8.5. Personalizando o Firefox

O Firefox pode ser personalizado de forma abrangente. Você pode instalar extensões, mudar temas e adicionar palavras-chave inteligentes às suas pesquisas online.

8.5.1. Extensões

O Mozilla Firefox é um aplicativo multifuncional. Isso significa que você pode fazer download de complementos, conhecidos como extensões, e instalá-los. Por exemplo, adicione um novo gerenciador de downloads e movimentos do mouse. A vantagem é que o Firefox não fica sobrecarregado.

Para adicionar uma extensão, clique em Tools+Extensions (Ferramentas - Extensões). No canto inferior direito, clique em Get More Extensions (Mais extensões) para abrir a página da Web de atualização de extensões do Mozilla, na qual você pode escolher entre várias extensões disponíveis. Clique na extensão a ser instalada e, em seguida, clique no link de instalação para fazer o download e instalá-la. Quando você reiniciar o Firefox, a nova extensão estará funcionando. Também é possível encontrar várias extensões em http://addons.mozilla.org/.

Figura 8.3. Instalando extensões do Firefox

Instalando extensões do Firefox

8.5.2. Mudando temas

Se você não gostar da aparência do Firefox, instale um novo tema. Os temas não mudam a funcionalidade do browser, somente a aparência. Durante a instalação de um tema, o Firefox solicita uma confirmação primeiro. Permita a instalação ou cancele-a. Após uma instalação bem-sucedida, é possível habilitar o novo tema.

  1. Clique em Tools+Themes (Ferramentas - Temas).

  2. Na nova seção que aparece, clique em Get More Themes (Mais temas). Se você já tiver instalado um tema, localize-o na lista, como na Figura 8.4, “Instalando temas do Firefox” (↑Aplicativos).

    Figura 8.4. Instalando temas do Firefox

    Instalando temas do Firefox
  3. Uma nova janela é exibida com o site https://addons.mozilla.org.

  4. Escolha um tema e clique em Install Now (Instalar agora).

  5. Confirme o download e a instalação.

  6. Após a conclusão do download do tema, é exibida uma caixa de diálogo informando sobre a lista de temas. Ative o novo tema com Use Theme (Usar o tema).

  7. Feche a janela e reinicie o Firefox.

Se um tema for instalado, você sempre poderá alternar para um tema diferente sem reiniciar o computador, clicando em Tools+Themes (Ferramentas - Temas). e, em seguida, em Use Theme (Usar o tema). Se você não for mais usar um tema, poderá apagá-lo na mesma caixa de diálogo com Uninstall (Desinstalar).

8.5.3. Adicionando palavras-chave inteligentes às pesquisas online

A pesquisa na Internet é uma das principais tarefas que um browser pode realizar. O Firefox permite que você defina suas próprias palavras-chave inteligentes: abreviações a serem usadas como um “comando” para pesquisa na Web. Por exemplo, se você usa a Wikipedia com freqüência, use uma palavra-chave inteligente para simplificar essa tarefa:

  1. Vá para http://pt.wikipedia.org.

  2. Uma vez aberta a página da Web, observe o campo de texto de pesquisa. Clique o botão direito do mouse e escolha Add a Keyword for this Search (Criar palavra-chave da pesquisa) no menu exibido.

  3. A caixa de diálogo Add Bookmark (Adicionar a favoritos) é exibida. Em Name (Nome), atribua um nome a esta página da Web, por exemplo, Wikipedia (ing).

  4. Em Keyword (Palavra-chave), atribua uma abreviação a esta página da Web, por exemplo, wiki.

  5. Com Create in (Criar em), escolha o local da entrada da seção de marcadores. Você pode colocá-la em Quick Searches (Pesquisas rápidas), mas qualquer outro nível também é adequado.

  6. Finalize com Add (Adicionar).

Você terá gerado uma nova palavra-chave. Sempre que precisar pesquisar na Wikipedia, não precisará usar o URL completo. Basta digitar wiki Linux para ver uma entrada sobre o Linux.