19.2. Iniciando o GIMP

Inicie o GIMP no menu principal. Outra opção é digitar gimp & na linha de comando.

19.2.1. Configuração inicial

Quando o GIMP é iniciado pela primeira vez, um assistente de configuração é aberto para a configuração preparatória. As configurações padrão são aceitáveis para a maioria das finalidades. Pressione Continuar em cada caixa de diálogo, a menos que você esteja familiarizado com as configurações e prefira escolher outras.

19.2.2. Janelas padrão

Por padrão, três janelas são exibidas. Elas podem ser organizadas na tela e, com exceção da caixa de ferramentas, podem ser fechadas quando não forem mais necessárias. Ao fechar a caixa de ferramentas, você fecha o aplicativo. Na configuração padrão, o GIMP grava o layout de janela quando você sai do programa. As caixas de diálogo deixadas abertas reaparecem quando você reinicia o programa.

19.2.2.1. Caixa de ferramentas

A janela principal do GIMP, como mostra a Figura 19.1, “Janela principal” (↑Aplicativos), contém os controles principais do aplicativo. Ao fechar a janela, você sai do aplicativo. Na parte superior, a barra de menus oferece acesso a funções de arquivos, extensões e ajuda. Abaixo dela, estão os ícones de várias ferramentas. Passe o mouse sobre o ícone para exibir informações sobre a ferramenta.

Figura 19.1. Janela principal

Janela principal

As cores de primeiro e segundo plano são mostradas em duas caixas sobrepostas. As cores padrão são preto para segundo plano e branco para primeiro plano. Clique na caixa para abrir uma caixa de diálogo de seleção de cor. Troque as cores de primeiro e segundo plano usando o símbolo de seta dobrada localizado no canto superior direito das caixas. Use o símbolo em preto e branco no canto inferior esquerdo para redefinir as cores com a configuração padrão.

À direita, são mostrados o pincel, o padrão e o gradiente atuais. Clique no que estiver exibido para acessar a caixa de diálogo de seleção. A parte inferior da janela permite configurar várias opções para a ferramenta atual.

19.2.2.2. Camadas, canais, caminhos, desfazer

Na primeira seção, use a caixa suspensa para selecionar a imagem à qual a guia se refere. Clicando em Automático, controle se a imagem ativa será escolhida automaticamente. Por padrão, Automático estará habilitado.

A opção Camadas mostra os diferentes níveis nas imagens atuais e pode ser usada para manipular as camadas. Canais mostra e pode manipular os canais de cores da imagem.

Os caminhos são um método vetorial de selecionar partes de uma imagem. Eles também podem ser usados para desenhar. Caminhos mostra os caminhos disponíveis para uma imagem e oferece acesso às suas funções. Desfazer mostra um histórico limitado de modificações feitas na imagem atual.