8.2. Localizando informações

Há duas maneiras de localizar informações no Firefox: a barra de pesquisa e a barra de localização. A barra de pesquisa procura páginas, ao passo que a barra de localização procura itens na página atual.

8.2.1. Localizando informações na Web

O Firefox tem uma barra de pesquisa que pode acessar diversos mecanismos, como Google, Yahoo ou Amazon. Por exemplo, para localizar informações sobre o SUSE usando o mecanismo atual, clique na barra de pesquisa, digite SUSE e pressione Enter. Os resultados são exibidos na janela. Para escolher o mecanismo de pesquisa, clique no ícone na barra de pesquisa. É aberto um menu com uma lista de mecanismos de pesquisa disponíveis.

8.2.2. Instalando outro mecanismo de pesquisa

Se o seu mecanismo de pesquisa favorito não estiver relacionado, o Firefox oferece a possibilidade de configurá-lo. Tente as seguintes etapas:

  1. Estabeleça primeiro uma conexão de Internet.

  2. Clique no ícone da barra de pesquisa.

  3. Selecione Add Engines (Adicionar) no menu.

  4. O Firefox exibirá uma página da Web com os mecanismos de pesquisa disponíveis classificados por categorias. Você pode escolher entre Wikipedia, Leo e outros. Clique no plug-in de pesquisa desejado.

  5. Instale o seu plug-in de pesquisa com Ok ou interrompa com Cancel (Cancelar).

8.2.3. Pesquisando na página atual

Para pesquisar em uma página da Web, clique em Edit+Find in This Page (Editar - Localizar) ou pressione Ctrl-F. A barra de localização é aberta. Em geral, ela é exibida na parte inferior da janela. Digite sua consulta no campo de entrada. O Firefox localiza a primeira ocorrência dessa frase. Você pode localizar outras ocorrências da frase pressionando F3 ou o botão Find Next (Próxima) na barra de localização. Também é possível realçar todas as ocorrências pressionando o botão Highlight all (Realçar).