15.5. Funcionamento da webcam com gqcam

O gqcam é um aplicativo de webcam que ajuda a fotografar instantâneos ou séries automáticas de imagens com webcams. Para usar o gqcam, sua webcam deve ser suportada por Video4Linux. Muitas webcams USB são reconhecidas automaticamente. Podem ser usadas câmeras em preto e branco e coloridas. Placas de TV que suportam Video4Linux também podem ser usadas como fonte de imagem. Uma visão geral dos dispositivos USB suportados é mantida em http://www.linux-usb.org. Uma interface gráfica de usuário não é compulsória, pois o gqcam também pode ser executado da linha de comando.

15.5.1. Funcionamento

Conecte sua câmera à porta USB do computador antes de iniciar o gqcam. Em seguida, execute o gqcam. A imagem atual de sua webcam é automaticamente mostrada na parte superior da janela do aplicativo. A parte inferior apresenta controles deslizantes para ajustar brilho, proporção de branco, contraste, tonalidade e saturação de cores conforme necessário. O brilho é predefinido automaticamente. Esse recurso pode ser ajustado em Geral, em Arquivo+Preferências. Filtros apresenta opções de correção de cores falsas, já que algumas câmeras trocam os canais vermelho e azul durante a transmissão.

Se você manusear mais de uma webcam, use Arquivo+Abrir Nova Câmera para alternar entre as câmeras. Selecione o novo dispositivo na caixa de diálogo apresentada. A primeira câmera é conectada ao dispositivo /dev/video0, a segunda é conectada a /dev/video1 e assim por diante.

15.5.2. Instantâneos

Para fazer um instantâneo com a câmera, clique em Instantâneo. Selecione um nome de arquivo e um formato de imagem na caixa de diálogo exibida. Crie uma série de imagens com Câmera+Configurar Timer. Ajuste a freqüência de captura em segundos ou minutos, bem como as propriedades das imagens em Definir informações da imagem. Um script opcional a ser executado a cada evento de captura pode ser escolhido em Executar comando após instantâneo. Isso poderá ser usado para fazer upload da imagem capturada em um servidor de FTP, por exemplo.

15.5.3. Linha de comando

O gqcam também pode ser executado sem a interface gráfica de usuário. Isso pode ser interessante para supervisão automática controlada por cron, por exemplo. Isso requer que todas as configurações necessárias sejam passadas ao aplicativo como parâmetros. Executar gqcam -t JPEG -s -d webcam.jpg grava a imagem atual capturada pela câmera com o nome de arquivo webcam.jpg. A opção -t define o formato do arquivo. Os valores possíveis são JPEG, PNG e PPM. O parâmetro de linha de comando -s ativa a correção de cores. O nome de arquivo a ser gravado é informado com a opção -d. Se houver mais de uma webcam em funcionamento, deve ser informado o nome do dispositivo. Se nenhum dispositivo for fornecido, o dispositivo padrão /dev/video0 será usado. Para capturar uma imagem da segunda câmera, é necessário adicionar a opção -v /dev/video1. Relacione todas as opções com gqcam --help.