7.4. Gerenciando arquivos e pastas com o Nautilus

Nautilus é um gerenciador e visualizador de arquivos do GNOME. Você pode usar o Nautilus para criar pastas e documentos, exibir e gerenciar arquivos e pastas, executar scripts, gravar dados em CD e abrir URIs. As seções a seguir apresentam uma visão geral das funções básicas do Nautilus e algumas dicas sobre sua configuração. Para mais informações, consulte as páginas da Ajuda para o Nautilus. Para abrir o Nautilus, use a entrada de menu ou clique no ícone Computador ou seu ícone de início na área de trabalho.

7.4.1. Navegando no Nautilus

A janela padrão do Nautilus é mostrada na Figura 7.4, “Janela padrão do Nautilus”. A visualização padrão do conteúdo de uma pasta é um ícone e o nome de cada arquivo. Se configurado de acordo, é possível ver o conteúdo do arquivo. Ao clicar duas vezes em um ícone da pasta, uma nova janela do Nautilus será aberta, exibindo o conteúdo da pasta.

Figura 7.4. Janela padrão do Nautilus

Janela padrão do Nautilus

Para navegar entre as pastas, use o menu suspenso no canto inferior esquerdo da janela do Nautilus. Você encontrará todas as pastas pai do diretório atual até o sistema de arquivos raiz. Selecione a pasta e abra-a em uma nova janela do Nautilus, sobre a anterior, ou clique em Arquivo+Abrir Pai para abrir a pasta pai imediata da pasta atual. Para fechar as pastas pai, clique em Arquivo+Fechar Pastas Pai.

Se você preferir navegar pelos arquivos com o browser, alterne para a interface de browser do Nautilus, clique o botão direito do mouse em uma pasta e clique em Navegar na Pasta. Uma nova janela do Nautilus será aberta com as funções normais, mas com aparência de browser.

Para navegar entre as pastas e os arquivos, você pode usar os botões Voltar, Avançar e Para Cima como em um browser da Web. As funções e opções de configuração descritas na Seção 7.4.2, “Gerenciamento de arquivos” também se aplicam à interface do browser.

7.4.2. Gerenciamento de arquivos

No Nautilus, você realiza várias tarefas com o recurso de arrastar e soltar. Por exemplo, você pode arrastar qualquer arquivo da área de trabalho e soltá-lo em uma janela aberta do Nautilus. Se houver duas janelas do Nautilus abertas, será possível arrastar um arquivo ou uma pasta de uma janela e soltar na outra. Para copiar um item, selecione-o, mantenha pressionada a tecla Ctrl e arraste o item para um novo local. Você cria um novo documento de texto quando arrasta texto de um aplicativo para uma janela de pasta.

Para mover arquivos entre os diretórios, abra o diretório de origem que contém o arquivo que deseja mover, clique em Arquivo+Abrir Localização, digite o caminho até o diretório de destino, clique em Abrir e arraste os arquivos para a janela do Nautilus que contém o diretório de destino. Arquivos e pastas podem ser movidos de e para uma janela do Nautilus aberta e a área de trabalho.

Para criar várias cópias de um arquivo, clique em Editar+Duplicar. Para os recursos simples de recortar, copiar e colar pastas, use o menu Editar ou clique o botão direito no ícone do arquivo e selecione o item adequado no menu de contexto exibido. Para renomear um arquivo, clique o botão direito no arquivo e clique em Renomear.

O Nautilus também suporta a pesquisa de arquivos através da rede. Para se conectar a um servidor remoto, como FTP, SSH, HTTP ou Samba, clique em Arquivo+Conectar ao Servidor. Você será solicitado a informar o tipo de servidor com o qual deseja se conectar, além de algumas informações adicionais, como o nome da pasta que deseja acessar, o número da porta e o nome de usuário. Quando você clicar em Conectar, a pasta remota será exibida como parte do menu do painel Locais e aparecerá como um ícone da área de trabalho. Para as próximas conexões, selecione o item adequado no menu Locais e forneça a autenticação necessária para obter o acesso a essas pastas da rede. Para encerrar as conexões, clique o botão direito no ícone da área de trabalho e clique em Desmontar Volume.

O Nautilus oferece a funcionalidade básica de gravação de CD/DVD. Para copiar dados para CD ou DVD, crie um diretório com os dados a serem gravados, clique em Locais+Criador de CD/DVD,arraste a pasta que contém os dados para a janela Criador de CD/DVD e clique em Arquivo+Gravar no Disco.

7.4.3. Editando tipos de MIME

Os tipos de MIME determinam em qual aplicativo um arquivo deve ser aberto quando clicado em um browser de arquivo ou da Web. O tipo de arquivo e de MIME estão associados um ao outro. Um arquivo HTML tem o tipo de arquivo html e seria registrado como tendo o tipo de MIME text/html. O Nautilus tem suporte embutido para os tipos de MIME mais comuns e sugere o aplicativo adequado quando você escolhe abrir um arquivo. Neste caso, ele iria sugerir um browser da Web.

Para editar um tipo de MIME:

  1. Na janela do Nautilus, clique o botão direito em um arquivo com o tipo de MIME que deseja mudar.

  2. Clique em Propriedades+Abrir Com.

  3. Clique em Adicionar para procurar o aplicativo adequado.

  4. Selecione o aplicativo a ser usado e clique em Adicionar.

  5. Clique em Fechar para sair da caixa de diálogo.

Figura 7.5. Editando o tipo de MIME

Editando o tipo de MIME

Mesmo que o tipo de MIME ainda não tenha sido registrado, o procedimento é o mesmo. Essas modificações são aplicadas globalmente, ou seja, qualquer arquivo desse tipo será aberto pelo aplicativo definido.