1.5. Monitorando o processo de instalação

Há várias opções para monitorar o processo de instalação remotamente. Se as opções de inicialização adequadas tiverem sido especificadas ao inicializar para instalação, VNC ou SSH podem ser usados para controlar a instalação e a configuração do sistema a partir de uma estação de trabalho remota.

1.5.1. Instalação VNC

Usando um software visualizador VNC, você pode controlar remotamente a instalação do SUSE Linux de virtualmente qualquer sistema operacional. Esta seção apresenta a configuração usando um visualizador VNC ou um browser da Web.

1.5.1.1. Preparando para instalação VNC

Tudo o que você precisa fazer no destino da instalação para preparar uma instalação VNC é fornecer as opções de inicialização adequadas na inicialização inicial para instalação (consulte a Seção 1.4.3, “Usando opções de inicialização personalizadas”). O sistema de destino inicializa em um ambiente baseado em texto e espera que um cliente VNC conecte-se ao programa de instalação.

O programa de instalação anuncia o endereço IP e exibe o número necessário para conexão para a instalação. Se você tiver acesso físico ao sistema de destino, essas informações são fornecidas logo depois do sistema ser inicializado para instalação. Digite esses dados quando eles forem solicitados pelo software cliente VNC e forneça a sua senha VNC.

Como o destino da instalação anuncia a si mesmo por OpenSLP, você pode recuperar a informação do endereço do destino da instalação com um browser SLP sem a necessidade de qualquer contato físico com a instalação em si, desde que a sua configuração de rede e todas as máquinas tenham suporte a OpenSLP:

  1. Inicie o arquivo KDE e o browser da Web Konqueror.

  2. Digite service://yast.installation.suse na barra de localização.

    O sistema de destino aparece como um ícone na tela do Konqueror. Clicar neste ícone inicia o visualizador VNC do KDE no qual executar a instalação. Outra alternativa é executar o seu software visualizador VNC com o endereço IP fornecido e adicionar :1 no final do endereço IP para exibir a instalação que está sendo executada.

1.5.1.2. Conectando-se ao programa de instalação

Basicamente, há duas maneiras de se conectar a um servidor VNC (o destino de instalação, neste caso). Você pode iniciar um visualizador VNC independente em qualquer sistema operacional ou conectar-se usando um browser da Web habilitado para Java.

Com o VNC, é possível controlar a instalação de um sistema Linux de qualquer outro sistema operacional, incluindo outras variedades do Linux, Windows ou Mac OS.

Em uma máquina Linux, verifique se o pacote tightvnc está instalado. Em uma máquina Windows, instale a porta Windows deste aplicativo, que pode ser obtida na home page do TightVNC (http://www.tightvnc.com/download.html).

Para conectar-se ao programa de instalação executado na máquina de destino, proceda da seguinte maneira:

  1. Inicie o visualizador VNC.

  2. Digite o endereço IP e o número de exibição do destino de instalação como fornecidos pelo browser SLP ou pelo próprio programa de instalação:

     endereço_ip:número_exibição 

    Uma janela é aberta na área de trabalho, mostrando as telas do YaST como em uma instalação local normal.

Ao usar um browser da Web para conectar-se ao programa de instalação, você fica totalmente independente de qualquer software VNC ou do sistema operacional subjacente. Visto que o aplicativo browser tenha o suporte Java habilitado, você pode usar qualquer browser (Firefox, Internet Explorer, Konqueror, Opera etc.) para executar a instalação do sistema Linux.

Para executar uma instalação VCN, proceda da seguinte maneira:

  1. Inicie o seu browser da Web favorito.

  2. Digite o seguinte no prompt de endereço:

    http://endereço_ip_de_destino:5801
  3. Digite sua senha VNC quando solicitado. A janela do browser agora exibe as telas do YaST como em uma instalação local normal.

1.5.2. Instalação SSH

Com o SSH, você pode controlar remotamente a instalação da sua máquina Linux usando qualquer software cliente SSH.

1.5.2.1. Preparando para instalação SSH

Além de instalar o pacote de software adequado (OpenSSH para Linux e PuTTY para Windows), você só precisa passar as opções de inicialização adequadas para habilitar o SSH para instalação. Consulte a Seção 1.4.3, “Usando opções de inicialização personalizadas” para obter detalhes. O OpenSSH é instalado por padrão em qualquer sistema operacional baseado no SUSE Linux.

1.5.2.2. Conectando-se ao programa de instalação

  1. Recupere o endereço IP do destino da instalação.

    Se você tiver acesso físico à máquina de destino, basta usar o endereço IP fornecido pelas rotinas de instalação no console após a primeira inicialização. Caso contrário, use o endereço IP que foi atribuído a este host específico na configuração de servidor DHCP.

  2. Em uma linha de comando, digite o seguinte comando:

     ssh -X root@endereço_ip_do_destino

    Substitua endereço_ip_do_destino pelo endereço IP real do destino de instalação.

  3. Quando for solicitado um nome de usuário, digite root.

  4. Quando for solicitada uma senha, digite a senha que foi definida pela opção de inicialização do SSH.

    Depois que você autenticar com êxito, será exibido um prompt de linha de comando para o destino da instalação.

  5. Digite yast para iniciar o programa de instalação.

    Uma janela é aberta mostrando as telas normais do YaST como descrito no Capítulo 1, Instalação com o YaST (↑Inicialização).