2. Instale o GRUB nessa partição.

O GRUB relata um erro de geometria no GRUB

O GRUB verifica a geometria dos discos rígidos conectados quando o sistema é inicializado. Às vezes, a BIOS retorna informações inconsistentes e o GRUB cria um erro de geometria do GRUB. Se este for o caso, use o LILO ou atualize a BIOS. No Banco de Dados de Suporte, na palavra-chave LILO, há informações detalhadas sobre a instalação, configuração e manutenção do LILO.

O GRUB também retorna essa mensagem de erro se o Linux foi instalado em um disco rígido adicional não registrado no BIOS. O stage1 do carregador de boot foi encontrado e carregado corretamente, mas o stage2 não foi encontrado. Esse problema pode ser remediado registrando-se o novo disco rígido na BIOS.

O sistema contendo discos rígidos IDE e SCSI não inicializa

Durante a instalação, o YaST talvez tenha determinado incorretamente a seqüência de boot dos discos rígidos. Por exemplo, o GRUB pode considerar /dev/hda como hd0 e /dev/sda como hd1, embora a seqüência de boot no BIOS seja ao contrário (SCSI antes de IDE).

Nesse caso, corrija os discos rígidos durante o processo de boot com a ajuda da linha de comando do GRUB. Depois que o sistema for inicializado, edite device.map para aplicar o novo mapeamento permanentemente. Depois verifique os nomes de dispositivo do GRUB nos arquivos /boot/grub/menu.lst e /boot/grub/device.map e reinstale o carregador de boot com o seguinte comando:

grub --batch < /etc/grub.conf
Inicializando o Windows do segundo disco rígido

Alguns sistemas operacionais, como o Windows, podem ser inicializados apenas do primeiro disco rígido. Se um sistema operacional desse tipo for instalado em um disco rígido que não for o primeiro, você pode efetuar uma mudança lógica na respectiva entrada do menu.

...
title windows
   map (hd0) (hd1)
   map (hd1) (hd0)
   chainloader(hd1,0)+1
...
     

Nesse exemplo, o Windows é iniciado a partir do segundo disco rígido. Para essa finalidade, a ordem lógica dos discos rígidos é alterada com map. Essa alteração não afeta a lógica dentro do arquivo de menu do GRUB. Portanto, o segundo disco rígido deve ser especificado para chainloader.