8.3. Gerenciando marcadores

Os marcadores oferecem uma maneira fácil de gravar links nos seus sites favoritos. Para adicionar o site na Web atual à lista de marcadores, clique em Bookmarks+Bookmark This Page (Favoritos - Adicionar página). Se o browser exibir vários sites da Web em guias, somente o URL da guia selecionada atualmente será adicionado à lista de marcadores.

Ao adicionar um marcador, você pode especificar outro nome para ele e selecionar uma pasta para o Firefox armazená-lo. Para marcar sites da Web em várias guias, selecione Bookmark All Tabs (Adicionar abas). O Firefox cria uma nova pasta que inclui os marcadores dos sites exibidos em cada guia. Para remover um site da lista de marcadores, clique em Bookmarks (Favoritos), clique o botão direito do mouse no marcador e clique em Delete (Excluir).

8.3.1. Usando o gerenciador de marcadores

O gerenciador de marcadores pode ser usado para gerenciar as propriedades (nome e endereço) de cada marcador, como também organizar os marcadores em pastas e seções. Ele se assemelha à Figura 8.2, “Usando o gerenciador de marcadores do Firefox” (↑Aplicativos).

Figura 8.2. Usando o gerenciador de marcadores do Firefox

Usando o gerenciador de marcadores do Firefox

Para abrir o gerenciador de marcadores, clique em Bookmarks+Manage Bookmarks (Favoritos - Organizar). Uma janela é aberta exibindo os marcadores. Com New Folder (Nova pasta), crie uma nova pasta com um nome e uma descrição. Se você precisar de um novo marcador, clique em New Bookmark (Novo favorito). Isso permite a você inserir o nome, a localização, as palavras-chave e uma descrição. A palavra-chave é um atalho para o marcador. Para adicionar o marcador recém-criado ao painel lateral, marque Load this bookmark in the sidebar (Carregar no painel).

8.3.2. Importando marcadores de outros browsers

Se você usou outro browser anteriormente, provavelmente vai querer usar também suas preferências e marcadores no Firefox. No momento, é possível importar do Netscape 4.x, 6, 7, Mozilla 1.x e Opera.

Para importar suas configurações, clique em File+Import (Arquivo - Importar). Selecione o browser do qual as configurações serão importadas. Depois que você clicar em Next (Avançar), as configurações serão importadas. Localize os marcadores importados em uma pasta recém-criada, começando com From (Importado do).

8.3.3. Marcadores ativos

Os marcadores ativos exibem cabeçalhos no menu de marcadores e lhe mantêm atualizado em relação às últimas notícias. Desse modo, você pode economizar tempo com uma rápida olhada nos seus sites favoritos.

Muitos sites e blogs suportam esse formato. Um site da Web indica isso mostrando um ícone laranja na parte direita da barra de localização. Clique nele e escolha Add NAME OF THE FEED as Live Bookmark (Adicionar RSS a favoritos). É exibida uma caixa de diálogo em que você pode selecionar o nome e o local do marcador ativo. Confirme com Add (Adicionar).

Alguns sites não informam ao Firefox que suportam fontes jornalísticas, embora realmente o façam. Para adicionar manualmente um marcador ativo, é necessário o URL da fonte. Faça o seguinte:

Procedimento 8.1. Adicionando manualmente um marcador ativo

  1. Abra o gerenciador de marcadores, clique em Bookmarks+Manage Bookmarks (Favoritos - Organizar). Uma nova janela é aberta.

  2. Selecione File+New Live Bookmark (Arquivo - Novo favorito RSS). Uma caixa de diálogo é aberta.

  3. Insira um nome para o marcador ativo e adicione seu URL, por exemplo, http://www.novell.com/newsfeeds/rss/coolsolutions.xml. O Firefox atualiza os marcadores ativos.

  4. Feche o gerenciador de marcadores.