7.12. Utilitários importantes

O GNOME possui muitos applets e aplicativos projetados para interagir com a área de trabalho e uns com os outros. Esta seção apresenta alguns deles. Aprenda a gerenciar pequenas anotações em sua área de trabalho, usar o dicionário do GNOME, bater papo com o Gaim e usar vários tipos de aplicativos de multimídia.

7.12.1. Criando anotações com o Tomboy

Tomboy é um aplicativo desktop para anotações que ajuda a organizar idéias e informações. Para adicionar o Tomboy a um painel, clique o botão direito do mouse no painel e clique em Adicionar ao Painel. Percorra a lista de itens, selecione Anotações do Tomboy e clique em Adicionar. O ícone do Tomboy aparecerá no painel.

Clique o botão esquerdo do mouse no ícone do painel para abrir o menu do Tomboy e selecione Criar Novo Lembrete. Digite o texto da anotação. Clique um vínculo entre as anotações com a opção Link. Esses vínculos podem sobreviver até mesmo a ações de renomeação e reorganização. Uma função Pesquisar Anotações, localizada no menu do painel do Tomboy, permite pesquisar as anotações. Links da Web e endereços de e-mail também podem ser inseridos no Tomboy. Clique em Mudanças Recentes para ver uma lista de suas anotações por ordem da última data de modificação.

O Tomboy também suporta recursos de edição avançados, como texto realçado, correção ortográfica em linha, vinculação automática de endereços de e-mail e da Web, desfazer e refazer, e definição de estilo e tamanho de fontes.

Figura 7.8. Exemplos de anotações do Tomboy

Exemplos de anotações do Tomboy

7.12.2. Dicionário

O Dicionário do GNOME oferece definições de palavras por meio de qualquer servidor com suporte ao protocolo dict (um padrão da Internet para aplicativos de dicionário cliente/servidor). É necessário ter conexão de Internet, já que esse applet acessa um dicionário online. Para abrir o Dicionário, clique em Aplicativos+Escritório+Dicionário+Dicionário ou digite gnome-dictionary em uma janela de terminal.

Figura 7.9. Dicionário do GNOME

Dicionário do GNOME

Digite uma palavra em Pesquisar. Por padrão, a consulta é enviada ao servidor dict.org. Para usar outro servidor, clique em Editar+Preferências. O dict.org permite que você escolha entre vários bancos de dados de vocabulários especiais, como jargão ou terminologia de computação. Em Estratégia, especifique a estratégia de pesquisa a ser usada como correspondência de palavra exata, partes da palavra ou prefixo/sufixo. Clique em Ajuda para acessar o manual online.

7.12.3. Usando o recurso de mensagens Gaim

O Gaim é um poderoso cliente de mensagens instantâneas. Ele suporta diversos protocolos, como AIM, ICQ, GroupWise®, IRC, Jabber e MSN. Seus recursos mais populares incluem a capacidade de efetuar login em várias contas de várias redes de mensagens instantâneas ao mesmo tempo, a substituição automática de texto e a correção ortográfica. O Gaim tem recursos para rastrear amigos (conhecidos como “alertas de amigos” no AOL Messenger), o que significa que você pode configurá-lo para ser notificado sempre que um de seus amigos entrar ou sair de um canal ao qual você esteja conectado. O Gaim pode enviar-lhe uma mensagem anunciando a ocorrência, reproduzir um som ou executar um comando.

Para acessar o Gaim, clique em Aplicativos+Internet+Bate-papo+Mensageiro via Internet Gaim ou digite gaim em uma janela de terminal. Na primeira inicialização, crie uma lista de suas contas em diferentes redes de mensagens instantâneas clicando em Contas+Adicionar. Selecione o protocolo e especifique seu nome de tela, sua senha e seu álias. Selecione Lembrar senha e Login Automático se quiser que o Gaim efetue login automaticamente na inicialização. Para controlar o seu e-mail ao usar o Gaim, selecione Notificações sobre Novas Mensagens. Para usar um ícone de amigo com a sua conta, abra uma caixa de diálogo de arquivo e selecione um ícone. Opções adicionais, como configurações de proxy e endereços de servidor, podem ser definidas clicando-se em Mostrar mais opções. Ao concluir as configurações de sua conta, clique em Gravar para sair da caixa de diálogo.

Quando você terminar de inserir os dados de sua conta, eles aparecerão na janela de login. Para efetuar login, selecione sua conta no menu Conta, digite sua senha, clique em Inscrição e comece a bater papo.

7.12.4. Telefonia via Internet e videoconferência com o GnomeMeeting

Com o GnomeMeeting, você pode ver e falar com outras pessoas por meio da telefonia via Internet (VoIP) e da videoconferência. O bloco de endereços do GnomeMeeting é compartilhado com o cliente de e-mail Evolution™; portanto, não é preciso especificar informações de contato em mais de um local. Você pode procurar outros usuários do GnomeMeeting em sua rede local sem descobrir seus detalhes de contato antecipadamente; também pode ver sua própria saída de vídeo lado a lado à de seus parceiros de conversa, e assim compartilhar o que ele vê.

Para abrir o GnomeMeeting, clique em Aplicativos+Internet+Telefone+GnomeMeeting. Na primeira vez em que você acessar o GnomeMeeting, terá que executar as etapas do Assistente de Configuração Inicial, que é aberto automaticamente.

7.12.5. Gerenciando pacotes com o File Roller

No GNOME, você pode gerenciar pacotes de arquivos com o File Roller. Como um gerenciador de pacotes, ele é capaz de criar e modificar pacotes, exibir o conteúdo de um pacote, exibir um arquivo contido no pacote e extrair arquivos do pacote. O File Roller suporta os seguintes formatos: arquivos tar descompactados (.tar) ou compactados com gzip (.tar.gz, .tgz), bzip (.tar.bz, .tbz), bzip2 (.tar.bz2, .tbz2), compress (.tar.Z, .taz) e lzop (.tar.lzo, .tzo); pacotes Zip (.zip), Jar (.jar, .ear, .war), Lha (.lzh) e Rar (.rar); e arquivos isolados compactados com gzip, bzip, bzip2, compress e lzop.

Você pode facilmente ver o conteúdo de pacotes do File Roller com outros aplicativos, sem a necessidade de descomprimir os pacotes. O File Roller suporta o recurso de arrastar e soltar, o que lhe permite arrastar ícones de arquivos da área de trabalho ou do gerenciador de arquivos (Nautilus) e soltá-los na janela do File Roller.

Para abrir o File Roller, clique em Aplicativos+Utilitários+Arquivamento+Gerenciador de Pacotes. Para criar um novo pacote de arquivos, selecione Pacote+Novo. Especifique um nome para o novo arquivo (sem extensão) e o diretório onde deseja criá-lo. Selecione um tipo de arquivo. Clique em Novo para sair da caixa de diálogo. Adicione arquivos ao pacote arrastando-os e soltando-os a partir da área de trabalho ou do gerenciador de arquivos ou clicando em Editar+Adicionar Arquivos.

Após concluir a seleção e configuração, saia da caixa de diálogo. O pacote criado estará disponível para mais processamento no local especificado. Para descompactar um arquivo, carregue-o no File Roller, clique em Editar+Extrair e especifique o diretório de destino.

7.12.6. Lendo notícias de fontes jornalísticas com o Blam

O Blam é uma ferramenta que ajuda a controlar o crescente número de notícias distribuídas como RSS. O RSS fornece atualizações de notícias de um site da Web em um formulário simples em seu computador. Você pode ler esses arquivos em um programa chamado de agregador, que coleta notícias de vários sites da Web. O Blam é um agregador do GNOME com o qual você pode se inscrever em inúmeras fontes jornalísticas, e tem uma interface fácil de usar para que você fique sempre atualizado. O Blam pode imprimir notícias e atualizar automaticamente as fontes em intervalos regulares.

Para abrir o Blam, clique em Aplicativos+Internet+Leitor RSS+Leitor de Alimentação Blam. Os canais aparecem em uma lista à esquerda da janela do Blam. Clique em qualquer canal e veja as manchetes no painel superior direito. Clicar em uma manchete exibe o artigo no painel inferior direito. Para ver o artigo completo, vá até a parte inferior do painel inferior direito e clique em Mostrar no browser.

Figura 7.10. Leitor de Alimentação Blam

Leitor de Alimentação Blam

Para adicionar um novo canal, clique em Canal+Adicionar, digite o URL e clique em OK. Por exemplo, digitar http://www.novell.com/newsfeeds/rss/slp.xml adiciona o canal SUSE Linux Professional Cools Solutions à sua lista e faz o download dos últimos artigos.