18.4. Usando o Digikam

O Digikam é um programa do KDE para download de fotografias de câmeras digitais. Na primeira vez em que é executado, o Digikam pergunta onde o álbum de fotos deve ser armazenado. Se você digitar um diretório que já contém uma coleção de fotografias, o Digikam tratará cada subpasta como um álbum.

Na inicialização, o Digikam apresenta uma janela com duas seções: seus álbuns são exibidos à esquerda e as fotografias do álbum atual são exibidas à direita. Consulte a Figura 18.1, “Janela principal do Digikam” (↑Aplicativos).

Figura 18.1. Janela principal do Digikam

Janela principal do Digikam

18.4.1. Configurando a câmera

Para configurar uma câmera no Digikam, selecione Câmera+Adicionar Câmera. Primeiro, tente detectar automaticamente a câmera com a opção Detectar Automaticamente. Se isso não funcionar, percorra a lista e selecione seu modelo com Adicionar. Se seu modelo de câmera não estiver incluído na lista, use um modelo mais antigo ou use Câmeras com interfaces USB/IEEE. Confirme com OK.

18.4.2. Fazendo download de fotos da câmera

Após a correta configuração da câmera, conecte-se a ela com o menu Câmera e o nome atribuído na caixa de diálogo a partir da Seção 18.4.1, “Configurando a câmera” (↑Aplicativos). O Digikam abre uma janela, inicia o download de miniaturas e as exibe como na Figura 18.2, “Fazendo download de fotos da câmera” (↑Aplicativos). Clique o botão direito do mouse em uma imagem para abrir um menu pop-up com as opções para Ver, exibir algumas Propriedades ou Informações EXIF, Fazer Download ou Apagar a imagem. Em Avançado, selecione as opções de renomeação e como manipular as informações (EXIF) fornecidas pela câmera.

Figura 18.2. Fazendo download de fotos da câmera

Fazendo download de fotos da câmera

As opções de renomeação podem ser bastante práticas se a câmera não usar nomes de arquivo expressivos. Você pode deixar que o Digikam renomeie as fotografias automaticamente. Dê um prefixo exclusivo e, opcionalmente, uma data, horário ou número de seqüência. O Digikam faz o resto.

Selecione todas as fotografias para download na câmera pressionando o botão esquerdo do mouse ou clicando em cada fotografia com a tecla Ctrl pressionada. As fotografias selecionadas aparecerão com cores invertidas. Clique em Download (Fazer Download). Selecione o destino na lista ou crie um novo álbum com Novo Álbum. Essa opção sugere automaticamente um nome de arquivo com a data atual. Confirme com OK para iniciar o processo de download.

18.4.3. Obtendo informações

Não é difícil obter informações sobre a fotografia. Um breve resumo é exibido como uma dica de ferramenta quando você aponta o cursor do mouse para a miniatura. Para obter informações mais detalhadas, clique o botão direito do mouse na fotografia e selecione Propriedades no menu. Você verá uma caixa de diálogo com três guias: Geral, EXIF e Histograma.

A guia Geral relaciona nome, tipo, proprietário e outras informações básicas. A parte mais interessante é a guia EXIF. A câmera armazena alguns metadados para cada fotografia. O Digikam lê essas propriedades e as exibe nessa lista. Encontre o tempo de exposição, as dimensões em pixel etc. Para obter mais informações sobre a entrada selecionada na lista, pressione Shift-F1. É exibida uma pequena dica de ferramenta. A última guia, Histograma, exibe informações estatísticas.

18.4.4. Gerenciando álbuns

O Digikam insere uma pasta chamada Meus Álbuns por padrão, que coleta todas as suas fotografias. Essas fotografias podem posteriormente ser armazenadas em subpastas. Os álbuns podem ser classificados pelo layout de diretório, pelo nome da coleção definido nas propriedades do álbum ou pela data de criação dos álbuns (essa data também pode ser mudada nas propriedades de cada álbum).

Algumas possibilidades para criar um novo álbum:

  • Fazer o upload de novas fotografias da câmera

  • Criar um novo álbum clicando no botão Novo Álbum, na barra de ferramentas

  • Importar uma pasta de fotografias existente do disco rígido (selecione Álbum+Importar+Importar Pastas)

  • Clicar o botão direito do mouse em Meus Álbuns e selecionar Novo Álbum

Depois que você cria um álbum no modo que preferir, uma caixa de diálogo é exibida. Dê um título ao álbum. Opcionalmente, escolha uma coleção, insira comentários e selecione uma data para o álbum. Uma coleção é uma forma de organizar seus álbuns usando um rótulo comum. Esse rótulo é usado quando você seleciona Ver+Ordenar Álbuns+Por Coleção. O comentário é exibido no banner na parte superior da janela principal. A data do álbum é usada quando você seleciona Ver+Álbuns+Por Data.

O Digikam usa a primeira fotografia do álbum como o ícone de visualização na lista Meus Álbuns. Para selecionar outro ícone, clique o botão direito do mouse na respectiva fotografia e selecione Definir como Miniatura do Álbum no menu de contexto.

18.4.5. Gerenciando tags

Às vezes, o gerenciamento de uma grande quantidade de fotografias em diferentes álbuns pode ser uma tarefa complexa. Para organizar fotografias avulsas, o Digikam oferece o sistema Minha Tag.

Por exemplo, você fotografou seu amigo João em diferentes momentos e deseja coletar todas as imagens, independentemente do álbum onde estejam. Esse recurso permite que você encontre todas as fotografias com bastante facilidade. Primeiro, crie uma nova tag clicando em Minhas Tags+Pessoas. No menu de contexto, selecione Nova Tag. Na caixa de diálogo que aparece, digite João como título e, opcionalmente, defina um ícone. Confirme com OK.

Depois de criar a tag, atribua-a às imagens desejadas. Vá para cada álbum e selecione as respectivas fotografias. Clique o botão direito do mouse e escolha Atribuir Tag+Pessoas+João no menu exibido. Outra opção é arrastar as fotografias até o nome da tag em MinhasTags e soltá-las. Repita o procedimento com os outros álbuns conforme a necessidade. Para exibir todas as imagens, clique em Minhas Tags+Pessoas+João. Você pode atribuir mais de uma tag a cada fotografia.

A edição de tags e comentários pode ser tediosa. Para simplificar essa tarefa, clique o botão direito do mouse em uma fotografia e selecione Editar Comentários e Tags. Essa ação abre uma caixa de diálogo com uma visualização, um campo de comentários e uma lista de tags. Nessa caixa, você pode inserir todos os tags necessários e adicionar um comentário. Navegue no álbum usando Avançar e Voltar. Armazene suas mudanças com Aplicar e para sair use OK.

18.4.6. Exportando coleções de imagens

O Digikam oferece diversas opções de exportação úteis para o arquivamento e a publicação de coleções de imagens pessoais. Ele oferece arquivamento em CD ou DVD (com o aplicativo k3b), exportação em HTML e exportação para uma galeria remota.

Para gravar sua coleção de imagens em CD ou DVD, proceda da seguinte forma:

  1. Selecione Arquivo+Exportar+Arquivar em CD/DVD.

  2. Faça ajustes na caixa de diálogo Criar Arquivo de CD/DVD usando os diversos submenus. Em seguida, clique em OK para iniciar o processo de gravação.

    1. Seleção: Para determinar que parte da sua coleção deve ser arquivada, selecione álbuns e tags.

    2. Interface HTML: Decida se a coleção de imagens deve ficar acessível via interface HTML e se a funcionalidade de execução automática deve ser adicionada ao arquivo de CD/DVD. Defina um título para a seleção e as propriedades de imagem, fonte e segundo plano.

    3. Descritor do Volume de Mídia: Mude as configurações da descrição de volume se necessário.

    4. Gravação de Mídia: Ajuste as opções de gravação conforme necessário.

Para criar uma exportação em HTML da sua coleção de imagens, proceda da seguinte maneira:

  1. Selecione Arquivo+Exportar+Exportação HTML.

  2. Use os diversos submenus para ajustar as configurações em Criar Galerias de Imagens às suas necessidades. Ao terminar, clique em OK para iniciar a criação da galeria.

    1. Seleção: Para determinar que parte da sua coleção deve ser arquivada, selecione álbuns e tags.

    2. Aparência: Defina o título e a aparência da galeria HTML.

    3. Álbum: Determine a localização da galeria no disco, assim como o tamanho, a compactação e o formato das imagens, e a quantidade de metadados exibida na galeria resultante.

    4. Miniaturas: Assim como as imagens de destino, especifique o tamanho, a compactação e o tipo de arquivo das miniaturas usadas na navegação da galeria.

Para exportar a coleção para uma galeria de imagens externa na Internet, proceda da seguinte forma:

  1. Obtenha uma conta de um site externo que abrigue a galeria.

  2. Selecione Arquivo+Exportar+Exportar para Galeria Remota e forneça o URL, o nome de usuário e a senha do site externo quando for solicitado.

    O Digikam estabelece uma conexão com o site especificado e abre uma nova janela chamada Exportação de Galeria.

  3. Determine a localização do novo álbum no interior da galeria.

  4. Clique em Novo Álbum e forneça as informações solicitadas pelo Digikam.

  5. Para fazer o upload das imagens para o novo álbum, use Adicionar Fotos.

18.4.7. Ferramentas úteis

O Digikam oferece diversas ferramentas para simplificar algumas tarefas. Elas podem ser encontradas no menu Ferramentas. A seguir há uma pequena seleção das ferramentas disponíveis.

18.4.7.1. Criando um calendário

Se você quiser agradar alguém, um calendário personalizado pode ser um bom presente. Vá para Ferramentas+Criar Calendário para abrir um assistente como o da Figura 18.3, “Criando um modelo de calendário” (↑Aplicativos).

Personalize as configurações (tamanho do papel, posição da imagem, fonte etc.) e confirme com Próximo. Agora é possível digitar o ano e selecionar as imagens a serem usadas. Depois de clicar em Próximo novamente, você verá um resumo. O último botão Próximo abre a caixa de diálogo da Impressora KDE. Nessa caixa, você pode escolher visualizar o calendário, gravá-lo no formato PDF ou imprimi-lo.

Figura 18.3. Criando um modelo de calendário

Criando um modelo de calendário

18.4.7.2. Procurando fotografias duplicadas

Às vezes, você tira várias fotos de cenas semelhantes e deseja manter apenas as melhores. Essa é a tarefa perfeita para o plug-in Procurar Duplicata.

Vá para Ferramentas+Procurar Imagens Duplicadas. Selecione os álbuns ou tags a serem usados. Em Método e Cache, escolha o método de pesquisa: mais preciso ou mais rápido. Depois que você confirma com OK, o Digikam prossegue com a investigação.

Se encontrar duplicatas, ele exibirá o resultado em uma janela semelhante à Figura 18.4, “Resultados da busca” (↑Aplicativos). Para selecionar as imagens a serem apagadas, ative as caixas de seleção desejadas e clique em Apagar. Para sair da janela, clique em Fechar.

Figura 18.4. Resultados da busca

Resultados da busca

18.4.7.3. Processos em lote

O Digikam também oferece alguns processos em lote que realizam uma tarefa específica em diversos arquivos. Essas tarefas podem ser renomeações, conversões, redimensionamentos e muitas outras. Esses processos estão localizados em Ferramentas+Processos em Lote.

18.4.8. Visualização e edição básica de imagens com o Digikam

O Digikam vem com seu próprio programa enxuto de visualização e edição de imagens. Ele abre automaticamente quando você clica duas vezes na miniatura de uma imagem.

Use essa ferramenta para fazer edições básicas nas imagens recém-baixadas da sua câmera. Você pode cortar, girar ou inverter a imagem, fazer ajustes básicos de cor, aplicar diversos filtros coloridos (por exemplo, exportar uma imagem colorida para preto e branco) e reduzir com eficiência olhos vermelhos em retratos.

Os menus mais importantes são:

Imagem

Use Editar Comentários e Tags para digitar comentários para uma determinada imagem e para atribuir uma tag (categoria) a essa imagem. Propriedades abre uma janela com três guias contendo informações gerais, informações EXIF e o histograma da imagem.

Corrigir

Esse menu contém algumas das funções de edição mais necessárias na fotografia digital. Cores conduz a um submenu onde você pode modificar todas as configurações básicas de cor. Também é possível aumentar ou reduzir a nitidez da imagem inteira ou de uma parte selecionada da imagem. Para reduzir o efeito de olhos vermelhos em um retrato, faça uma seleção preliminar da região do olho clicando e segurando o ponteiro esquerdo do mouse. Expanda gradualmente a seleção, escolha Redução de Olho Vermelho e selecione redução fraca ou forte dependendo da seleção feita (a área inteira ou apenas os olhos).

Transformar

O menu Transformar oferece as funções de corte, giro, inversão e redimensionamento. Você também pode usar a opção Corte de Proporção para produzir cortes com uma proporção fixa.

Filtros

Se você precisar transformar suas fotos coloridas em fotos em preto e branco e desejar dar um aspecto de envelhecimento a elas, verifique o menu Filtros e escolha uma entre as diversas opções de exportação.

Uma descrição mais detalhada dessa ferramenta pode ser encontrada na ajuda online do Digikam em Editor de Imagens digiKam, que pode ser acessado por meio do botão Ajuda na barra de menus do Digikam.

[Tip]Processamento avançado de imagens

A edição profissional de imagens pode ser feita com o GIMP. Mais informações sobre o GIMP podem ser encontradas no Capítulo 19, Manipulando gráficos com o GIMP (↑Aplicativos).