19.3. Noções básicas do GIMP

Embora o GIMP possa ser um tanto complexo para usuários novos, a maioria logo descobre que ele é fácil de usar depois de conhecer algumas funções básicas. As funções básicas cruciais são criação, abertura e gravação de imagens.

19.3.1. Criando uma nova imagem

Para criar uma nova imagem, selecione Arquivo+Novo ou pressione Ctrl-N. Será aberta uma caixa de diálogo onde você poderá configurar a nova imagem. Se desejar, selecione uma configuração predefinida chamada Modelo. Para criar um modelo personalizado, selecione Arquivo+Diálogos+Modelos e use os controles oferecidos pela janela aberta.

Na seção Tamanho da Imagem, defina o tamanho da imagem a ser criada em pixels ou em outra unidade. Clique na unidade para selecionar outra na lista de unidades disponíveis. A proporção entre pixels e unidade é definida em Resolução, que é exibida quando a seção Opções Avançadas é aberta. Uma resolução de 72 pixels por polegada corresponde à exibição de tela. Ela é suficiente para imagens de páginas da Web. Use uma resolução mais alta para as imagens a serem impressas. Na maioria das impressoras, a resolução de 300 pixels por polegada produz qualidade aceitável.

Em Espaço de cor, escolha se a imagem deve estar em cores (RGB) ou Escalas de Cinza. Selecione o Tipo de Preenchimento para a nova imagem. Frente e Fundo usam as cores selecionadas na caixa de ferramentas. Branco usa um segundo plano branco na imagem. Transparente cria uma imagem transparente. A transparência é representada por um padrão quadriculado cinza. Digite um comentário para a nova imagem em Comentário.

Quando estiver satisfeito com as configurações, clique em OK. Para restaurar as configurações padrão, pressione Restaurar. Pressionando Cancelar, você cancela a criação de uma nova imagem.

19.3.2. Abrindo uma imagem existente

Para abrir uma imagem existente, selecione Arquivo+Abrir ou pressione Ctrl-O. Na caixa de diálogo exibida, selecione o arquivo desejado. Você também pode pressionar Ctrl-L e digitar diretamente o URL da imagem desejada. Em seguida, clique em OK para abrir a imagem selecionada ou pressione Cancelar para ignorar a abertura de uma imagem.

19.3.3. Digitalizando uma imagem

Em vez de abrir uma imagem existente ou criar uma nova, é possível digitalizar uma imagem. Para digitalizar diretamente a partir do GIMP, verifique se o pacote xsane está instalado. Para abrir a caixa de diálogo de digitalização, selecione Arquivo+Capturar+XSane: dispositivo de digitalização.

Crie uma visualização quando o objeto a ser digitalizado for menor que a área de digitalização total. Pressione Acquire preview (Adquirir visualização) na caixa de diálogo Preview (Visualização) para criar uma visualização. Para digitalizar somente uma parte da área, selecione a parte retangular desejada com o mouse.

Na caixa de diálogo xsane, selecione a digitalização da imagem em tons de cinza ou em cores e a resolução de digitalização necessária. Quanto maior for a resolução, melhor será a qualidade da imagem digitalizada. No entanto, isso também resulta em um arquivo igualmente maior, e o processo de digitalização poderá ser mais demorado com resoluções mais altas. O tamanho da imagem final (em pixels e bytes) é mostrado na parte inferior da caixa de diálogo.

Na caixa de diálogo xsane, use os controles deslizantes para definir os valores de gama, brilho e contraste desejados. As mudanças são visíveis na visualização imediatamente. Depois de definir todas as configurações, clique em Scan (Digitalizar) para digitalizar a imagem.

19.3.4. Janela da imagem

A imagem nova, aberta ou digitalizada aparece em sua própria janela. A barra de menus na parte superior da janela oferece acesso a todas as funções de imagem. Você também pode acessar o menu clicando o botão direito na imagem ou clicando no pequeno botão de seta no canto esquerdo das réguas.

Arquivo oferece as opções padrão de arquivo, como Salvar e Imprimir. Fechar fecha a imagem atual. Sair fecha todo o aplicativo.

Com os itens do menu Visualizar, controle a exibição da imagem e da sua janela. Nova Visualização abre uma segunda janela com a imagem atual. As mudanças feitas em uma tela são refletidas em todas as outras telas da mesma imagem. Telas alternadas são úteis para aumentar uma parte da imagem que está sendo manipulada e, ao mesmo tempo, ver a imagem completa em outra tela. Ajuste o nível de aumento da janela atual usando Zoom. Quando Zoom para tamanho da janela é selecionada, a janela da imagem é redimensionada para caber exatamente na exibição da imagem atual.