17.3. Gerenciando tags

Use tags para categorizar qualquer uma das suas imagens e criar subconjuntos gerenciáveis da coleção. Por exemplo, se desejar fazer algum tipo de ordenamento na sua coleção de retratos de pessoas queridas, proceda da seguinte forma:

  1. Selecione o modo Pesquisar do f-spot.

  2. No frame esquerdo da janela do f-spot, selecione a categoria Pessoas, clique o botão direito do mouse nela e escolha Criar Nova Tag Assim, as novas tags são exibidas como subcategorias da categoria Pessoas:

    1. Crie uma nova tag chamado Amigos.

    2. Crie uma nova tag chamada Família.

  3. Agora, associe tags a imagens ou grupos de imagens selecionadas. Clique o botão direito em uma imagem, escolha Anexar Tag e selecione a tag apropriada para a imagem. Para associar uma tag a um grupo de imagens, clique na primeira imagem, pressione a tecla Shift e selecione as outras sem soltar a tecla Shift. Clique o botão direito do mouse no menu de tags e selecione a categoria correspondente.

Após a categorização das imagens, você poderá pesquisar sua coleção por tags. Basta procurar por Pessoas+Família e a coleção exibida será limitada às imagens com a tag Família. A pesquisa da coleção por tag também é possível por meio de Procurar+Procurar por Tag. O resultado da pesquisa é exibido na janela de visão geral de miniaturas.

A remoção de tags de imagens avulsas ou de grupos de imagens funciona do mesmo modo que a sua anexação. As funções de edição de tags também podem ser acessadas por meio do menu Tags, na barra de menus superior.