2.2. Mail (E-mail)

O componente de correio do Evolution pode funcionar com várias contas em diversos formatos. Ele oferece recursos úteis, como pastas virtuais para a exibição de resultados de pesquisa e a filtragem de mensagens indesejadas. Configure o aplicativo em Edit+Preferences (Editar - Preferências).

2.2.1. Importando mensagens de outros programas de e-mail

Para importar mensagens de outros programas de e-mail, como o Netscape, selecione File+Import (Arquivo - Importar). Para formatos mbox, selecione Import a single file (Importar um único arquivo). No Netscape, selecione Import data and settings from older programs (Importar dados e configurações de programas mais antigos). Para trabalhar com dados de programas usando o formato maildir, como KMail, configure uma conta para acessar o diretório de e-mails.

2.2.2. Configurando contas

O Evolution pode recuperar e-mails de várias contas de e-mail. A conta a partir da qual você deseja enviar e-mails pode ser selecionada quando você redige uma mensagem. Configure as contas de e-mail em Edit+Preferences+Mail Accounts (Editar - Preferências - Contas de Correio). Para modificar uma configuração existente, selecione-a e clique em Edit (Editar). Para apagar uma conta, selecione-a e clique em Delete (Apagar).

Para adicionar uma nova conta, clique em Add (Adicionar). Esse procedimento abre o assistente de configuração. Clique em Forward (Avançar) para usá-lo. Digite seu nome e endereço de e-mail nos respectivos campos. Se desejar, digite as informações opcionais. Marque Make this my default account (Tornar esta a minha conta padrão) para usar essa conta por padrão ao criar e-mails. Clique em Forward.

Selecione o formato de e-mail recebido adequado para esse endereço em Server Type (Tipo de Servidor). POP é o formato mais comum para fazer download de e-mails em um servidor remoto. IMAP funciona com pastas de correio em um servidor especial. Obtenha essas informações com o provedor de serviços de Internet ou com o administrador do sistema. Preencha os outros campos relevantes exibidos quando o tipo de servidor é selecionado. Quando terminar, clique em Forward. Selecione as Receiving Options (Opções de Recebimento) desejadas, se disponíveis. Clique em Forward.

Depois, configure as opções de entrega de e-mail. Para submeter os e-mails enviados ao sistema local, selecione Sendmail. Para um servidor remoto, selecione SMTP. Obtenha essas informações com o provedor de serviços de Internet ou com o administrador do sistema. Para SMTP, preencha os outros campos exibidos após a seleção. Quando terminar, clique em Forward.

Por padrão, o endereço de e-mail é usado como o nome de identificação da conta. Digite outro nome se desejar. Clique em Forward. Clique em Apply (Aplicar) para gravar a configuração da conta.

Para tornar uma conta o padrão para o envio de e-mails, selecione a conta desejada e pressione Default (Padrão). Para desabilitar a recuperação de e-mails de uma conta, selecione-a e clique em Disable (Desabilitar). Uma conta desabilitada ainda pode ser usada como o endereço de envio, mas ela não é verificada quanto a e-mails recebidos. Se necessário, reative a conta com Enable (Habilitar).

2.2.3. Criando mensagens

Para criar uma nova mensagem, clique em New+Mail Message (Nova - Mensagem de E-mail). Se uma mensagem for respondida ou encaminhada, o mesmo editor de mensagens será aberto. Ao lado de From (De), selecione a conta da qual a mensagem será enviada. Nos campos de destinatário, digite um endereço de e-mail ou parte de um nome ou endereço contido no seu bloco de endereços. Se for encontrada uma correspondência no bloco de endereços para o que foi digitado, uma lista de opções será exibida. Clique no contato desejado ou conclua sua entrada se não houver correspondências. Para selecionar um destinatário diretamente no bloco de endereços, clique em To (Para) ou CC.

O Evolution pode enviar e-mails como texto simples ou HTML. Para formatar e-mails em HTML, selecione Format (Formatar) na barra de ferramentas. Para enviar anexos, selecione Attach (Anexar) ou Insert+Attachment (Inserir - Anexo).

Para enviar a mensagem, clique em Send (Enviar). Se ainda não estiver pronto para enviá-la imediatamente, faça outra seleção em File (Arquivo). Por exemplo, grave a mensagem como rascunho ou envie-a posteriormente.

2.2.4. E-mail criptografado e assinaturas

O Evolution suporta a criptografia de e-mails com PGP. Ele pode assinar e-mails e verificar as mensagens de e-mail assinadas. Para usar esses recursos, gere e gerencie chaves com um aplicativo externo, como gpg ou KGpg.

Para assinar a mensagem de e-mail antes de enviá-la, selecione Security+PGP Sign (Segurança - Assinatura PGP). Quando você clica em Send (Enviar), uma caixa de diálogo solicita a frase secreta de sua chave secreta. Digite a frase secreta e saia da caixa de diálogo com OK para enviar o e-mail assinado. Para assinar outras mensagens de e-mail durante esta sessão sem precisar “desbloquear” a chave secreta repetidamente, marque Remember this password for the remainder of this session (Lembrar esta senha no restante desta sessão).

Quando você recebe e-mails assinados de outros usuários, um pequeno ícone de cadeado aparece no final da mensagem. Se você clicar nesse símbolo, o Evolution iniciará um programa externo (gpg) para verificar a assinatura. Se a assinatura for válida, uma marca de seleção verde aparecerá ao lado do cadeado. Se a assinatura for inválida, aparecerá um cadeado quebrado.

Também é muito fácil criptografar e descriptografar e-mails. Após redigir uma mensagem de e-mail, vá para Security+PGP encrypt (Segurança - Criptografia PGP) e envie-a. Quando você recebe mensagens criptografadas, uma caixa de diálogo solicita a senha de sua chave secreta. Digite a frase secreta para descriptografar a mensagem de e-mail.

2.2.5. Pastas

Em geral, é conveniente classificar as mensagens de e-mail em várias pastas. A árvore de pastas é mostrada no quadro esquerdo. Se os e-mails forem acessados através do IMAP, as respectivas pastas também serão mostradas nessa barra de pastas. Para POP e a maioria dos outros formatos, as pastas são armazenadas localmente e classificadas em On This Computer (Neste Computador).

Várias pastas estão incluídas por padrão. Inbox (Caixa de Entrada) é o local onde novas mensagens obtidas de um servidor são inicialmente colocadas. Sent (Enviadas) é usado para gravar cópias de mensagens de e-mail enviadas. A Outbox (Caixa de Saída) é o armazenamento temporário de e-mails que ainda não foram enviados. Ela será útil se você estiver trabalhando offline ou se o servidor de correio de saída estiver temporariamente inacessível. Drafts (Rascunhos) é usado para gravar cópias de mensagens de e-mail inacabadas. A pasta Trash (Lixo) destina-se ao armazenamento temporário de itens apagados. Junk (Mensagens Indesejadas) destina-se ao recurso de filtragem de mensagens indesejadas do Evolution.

É possível criar novas pastas em On This Computer (Neste Computador) ou como subpastas de pastas existentes. Crie uma hierarquia de pastas com a complexidade desejada. Para criar uma nova pasta, selecione File+New+Mail Folder (Arquivo - Novo - Pasta de Correio). Na caixa de diálogo Mail Folder, digite um nome para a nova pasta. Use o mouse para determinar a pasta-pai na qual colocar a nova pasta. Clique em OK para sair da caixa de diálogo.

Para mover uma mensagem para uma pasta, selecione a mensagem. Clique o botão direito do mouse para abrir o menu de contexto. Selecione Move to Folder (Mover para Pasta) e, na caixa de diálogo exibida, a pasta de destino. Clique em OK para mover a mensagem. O cabeçalho da mensagem na pasta original é mostrado com uma linha atravessada, significando que a mensagem está marcada para ser apagada dessa pasta. A mensagem é armazenada na nova pasta. É possível copiar mensagens de maneira semelhante.

A transferência manual de diversas mensagens para pastas diferentes pode ser demorada. É possível usar filtros para automatizar esse procedimento.

2.2.6. Filtros

O Evolution oferece diversas opções para a filtragem de e-mails. É possível usar filtros a fim de mover uma mensagem para uma pasta específica ou para apagar uma mensagem. Também é possível mover mensagens diretamente para a lixeira com um filtro. Há duas opções para criar um novo filtro: criá-lo do zero ou com base em uma mensagem a ser filtrada. A última opção é útil para a filtragem de mensagens enviadas para uma lista de discussão.

2.2.6.1. Configurando um filtro

Selecione Tools+Filters (Ferramentas - Filtros). Essa caixa de diálogo relaciona os filtros existentes, que podem ser editados ou apagados. Clique em Add (Adicionar) para criar um novo filtro. Como alternativa, para criar um filtro com base em uma mensagem, selecione-a e, em seguida, selecione Tools+Create Filter from Message (Ferramentas - Criar Filtro a Partir de Mensagem).

Digite um nome para o novo filtro em Rule Name (Nome da Regra). Selecione os critérios a serem usados para o filtro. A opções são: remetente, destinatários, conta de origem, assunto, data e status. A caixa suspensa mostrando Contains (Contém) oferece várias opções, como contains (contém), is (é) e is not (não é). Selecione a condição adequada. Digite o texto pelo qual pesquisar. Clique em Add (Adicionar) para adicionar mais critérios de filtragem. Use Execute actions (Executar ações) para determinar se todos os critérios ou somente alguns devem ser atendidos para que o filtro seja aplicado.

Na parte inferior da janela, determine a ação a ser executada quando os critérios de filtragem forem atendidos. É possível, por exemplo, mover ou copiar as mensagens para uma pasta ou atribuir-lhes uma cor especial. Ao movê-las ou copiá-las, clique para selecionar a pasta de destino. Na lista de pastas exibida, selecione a pasta. Para criar uma nova pasta, clique em New (Nova). Clique em OK quando a pasta correta for selecionada. Ao terminar de criar o filtro, clique em OK.

2.2.6.2. Aplicando filtros

Os filtros são aplicados na ordem relacionada na caixa de diálogo acessada com Tools+Filters (Ferramentas - Filtros). Para mudar a ordem, realce um filtro e clique em Up (Para Cima) ou Down (Para Baixo). Ao terminar, clique em OK para fechar a caixa de diálogo de filtro.

Os filtros são aplicados a todas as novas mensagens de e-mail. Eles não são aplicados aos e-mails já contidos nas pastas. Para aplicar filtros às mensagens já recebidas, selecione as mensagens desejadas e, em seguida, Actions+Apply Filters (Ações - Aplicar Filtros).