15.3. Solução de problemas

As seções a seguir indicam alguns dos problemas mais freqüentes que ocorrem quando se usa o FreeNX e fornecem as possíveis soluções para resolvê-los.

15.3.1. O knx trava ao tentar estabelecer uma conexão

Você está tentando estabelecer uma conexão com o servidor NX usando o knx. Ao iniciar a conexão, o knx falha na autenticação do usuário e nenhuma sessão remota é iniciada.

Para determinar por que isso ocorre e como o problema pode ser solucionado, proceda da seguinte maneira:

  1. Verifique se o Novell AppArmor está em execução na máquina servidor e proceda como descrito na Seção 15.3.2, “Não é possível estabelecer conexão com o servidor NX”.

  2. Tente restabelecer uma conexão entre o knx e o servidor.

  3. Verifique se o firewall do cliente permite tráfego SSH. Para isso, inicie o módulo de firewall do YaST e verifique se o SSH está entre os Serviços Permitidos da Zona Externa. Habilite o SSH caso ele ainda não esteja habilitado.

  4. No firewall do servidor, verifique se o SSH e as portas NX estão relacionadas na Seção 15.1, “Noções básicas do NX”. Abra essas portas se tiverem sido fechadas.

  5. Tente restabelecer uma conexão entre o knx e o servidor.

  6. Efetue login no servidor como Root e proceda da seguinte maneira:

    1. Especifique o diretório /tmp e procure arquivos de bloqueio no servidor NX:

      cd /
      ls -ltr .nX*
    2. Se houver algum desses antigos arquivos de bloqueio, remova-os.

    3. Efetue logout.

  7. Tente restabelecer uma conexão entre o knx e o servidor.

  8. Na máquina cliente, apague e reinstale o cliente do knx usando o módulo de gerenciamento de software do YaST.

    Se você seguiu as instruções acima, agora poderá se conectar.

15.3.2. Não é possível estabelecer conexão com o servidor NX

Depois de iniciar o knx e a conexão, você obterá a seguinte mensagem de erro:

 
Não foi possível estabelecer conexão com o servidor NX. Tempo de conexão esgotado.

Para determinar a origem desse problema, proceda da seguinte maneira:

  1. Efetue login no servidor como Root.

  2. Verifique se na saída do comando dmesg existe uma entrada como esta:

    SubDomain: REJECTING r access to /var/lib/nxserver/home/.ssh/authorized_keys2 (sshd(31247) profile /usr/sbin/sshd active /usr/sbin/sshd)
    

    Essa entrada indica que o Novell AppArmor em execução no servidor não permite que o daemon ssh acesse alguns arquivos específicos do NX.

  3. Interrompa o AppArmor na máquina servidor

    ou

    Coloque o perfil sshd no modo de aprendizado e adicione permissões ao perfil existente para ter acesso aos arquivos do NX. Essas informações são fornecidas com mais detalhes no Guia de Administração do Novell AppArmor 2.0.

  4. Reconecte-se ao servidor.

15.3.3. Autenticação do usuário bem-sucedida, conexão remota não se estabelece

Depois que você executa o knx e inicia a sessão, o knx autentica o usuário mas, em vez de uma janela de terminal abrir com uma nova sessão, é exibida uma mensagem de erro como esta:

Ainda não foi possível estabelecer conexão com o proxy remoto. Deseja encerrar a sessão?

A conexão falhou porque as portas superiores usadas na negociação da sessão remota do NX não foram abertas no firewall do servidor. Para ajustar as configurações do firewall no servidor, proceda como descrito na Seção 15.1, “Noções básicas do NX”.